7 alimentos que você deve comprar (ou fazer) se está de dieta, mas sem dinheiro!

Olá pessoal!

Você está fazendo uma dieta para emagrecer, mas não está em sua melhor fase financeira? Não tem problema! Aqui damos um jeito em tudo. Você pode comer bem sim e obter ótimos resultados na perda de peso mesmo sem ter muito dinheiro para gastar nestes produtos “carérrimos” e que muitos julgam indispensável para fazer dieta. Você não precisa de mil suplementos, produtos sem glúten, sem lactose, sem sódio, sem nada, para ter uma boa saúde. Quando fazemos um plano alimentar para uma pessoa, temos que levar em conta o quanto ela está disposta a gastar para que tenha sucesso no tratamento nutricional. Não adianta! Se eu passar uma dieta cara para uma pessoa que não pode “bancar” aquele custo, isso se torna MUITO desmotivante e já é um bom motivo para pessoa jogar tudo para o alto e voltar aos velhos hábitos alimentares. Afinal, um pacote de biscoito cheio de gordura trans pode ser bem mais barato que um biscoito integral (mas integral DE VERDADE, e não “falso” integral). Infelizmente esta é nossa realidade aqui no Brasil. Temos muitos produtos ótimos e que todos deveriam ter em sua despensa. Mas com os impostos absurdos, fica difícil! Aqui vai uma dica para você guardar para a VIDA: os melhores alimentos são os alimentos REAIS. Pergunte-se antes de comer algo: isso dá em árvore? Dá na terra? Ah, então é bom! Outra coisa pessoal: comprar alimentos de verdade em feiras (dependendo da feira) não fica caro mesmo! E mais uma coisa: quando eu vou comprar algo e acho tremendamente caro, mas acho que vale a pena para a minha saúde, compro mesmo! Penso que é um investimento… Afinal, pagamos caro em tantas coisas sem reclamar, que investir dinheiro em minha saúde é o melhor que posso fazer por mim. Mas vamos aos produtos que você deve comprar para manter sua saúde em dia e são bem em conta!

1. Atum em conserva

Nada mais coringa na cozinha como o velho e bom atum em lata. Mas atenção: nada de atum em óleo! Escolha a versão light, em que o atum é conservado na água (bem mais leve!). Ele é um alimento MARAVILHOSO para quem se preocupa com boa alimentação, quer praticidade e não está com muito dinheiro para gastar. Não possui carboidratos, pouca gordura e MUITA proteína. O atum contém selênio, é uma boa fonte de proteína magra, possui vitamina B12 e vitamina D, que precisa do sol para ser ativada. Chegou em casa e está com preguiça até de pensar no que vai comer? Sem problemas! Faz aquela saladona, joga o atum por cima e pronto. Jantar light, nutritivo e baratinho.

Atum em conserva

2. Ovos

Os ovos também são uma fonte de proteína excelente e te ajudarão a construir novos músculos, além de melhorar a memória, a visão, os cabelos, as unhas… Eles são fontes de ácidos graxos essenciais, como o ômega-3, com sua ação anti-inflamatória, colina, vitamina D e vitamina B12, que seu metabolismo utiliza para transformar a gordura em fonte de energia, em vez de armazena-la. Se você puder, escolha ovos orgânicos. Isso é investir em sua saúde. Muitos estudos mostram que comer um ovo cozido pela manhã pode ajudar (e muito!) no emagrecimento (e são bem baratinhos… Ufa!).

Ovos

3. Folhas verdes (alface, rúcula, agrião, espinafre, couve, escarola…)

Você já deve estar cansado (a) de saber da importância das verduras em nossa dieta, não só para emagrecer, mas para manter a saúde em dia. E isso você compra sem pesar no orçamento. Eles fornecem uma série de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, além das fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo. Na dúvida, compre o alface que não tem erro! Se você não tem o costume de comer salada, mas está disposto (a) a adotar este hábito, pique a alface em pedaços bem pequenos (com as mãos e não com a faca) e jogue o molho de sua preferência, sem se preocupar muito com calorias. Quando isso se tornar um hábito, você pode se preocupar com o que tempera. Mas está é outra fase…

Alface

4. Aveia

A aveia não é um alimento muito caro e é muito benéfica a sua saúde. Se você não gostou nada da ideia do ovo cozido pela manhã, já pensou em um delicioso mingau de aveia (em dias frios então… hummm…)? A aveia contém beta-glucanas, carboidratos não-digeríveis que ajudam seu corpo a queimar gordura, em vez de armazena-la. Possui menos amidos que outros grãos e possui uma grande quantidade de fibras, que auxiliam na redução do colesterol LDL e controle dos níveis de açúcar no sangue.

Mingau de aveia

5. Aipo

O aipo é uma ótima opção para você que quer emagrecer sem gastar horrores no mercado. Uma boa alternativa ao aspargo, que está com o preço nas alturas. O aipo é mais barato, reprime sua vontade de comer doce e dura um tempo considerável na geladeira. É rico em água e fibras, que dão aquela sensação de saciedade. É um excelente diurético, muito indicado para pessoas que sofrem com retenção de líquidos.

Aipo

6. Leite de amêndoas

Calma! Não vou falar para você comprar o leite de amêndoas (que está custando cerca de 24 reais no mercado!!!!). Você pode fazer seu próprio leite. E não vá achando que é a coisa mais difícil do mundo, porque a receita é bem simples.  Esse leite vegetal é uma ótima opção para quem apresenta intolerância ao leite de vaca, mas que fique claro: não possui o mesmo teor de nutrientes. Como assim? Não é um leite rico em proteína como o leite de vaca, ok? Não vá achando que ao consumir leite de amêndoas você estará consumindo um alimento rico em proteína e que estará substituindo o leite de vaca “nutricionalmente” falando. Este leite é rico em magnésio, vitamina B12, vitamina D, essenciais para um metabolismo saudável. Use-o com cereais, em receitas, smoothies, etc.

Leite de amêndoas

Receita

Você vai precisar de:

– 1 xícara de amêndoas cruas

– 8 copos de água filtrada (2 copos você usará para deixar as amêndoas de molho e o restante no preparo do leite)

– 1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional, mas fica bom demais!)

Como fazer?

Deixe as amêndoas de molho em 2 copos de água por, no mínimo, 12 horas. Depois, escorra as amêndoas e coloque no liquidificador. Coloque os 6 copos de água e a baunilha. Bata bem por cerca de 2 minutos. Depois, coe utilizando um pano de prato LIMPO, coador de café feito de pano ou panela furada. Esprema bem até extrair todo o líquido e coloque em uma garrafa de vidro. O leite dura uns 4 ou 5 dias na geladeira e fica bom demais, viu gente?! Ah, outra coisa: a polpa da amêndoa que ficar no pano de prato você pode utilizar em outras receitas, tá? Bolos, tortas, barra de cereal caseira… Enfim, vai da imaginação!

7. Iogurte natural

Iogurte natural

Ok. Muitos iogurtes são bem caros, mas tenha uma coisa em mente: quanto mais básico e menos ingredientes tiver um iogurte, melhor para sua saúde. É um excelente alimento, embora muitas pessoas sintam desconforto ao consumi-lo (isso vai de cada organismo). O iogurte natural é mais barato, mantém sua saciedade (principalmente quando combinado a uma fonte de carboidrato, como por exemplo, frutas), além de auxiliar o bom funcionamento do intestino. Se quiser fazer seu próprio iogurte, ótimo! Aqui vai a receita:

Você vai precisar de: 2 litros de leite (de preferência tipo A. Se sente algum desconforto quando consome lactose, o açúcar natural do leite, pode usar o leite 0% lactose, ok?) e 2 potes de iogurte natural.

Como fazer?

Coloque o leite em uma panela até ferver. Desligue o fogo e espere esfriar. Para saber o ponto, sem a necessidade de um termômetro, espere esfriar até colocar seu dedo no leite e deixar por 10 segundos sem queima-lo. Muito bem, quando estiver na temperatura ideal (que é essa que acabei de falar!), acrescente o iogurte natural na panela e misture bem. Amarre a tampa da panela com um pano de prato (“embrulhe” a panela) e coloque em um local bem fechado (pode ser no forno mesmo), e deixa lá por 12 horas, sem abrir! Depois desse tempo, coloque o pano de prato em cima de um escorredor de macarrão e despeje o iogurte e deixa escorrer o soro, até ficar no pronto que você desejar.

Pessoal, viram como vocês podem tirar proveito dos alimentos sem gastar muito? Se você é vegetariano, as leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha e soja são bons substitutos para o atum e os ovos, então sinta-se livre para improvisar um pouco, se precisar. Espero que gostem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Ricardo da Conceição - 12 de julho de 2014  0:14 Responder

    Dra. Giovana, boa noite.
    Procurei e não achei sua conta no twitter, caso tenha encaminhe por favor. Prefiro este aplicativo ao facebook.
    Obrigado.

    • por giovana - 14 de julho de 2014  16:39 Responder

      Oi Ricardo! Infelizmente não tenho twitter.. =( Super beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.