6 dicas para não ganhar peso na quarentena

Olá pessoal!

A pandemia de COVID-19, o Corona vírus, repleta grandes de incertezas, trouxe com ela a quarentena e uma enorme ansiedade.

A comida, principalmente as mais açucaradas e gordurosas, traz prazer imediato e acalma por um momento. Mas fazer isso por vários dias, sem se exercitar, pode levar ao ganho de peso.

Comendo emoções

O “comer emocional” está mais em alta do que nunca, e não é a toa.

Ficar em casa sem saber até quando isso vai durar, sem a possibilidade de ir para rua no momento que quiser gera uma ansiedade absurda e… Tédio.

Usar a comida para aplacar, pelo menos por alguns momentos, a ansiedade e o tédio é comum (não pense que acontece só com você), ainda mais em uma situação como essas que estamos vivendo.

Por isso, não se cobre tanto ou não se culpe neste período. Seja generoso consigo acima de tudo. Porém, é preciso tomar cuidado para que os excessos não te prejudiquem, física e mentalmente.

Dicas de como manter o peso em plena quarentena

Academia fechada, Netflix o dia todo, ansiedade…. O combo perfeito para o ganho de peso.

Há como driblar essa situação e eu vou te dizer como!

1) Tenha um plano alimentar e mantenha os horários das refeições

Refeição preparação café da manhã almoço jantar salada de salmão panquecas frutas

Ficar em casa o dia todo faz com que a gente visitar a cozinha mais vezes por dia (ainda mais depois de ligar a televisão e ver as notícias), por isso recomendo que você tenha um plano alimentar (até para organizar a ida ao mercado). Saber O QUE vai comer e a quantidade média de cada refeição, te ajudará em vários sentidos nesse período.

Mantenha o horários das refeições para que não fique beliscando o dia todo. Estabeleça uma rotina para que a quarentena não bagunce o funcionamento do seu corpo.

2) Faça suas refeições na sala de jantar ou cozinha

mulher sozinha na cozinha, olhando para o telefone enquanto vem

O lugar em que você faz suas refeições também influencia o seu comportamento alimentar. Comer na sala, em frente a televisão, pode te estimular a fazer isso toda a vez que estiver nesse local.

Faça sua refeição, retire o prato, levante-se e vá para outro cômodo da casa.

3) Inclua alimentos que proporcionarão bastante saciedade em suas refeições principais

Se sua refeição for pobre em nutrientes você terá fome o dia todo e por comer mais vezes ao dia os alimentos calóricos estocados, com certeza ganhará peso no final desse período.

Certifique-se de incluir alimentos ricos em proteínas (incluindo carnes magras, frango, peixe, ovos, tofu), fibras (frutas, verduras e legumes) e gorduras saudáveis (como azeite, castanhas, nozes, sementes, abacate, óleo de coco) em sua dieta nesse período.

Se ficar satisfeito nas principais refeições, é menos provável que você procure alimentos calóricos e com baixo teor de nutrientes em horários aleatórios.

4) Faça lanches inteligentes

Em movimento lanches saudáveis

Ás vezes é preciso fazer um lanchinho naqueles momentos de tédio, e está tudo bem. Mas existem maneiras de se deliciar com um lanche sem prejudicar sua saúde.

Separe seus lanches em potes individuais, em porção única. Assim você não corre o risco de exagerar. Faça um mix com castanhas e frutas secas, separe em potinhos e quando pintar aquela vontade de beliscar, pegue um.

Não há problema comer guloseimas uma vez ou outra, mas agora que está com tempo, que tal não se aventurar um pouco na cozinha também? Panqueca de banana com aveia é uma boa opção!

5) Faça algo que gosta quando der vontade de comer fora de hora

Homem ouvindo música com fones de ouvido

Ser forçado a ficar dentro de casa pode provocar sentimentos de inquietação e tédio que podem levar a uma alimentação “desnecessária”, já que você não está com fome.

Então, qual a melhor maneira de aproveitar o tempo livre nesse momento é fazer aquilo que você gosta, mas não tem tempo na rotina corrida. Vale qualquer coisa, menos ver televisão, caso isso seja um gatilho para a comida.

6) Tome um líquido quente e tente dormir bem, no horário certo

Nos momentos de desespero por comida, reflita por um instante. Pare, respire e sinta seu corpo. Você realmente está com fome? Sente seu estômago vazio?

Se for apenas ansiedade, tome um chá, café ou até uma sopa. O líquido na temperatura quente conforta e proporciona sensação de saciedade.

Analise se está dormindo bem. Manter 8 horas de sono por noite, e dormir profundamente nesse período, é essencial para equilibrar os hormônios que regulam nosso apetite ao longo do dia.

Espero que essas dicas te ajudem a não engordar nesse período de quarentena. Estamos juntos!

 

 

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.