5 truques para um churrasco mais saudável

Olá pessoal!

O final de semana está aí e com ele já vem aquele cheirinho de… CHURRASCO!

Primeiro preciso falar novamente algumas coisas. A maioria das pessoas vive insatisfeita com o corpo e com a saúde porque acreditam que para se manter em forma precisam “abolir” certas coisas da vida “de uma vez por todas”. Esse é o principal “erro” cometido por muitos.

A partir do momento que você pensa “Hoje é o último dia que comerei churrasco, depois ficarei um bom tempo sem”, está criando uma dificuldade que logo é transformada em ANSIEDADE. Seu cérebro entende o “não poder” como “eu quero”. Nesse momento é que começa o desequilíbrio… A dieta vira algo “penoso”, desagradável e impossível de se levar por muito tempo.

Quando uso a palavra “dieta” estou me referindo a alimentação da pessoa. Tem gente que tem uma dieta cheia de fast-food, mas é a DIETA dessa pessoa. Muitos confundem o termo “dieta” com “regime”, duas coisas completamente diferentes. Enquanto você pensar que fazer dieta ou “ser saudável” é uma fase ou um período de sua vida e que logo voltará a antigos hábitos, não conseguirá estabelecer uma boa relação com os alimentos. Não existe “isso pode”, “isso não pode”… Existe uma quantidade adequada para cada pessoa, de acordo com gênero, idade, peso, nível de atividade, etc. Falei TUDO isso para dizer que o churrasco está liberado SIM, ainda mais com esses truques que vou ensinar para deixa-lo mais light. Acompanhe!

#TRUQUE 1

Para tirar um pouco de gordura da linguiça, ferva-a por 20 minutos e escorra antes de levar para a grelha.

# TRUQUE 2

Para que carnes magras como o filé mignon, alcatra, contrafilé e fraldinha, por exemplo, fiquem macias, faça o seguinte: sele a carne em uma superfície bem quente, como uma chapa ou mesmo a panela. Dessa forma, os líquidos naturais da carne, que é justamente o que garante sua maciez, são preservados. Vale lembrar que durante esse processo você não deve espetar a carne com garfo ou faca, já que esse suco da carne (responsável pela maciez) sairá pelos cortes.

# TRUQUE 3

Temperos como alho, alecrim e sal grosso são indispensáveis para um bom churrasco. Capriche nas ervas de sua preferência para não utilizar tanto sal, certo? Durante o processo de cozimento da carne, regue com um molho feito com ervas naturais e limão para garantir sua umidade.

# TRUQUE 4

Cuidado com o ponto da carne. Ao utilizar a grelha, não deixe os filés torrarem demais. Aquela crosta queimada que se forma é cheia de substâncias nocivas ao nosso organismo.

# TRUQUE 5

Quanto aos acompanhamentos, aproveite que está na grelha e faça alguns vegetais para acompanhar seu churrasco (assim nem os vegetarianos ficarão de fora do seu churrasco!). Berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura, tomate são alguns exemplos de vegetais que ficam deliciosos grelhados! Para os vegetarianos, vale hambúrguer de quinua e tofu grelhado também…

   

Pessoal, o vilão é o excesso! Viva, coma, seja feliz…. Tudo com consciência, claro!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.