5 motivos para incluir espirulina em sua vida

Olá pessoal!

Já ouviu falar na espirulina? Hoje você saber tudo a respeito desse super alimento que pode beneficiar muito sua saúde! Depois te darei 5 motivos para incluir esse suplemento em sua vida.

Afinal, o que é espirulina?

A espirulina ou spirulina é uma microalga consumida há séculos devido ao seu alto valor nutricional e supostos benefícios para a saúde. Digo “supostos” porque ainda não há comprovação científica, mas quem usa sente diferença.

O nome “espirulina” soa muito melhor que “espuma da lagoa”, mas é o que esse suplemento realmente é: um tipo de alga verde-azulada que cresce naturalmente sobre oceanos e lagos de água salgada em climas subtropicais.

Já foi classificada como uma planta por causa de sua riqueza em pigmentos vegetais e sua capacidade de fotossíntese, mas uma nova compreensão de sua genética, fisiologia e propriedades bioquímicas levou cientistas a classificarem como bactéria, mais precisamente uma cianobactéria.

Como tomar espirulina?

Trata-se de um suplemento encontrado em pó, cápsulas ou tabletes prensados a frio.

Quando usada em pó, pode-se misturar em sucos e vitaminas. É preciso tomar cuidado ao escolher a marca do suplemento e vou te explicar o motivo.

Hoje em dia sabemos que tem muita gente querendo ganhar dinheiro as custas da saúde dos outros, e infelizmente o ser humano é imediatista. Por esse motivo, muitas pessoas caem em verdadeiras ciladas esperando um milagre em forma de cápsula. Não é assim que funciona.

Como a espirulina é uma cianobactéria, pode ser contaminada por toxinas produzidas a partir de algumas algas se cultivada em condições inseguras. Quando ingeridas podem causar muitos danos a saúde, como náuseas, vômitos, sede, fraqueza, batimentos cardíacos acelerados e problemas no fígado. É como se você envenenasse seu corpo, entende? A espirulina contaminada pode ser especialmente perigosa para crianças, por isso é preciso saber a procedência do produto para garantir que isso não aconteça.

Quem NÃO deve tomar espirulina?

  1. Pessoas com certas condições auto-imunes devem evitar suplementos de espirulina. Como favorece muito o sistema imunológico, esse suplemento pode agravar os sintomas da esclerose múltipla, lúpus, artrite reumatóide e outras condições ligadas ao sistema imunológico hiperativo. Pela mesma razão, a espirulina pode enfraquecer o efeito dos imunosupressores, frequentemente prescritos para tratar doenças autoimunes e evitar que o corpo rejeite transplante de órgãos.
  2. A espirulina também pode interferir com fármacos que retardam a coagulação sanguínea, incluindo anticoagulantes como a varfarina, bem como analgésicos antiinflamatórios não-esteróides.
  3. Mulheres grávidas ou que estão amamentando também devem evitar a espirulina, uma vez que faltam estudos que garantam a segurança desse grupo.
  4. É contra-indicada para pessoas com fenilcetonúria, pois possui um aminoácido chamado fenilalanina que quem apresenta essa condição não consegue metabolizar.

Resumindo: antes de tomar qualquer coisa, procure orientação profissional. Tudo interage em nosso corpo e mesmo coisas naturais podem não fazer bem em algumas condições.

5 motivos para incluir a espirulina em sua rotina

A maioria dos estudos com espirulina que foram conduzidos até hoje foram feitos em animais ou em quantidades pequenas de humanos, portanto mais pesquisas são necessárias antes que qualquer alegação de saúde relacionada a espirulina possa ser confirmada. MAS, esses são os supostos benefícios pesquisados até o presente momento.

Vou falar sobre minha experiência no consultório: tenho ótimos resultados com a suplementação de espirulina. Gosto muito! Também tomo… E tive ótimos resultados. A seguir, 5 motivos para você inclui-la em sua rotina!

Motivo 1: diminui os níveis de glicose no sangue

Em 2017 foi publicado um artigo que demonstrou que a espirulina ajudou no controle da glicemia de ratos diabéticos. Os pesquisadores sugeriram que se isso for realmente comprovado, pacientes com diabetes tipo 1 poderão se beneficiar dessa suplementação. A teoria foi apoiada por outro estudo publicado no Journal of Medicinal Food, em que 25 pacientes com diabetes tipo 2 suplementaram 2 gramas de espirulina por dia durante 2 meses. Os resultados foram positivos: além de controlar os níveis de açúcar no sangue, melhoraram o colesterol.

Motivo 2: previne doenças cardiovasculares

Um estudo de 2010 (feito em coelhos), demonstrou que a espirulina tinha efeitos antiaterogênicos, ou seja, reduzia o acúmulo de placas dentro das paredes arteriais, mesmo quando alimentados com uma dieta rica em colesterol. Dessa forma, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Motivo 3: ajuda no tratamento da anemia

Um estudo feito com 40 idosos anêmicos demonstrou que a suplementação com espirulina ajudou a melhorar os níveis de hemoglobina nos glóbulos vermelhos por ser uma excelente fonte vegana de ferro.

Motivo 4: aumenta disposição e melhora desempenho físico

A espirulina é muito conhecida como um superalimento pela quantidade de nutrientes que fornece ao organismo. É repleta de vitaminas e minerais, como vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, zinco e selênio. Rica em proteína, fornece quase 3 gramas desse macronutriente em apenas 1 colher de chá, por isso dá energia e melhora o desempenho durante atividades físicas.

Motivo 5:tem efeito anti-inflamatório

A espirulina possui um fitonutriente conhecido como ficocianina responsável por sua cor azul-esverdeada. Essa substância parece proporcionar muitos benefícios a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, proteção contra estresse oxidativo (que faz com que as células do corpo adoeçam) e qualidades neuroprotetoras (isso quer dizer que protege seu cérebro de doenças, como Parkinson e Alzheimer).

É isso, pessoal. A natureza oferece coisas maravilhosas para a saúde, mas é preciso saber fazer bom uso para que a gente não prejudique a saúde querendo melhorar. Procure ajuda de um profissional especializado para não correr riscos. Estou aqui para te ajudar!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

3 Comentários

  1. por Roberto Mattar Pires - 18 de junho de 2018  20:26 Responder

    Olá..lendo artigos sobre couve e vit.C
    Juntos não seria de bom...separa-los no setor evitando um pouco a absorcao do ferro tem haver ou Nem Tanto..? Obrigado.

  2. por Chayane - 20 de junho de 2018  17:10 Responder

    Olá Giovana, tem algum laboratório que você indicaria? OU onde encontrar Espirulina de boa procedência?

    • por Giovana Morbi - 21 de junho de 2018  16:48 Responder

      Olá Chay!

      Gosto muito da Ocean Drop (pode até usar meu código para desconto: nutri10) e da Pura Vida.

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.