5 bons alimentos para diabéticos

Olá pessoal!

Você é diabético (a)? Tipo 1 ou 2?

Eu sou diabética tipo 1 desde os meus 7 anos. Sou tão apaixonada e encantada pelos alimentos porque aprendi ao longo da minha vida que não adiantava “lutar” contra mim mesma…Para viver bem, feliz, com qualidade de vida era preciso usar o poder da alimentação a meu favor (e não contra mim)!

Vou te contar uma coisa: funcionou! Hoje tenho uma boa saúde, sou feliz e não tenho restrições com minha alimentação. Claro que me alimento bem, faço exercícios físicos e tudo mais, mas não vivo com paranoias, medos ou angústias por conta disso. Acho que tudo que tento passar aqui para vocês com meus textos é fruto da minha experiência de vida, sabe?

Espero que eu possa ajudar cada vez mais pessoas na busca pelo equilíbrio e, acima de tudo, qualidade de vida! Essa é a chave para a VERDADEIRA saúde. Sem radicalismos, sem paranoias.

Bom, chega de papo, né? Vamos ao que interessa! Veja a lista com 5 alimentos que podem te ajudar a controlar a glicemia (além de serem nutritivos, ricos em fibras e auxiliarem no controle do colesterol e processos de emagrecimento)!

Observação: não consuma um alimento achando que ele fará um milagre. Nenhum alimento tem o poder de tratar ou prevenir algo de forma isolada. Tudo vai depender do seu estilo de vida de uma forma geral (o que você come durante o dia, seu nível de atividade, nível de estresse, etc.). Mas lembre-se: use sempre a alimentação a seu favor e não contra você… Não se sabote!

CANELA

A canela possui uma substância que  ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Como a insulina é o hormônio que transforma o excesso de açúcar em gordura, menos insulina significa menor ganho de peso. Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue, a canela tem a capacidade de retardar o esvaziamento do estômago. Isso significa que você manterá a saciedade por mais tempo.

Se você é diabético ou quer controlar o desejo por comida, acrescente 1 colher de chá de canela em pó por dia nos cereais, iogurte, frutas ou em receitas doces. Você pode até mexer o café com uma canela em pau! Além de ficar charmoso, ajuda a manter os níveis de glicose depois da refeição.

QUIABO

Cada organismo reage aos alimentos de uma maneira, mas muitos diabéticos (inclusive eu) relatam que depois de consumir quiabo notam queda nas taxas de açúcar do sangue horas depois. Não é milagroso… Também vai depender dos outros alimentos que você ingerir na refeição, certo? Mas se sua refeição estiver bem equilibrada (e com os medicamentos bem dosados), o quiabo com certeza pode ajudar, por ser muito rico em fibras.

Além disso fornece muitas vitaminas ao corpo e parece ter a capacidade de reduzir os níveis de colesterol, melhorar a visão, proteger o coração de doenças, ajudar a controlar a pressão arterial, fortalecer os ossos e favorecer nossa imunidade. Espero que você goste de quiabo! Mas se não gostar, tudo bem, afinal o quiabo é “ame ou odeie” (amo o que a minha mãe faz!)… Você tem outras opções. Vamos ao próximo alimento!

AVEIA

Seu índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que o açúcar é absorvido, é baixo e por isso é um alimento recomendado para dietas de emagrecimento, pessoas com resistência à insulina e diabéticos.

A aveia é rica em um tipo de fibra solúvel que ajuda a baixar o LDL, mais conhecido como “colesterol ruim” sem afetar o HDL, mais conhecido como o “bom colesterol”, além de manter o bom funcionamento do sistema circulatório e prevenir ataques cardíacos.

FARINHA DE CASCA DE MARACUJÁ

A farinha feita com a casca do maracujá é rica em um tipo de fibra que tem um efeito muito positivo no controle da glicemia e assim ajuda no tratamento do diabetes. Além disso, a pectina (fibra) retarda o esvaziamento gástrico, isso quer dizer que os alimentos ficam por mais tempo no seu estômago e assim você mantém seu apetite controlado.

Para fazer a farinha em casa é simples. Você precisa de 3 ou 4 maracujás. Retire a parte branca da casca. Depois leve essas cascas ao forno até que fiquem bem secas e fáceis de quebrar. Bata no liquidificador até ficar na consistência de farinha e guarde em um recipiente hermeticamente fechado, em um local seco, sem umidade, certo? Se não quiser fazer, você encontra pronta em lojas de produtos naturais.

Use sua criatividade e utilizar essa farinha em receitas ou acrescenta-la em sucos e vitaminas.

BATATA YACON

A batata yacon é um bom alimento para controlar o excesso de açúcar no sangue, por isso se você é diabético ou deseja perder peso, inclui-la na alimentação pode ser interessante e te garanto que se usar com frequência, funciona mesmo.

Além de ajudar no processo de emagrecimento, também pode auxiliar no controle do colesterol alto. O melhor é que a batata yacon é bem saborosa… O sabor lembra o da pera e o formato é de batata-doce. Você encontra em feiras e mercados! Pode comer como se fosse uma fruta ou bater com outras frutas em sucos e vitaminas.

Espero que essas dicas tenham te ajudado! Se você não é diabético, mas tem um parente, amigo, conhecido que seja, ajude-o com elas, certo?

Até a próxima!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Devanir do carmo - 3 de novembro de 2015  14:25 Responder

    Muito boa a receita do bolo,vou fazer,tenho pergunta este adocante posso usar no dia a diacomo adocar cafe,sucos etc,ou so para preparo de bolos

    • por giovana - 5 de novembro de 2015  11:29 Responder

      Oi Devanir!

      Qual adoçante?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.