5 alimentos vegetais ricos em proteínas

Olá pessoal!

Segunda-feira fiz uma matéria falando um pouco sobre a alimentação dos vegetarianos. Por isso no post de hoje darei 5 alimentos de origem vegetal ricos em proteínas e muito nutritivos. Anote essa lista e tente inclui-los em seu dia a dia!

LENTILHA

A lentilha é rica em proteínas e contribui para liberação lenta do açúcar no sangue. Dessa forma mantém seu nível de energia estável, por isso é um alimento excelente para diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue. Também é riquíssima em ácido fólico, essencial na produção de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

FEIJÃO AZUKI

Você conhece o feijão azuki? Ele é rico em vitaminas do complexo B, importantes na produção de energia e reparação dos tecidos corporais. Uma vantagem do feijão azuki sobre os outros tipos de feijões está em sua composição: ele contém mais fibras e proteínas e menos gordura. Também oferece um alto teor de minerais, necessários para uma boa saúde: tem ferro, que ajuda a combater o cansaço do dia a dia, potássio que ajuda na eliminação do excesso de líquido, atuando como um diurético natural. E por fim, contém zinco, cálcio e magnésio, minerais que fortalecem o sistema imunológico e assim, aumentam sua imunidade.

TREMOÇO

O tremoço, além de ser uma delícia, é um excelente alimento para sua saúde. Mas afinal, o que é tremoço? Trata-se de uma leguminosa  com uma boa quantidade de proteínas e fibras, porém com pouca gordura.

É um ótimo alimento para pessoas que estão com colesterol alterado ou precisam controlar os níveis de açúcar no sangue, já que as fibras presentes no tremoço tornam a absorção do açúcar mais lenta e reduzem a absorção do colesterol. Deve ser consumido apenas cozido pessoal, já que o grão seco é toxico ao organismo.

ERVILHA

A ervilha possui poucas calorias e é rica em proteínas de origem vegetal e por isso, sua digestão é facilitada. Rica em vitamina K, ajuda na formação óssea e pode aumentar seu nível de energia, devido as vitaminas do complexo B presentes em sua composição e por isso é muito indicada para quem pratica atividade física.

E uma notícia para os diabéticos: a ervilha ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol também por sua quantidade de fibras, além de prevenir o envelhecimento precoce e favorecer processos de cicatrização graças sua quantidade de vitamina C. Sempre que puder, varie a sua alimentação, isso é bom para seu organismo.

GRÃO DE BICO

Se você está procurando um alimento rico em proteína de origem vegetal, o grão de bico é uma ótima opção. É um alimento com muita proteína, delicioso e ainda fornece uma boa quantidade de fibras. Aliás, o grão de bico contém uma fibra insolúvel, que cola no colesterol e o remove do corpo. Dessa forma, ele ajuda a controlar e baixar o colesterol e a prevenir derrames e doenças cardíacas.

Para evitar qualquer desconforto, deixe o grão de molho por várias horas e deixe cozinhar bastante, até amolecer. A pasta de grão de bico conhecida como homus é típica da culinária árabe e uma ótima opção de acompanhamento para seus lanches e refeições.

Viram? Proteína é o que não falta no reino vegetal!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.