3 cuidados que se deve ter com o jejum intermitente

Olá Vitaminados!

De uns tempos para cá, o jejum intermitente se tornou muito popular e sem dúvida ganhou muitos adeptos.

Mas para que essa prática não prejudique a sua saúde, é preciso tomar alguns cuidados. Se liga!

1- Cuidado para não faltar nutrientes para o seu corpo

Na prática do jejum intermitente, a pessoa faz um período de jejum que varia e por isso acaba pulando refeições. É preciso garantir a quantidade adequada de nutrientes para que o corpo funcione bem. Do contrário, podem aparecer deficiências nutricionais que prejudicarão sua saúde no futuro.

Fazer jejum sem acompanhamento coloca seu corpo em  estado de vulnerabilidade em plena pandemia, algo que não é inteligente. Nosso corpo não possui grande reserva de algumas vitaminas, entre elas a vitamina C, essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Por esse motivo, não faça jejum sem consultar um profissional da saúde que confie para não prejudicar sua saúde física e mental.

2 – Cuidado para não se tornar um gatilho para transtornos alimentares

Por ser teoricamente saudável e estar na moda, a prática do jejum acabou vista como algo normal e corriqueiro. Porém, algumas pessoas têm uma relação delicada com a comida, e nesses casos o jejum intermitente pode se tornar um gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares.

Se você reconhece ou tem consciência da sua tendência a esse tipo de comportamento evite essa prática, principalmente sem acompanhamento.

3 – Cuidado para a taxa de açúcar não cair

Muitas pessoas têm hipoglicemia ou queda da taxa de açúcar no sangue por produzirem mais insulina que o normal ou serem mais sensíveis a ação desse hormônio. Quem apresentar tal condição ou diabetes tipo 1 deve evitar  longos períodos em jejum. Quando a taxa de açúcar no sangue cai é comum sentir fraqueza, sensação de desmaio, sono ou dor de cabeça. Pessoas “hipoglicêmicas” ou com diabetes tipo 1 não são beneficiadas com essa prática e devem comer de 3 a 4 horas pequenas refeições.

Em contrapartida, pessoas com diabetes tipo 2 podem se beneficiar da estratégia que deve ser devidamente orientada por um profissional da saúde com conhecimentos suficientes para isso.

Concluindo….

O jejum intermitente é apenas mais uma estratégia que nutricionistas utilizam dentro de um contexto. É mais uma das ferramentas que utilizamos quando consideramos necessário e com a certeza de que aquilo trará algum benefício a saúde do indivíduo.

Porém uma coisa é certa: para manter a saúde é preciso fugir de radicalismos e sofrimentos desnecessários. Isso sim vai garantir longevidade e qualidade de vida.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.