14 dicas para seu intestino funcionar melhor e ainda afinar a cintura

Olá pessoal!

Vocês já perceberam como o intestino é um órgão, digamos, muito emocional? Vamos ver se você se identifica com alguma dessas situações: primeira viagem a dois com o(a) novo(a) namorado(a). Você simplesmente não consegue ir no banheiro em nenhum dos dias. Resultado: barriga estufada e um mal humor sem fim, que espanta qualquer pessoa. Você fica inchado(a) e sem namorado(a), afinal, ninguém aguenta gente mal humorada, fala sério?! Outra situação: um dia antes do vestibular você passal muito mal, sente dor de barriga, seu intestino desanda, te obrigando a passar o dia no banheiro. Você está sentindo em seu corpo a forte influência das suas emoções em seu trato digestório. E tudo está extremamente conectado! Sua emoção e seu físico se completam, formando a pessoa que você é! E os alimentos possuem ação direta em suas emoções e em seu corpo. O nervosismo em excesso também pode resultar em uma constipação ou prisão de ventre o que gera um enorme desconforto. E quanto mais tempo seu bolo fecal fica lá parado, mais ele perde água, mais ressecado fica e mais difícil é de sair. Concordo que esse não é um dos assuntos mais agradáveis de seu falar, mas é necessário, pois muitas pessoas sofrem com o funcionamento do intestino e hoje quero te ajudar a resolver esse problema.

O intestino desempenha um papel fundamental na perda de peso. Ele não só é responsável pela eliminação das fezes, como pela absorção de uma série de nutrientes e também eliminação de toxinas. Sempre em comunicação com o hipotálamo, região do cérebro responsável pelo controle do apetite e saciedade, o intestino faz chegar até lá mensagens como “estou com fome, quero comida” e “estou sem fome”. Isso deveria assegurar a ingestão de um número de calorias suficiente para o bom funcionamento do organismo. Mas por que comemos a mais do que precisamos? Simples: herdamos de nossos ancestrais algumas características como essa: sem saber quando comeriam novamente, aproveitavam toda oportunidade que tinham para se alimentar e comiam até dizer chega, em quantidades máximas, tanto frutas com alto teor de carboidrato como carnes de animais abatidos. Dessa forma, garantiam sua sobrevivência em época de escassez de comida. Desde milhares de anos, o cérebro humano foi programado para isso: não desligar a fome. Será que é por esse motivo que não sabemos quando parar e temos que nos doutrinar para isso? Pode ser. O fato é que existem milhares de explicações para a falta de controle das pessoas hoje, não só em relação a comida. As pessoas exageram nas drogas, no consumo, enfim… Em tudo que proporciona prazer no mundo louco em que vivemos. O fato é que prazer é momentâneo. Viver em harmonia é viver em equilíbrio e nada que é demais, faz bem… O fato é que devemos consumir alimentos que nos façam bem, porque nós merecemos o melhor! A seguir, 14 dicas que vão melhorar o funcionamento do seu intestino e ainda afinar sua cintura!

1) Consuma probióticos

Os probióticos têm origem no processo de fermentação do leite. Tratam-se de bactérias benéficas, presentes também em iogurtes. Esses microorganismos ajudam a prevenir e controlar a obesidade, fortalecem o sistema imunológico e parece proteger contra o câncer de cólon. O consumo diário de iogurtes e leites fermentados, caso você não apresente nenhuma alergia à proteína do leite ou intolerância á lactose, ajuda a prevenir gases e prisão de ventre. Além disso tudo, melhoram a absorção de vitaminas e minerais. Incrível, não? Porém, nem todos os iogurtes possuem probióticos. Portanto, leia o rótulo dos produtos para se certificar de estão mesmo presentes na composição do produto. Também existem probióticos em saches e cápsulas, mas como possuem uma quantidade muito maior de lactobacilos que nos alimentos, devem ser consumidos com a orientação de um(a) nutricionista.

2) Invista na semente de abóbora

A cucurbitacina é um princípio ativo que funciona como um vermífugo natural e está presente na semente de abóbora. Orégano, cúrcuma, tomilho, gengibre e cravo também possuem ação contra os vermes, Por ser rica em fibras, a semente de abóbora previne e trata a constipação ou prisão de ventre, além de afastar doenças intestinais por reduzir as toxinas acumuladas nesta região.

Toasted pumpkin seeds spilling from a yellow bowl

3) Abuse da melancia e do melão

Além de serem deliciosas e refrescantes, essas frutas garantem que os vermes passem longe do intestino. Por seu alto teor de fibras, são cheias de vitaminas e minerais: no melão, o potássio aparece em grandes quantidades e ajuda a eliminar o excesso de sódio, que retém água. A melancia é um verdadeiro presente para os rins: composta de 95% de água, literalmente lava seu organismo.

4) Prefira carnes cozidas

As proteínas de fácil absorção devem ser priorizadas, como a carne de peixe e frango. O calor do cozimento facilita a digestão e o melhora o funcionamento do intestino.

5) Tome chá de limão ou abacaxi

Depois da refeição, beba um copo (200 ml – no máximo) de água com limão ou com abacaxi, sem açúcar, para facilitar sua digestão.

intestino 2

6) Use glutamina

A glutamina é um aminoácido produzido pelo organismo e presente em alimentos de origem animal. Alguns estudos sugerem que a suplementação com glutamina pode recuperar a integridade da mucosa intestinal, no caso se processos inflamatórios desencadeados por crises de alergia e intolerância alimentar. Não há contraindicações, pelo menos por enquanto…

7) Consuma farinha de banana verde

Falei dela diversas vezes por aqui. Comer banana verde não dá, não é mesmo? Por isso a melhor maneira de aproveitar os benefícios desse fruto verde é por meio da farinha! O amido resistente é o segredo deste super alimento. Trata-se de uma substância que ao passar pelo intestino delgado, não é digerida e nem absorvida. Esse processo só acontece quando ela chega no intestino grosso, o que resulta em substâncias benéficas ao organismo, capazes de favorecer a digestão e proteger contra o desenvolvimento de doenças intestinais. Outra vantagem da banana verde: possui mais nutrientes do que a banana madura. Pode acreditar!

8) Reduza o consumo de alimentos alérgenos

Essa orientação vai especialmente para o leite, devido a lactose, e produtos industrializados que contêm o glúten (presente  no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. E por falar em lactose, parece que ela também está presente no grão do feijão, acredita? Portanto, só consuma o caldo, combinado? E evite alimentos feitos com farinha branca e doces!

9) Comece seu dia com o suco verde

Mas para você obter os efeitos desse suco milagroso, deve ser consumido todos os dias para que seu intestino funcione regularmente e elimine toxinas. Sempre que puder, varie os ingredientes, como por exemplo, substituindo a couve por agrião ou espinafre. E para tornar o sabor mais gostoso, coloque as frutas de sua preferência, como abacaxi, melão, laranja com cenoura, etc.

celery juice

10) Dê preferência aos alimentos orgânicos

São alimentos produzidos sem o uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos. Estão livres de contaminação por dejetos humanos e industriais. Não possuem aditivos químicos que realçam a cor, aparência e aroma. Tudo isso torna o intestino suscetível a toxinas prejudiciais que levam á doenças e por isso devem ser evitados! Consuma alimentos orgânicos e logo você sentirá em seu organismo a diferença;

11) Use óleo de coco

Fonte do ácido láurico e caprílico, o óleo de coco possui ação antifúngica e também ajuda a regular a função intestinal tanto em casos de diarreia como em casos de prisão de ventre. Utilizar esse produto todos os dias reduz a quantidade de bactérias nocivas e prejudiciais a saúde e aumenta a quantidade de bactérias benéficas, que ajudam o organismo a absorver mais nutrientes da comida e dispensar o que não for utilizado, eliminado então na forma de fezes.

12) Não desperdice a casca das frutas

A casca de muitas frutas é comestível e por isso você não deve desperdiçar! As cascas são ricas em água e em fruto-oligossacarídeos, substâncias que agem como fibras e estimulam a produção e proliferação de bactérias benéficas no trato digestório.

13) Não se esqueça das oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas… Alimentos ricos em selênio, nutriente essencial para a formação de uma enzima denominada glutationa peroxidase, que age no intestino protegendo-o contra a ação dos radicais livres.

14) Se joga nas sementes de linhaça, gergelim e girassol

E quem disse que semente é só para passarinho? Todas são ricas em vitamina E e cálcio, além de excelentes fontes das “gorduras do bem” e dos fitoesterois, compostos que combatem o colesterol ruim. Ajudam na eliminação de toxinas e possuem uma boa quantidade de fibras, facilitando o funcionamento do intestino.

Não se esqueçam de evitar (evitar não quer dizer nunca comer, ok? Mas o consumo deve ser controlado e esporádico) alimentos condimentados, industrializados, refrigerantes, lotados de corantes, conservantes e acidulantes, todos aditivos químicos nada saudáveis. Sempre que puder, você deve optar por alimentos DE VERDADE, IN NATURA! Lembre-se: a quantidade de fibra recomendada por dia é de 25 gramas. Isso equivale a: 1 goiaba média (5 gramas) + 2 fatias de pão integral (5 gramas) + 1 pires de chá de brócolis (5 gramas) + 1 xícara de chá de lentilhas (8 gramas) + 1 batata doce média (3,5 gramas).

Cuidar da saúde do intestino te garante quilos a menos, pele bonita, cabelos saudáveis, disposição… Vale a pena!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

2 Comentários

    • por giovana - 29 de agosto de 2016  12:22 Responder

      Não entendi!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.