11 mitos nutricionais que causam ganho de peso

Olá pessoal!

Como foi o final de semana? Espero que ótimo e sem exageros!

Hoje vou falar sobre alguns mitos nutricionais que podem causar ganho de peso. A nutrição é um assunto que está em alta e é natural surgirem muitas dúvidas, já que cada pessoa possui sua crença no que funciona ou não para emagrecer. Esses tipos de dúvidas surgem porque o que funciona para um pode não funcionar para outra pessoa e assim surgem discussões sobre o que faz bem ou mal. A realidade é que não há verdade absoluta e sim individualidade biológica, ou seja, a dieta da proteína é ruim? Não sei, pode funcionar muito bem em algumas pessoas e outras não. O importante é você se conscientizar da importância do controle de peso, não só por uma questão estética como para evitar problemas de saúde no futuro. Espero que com  esse post algumas dúvidas sejam esclarecidas.

#mito 1 – Se eu me tornar vegetariano, com certeza vou perder peso

Embora muitos estudos mostrem que os vegetarianos consumam, em média, menos calorias e gorduras que os onívoros (que comem de tudo –  um estudo de Oxford em 2009 descobriu que os vegetarianos pesam de 3 a 20% menos do que as pessoas que comem carne. Em outro estudo do National Center Institute, descobriram que os indivíduos que comiam carne vermelha toda semana tinham 30% a mais de probabilidades de morrer de qualquer causa relacionada a saúde),  esses números não devem ser generalizados e esses números podem ser enganadores. Se você resolver virar vegetariano apenas para perder peso e ainda por cima não procurar acompanhamento com uma nutricionista, pode desenvolver deficiências nutricionais de vitaminas, minerais, proteínas, que ajudam a manter seu metabolismo em equilíbrio. Ao se tornar vegetariana do dia para noite você também pode exagerar na quantidade de alimentos processados, como biscoitos, batatas fritas e até sorvete.

Se você decidir se tornar vegetariano por filosofia de vida, procure uma nutricionista para adequar sua dieta e orientar alimentos ricos em proteína de origem vegetal. Dessa forma, você manterá uma alimentação equilibrada e não correrá o risco de desenvolver deficiências nutricionais.

#mito 2 –  Vou cortar os carboidratos drasticamente e com certeza perderei peso

Ok, isso pode ser um tiro no pé. Já fui muito contra a dieta da proteína, mas passei a conhecer muitas pessoas que fizeram e tiveram bons resultados. Mas deve ser feita com acompanhamento, exames periódicos para não correr o risco de sobrecarregar os rins…Enfim, é necessário monitorar o paciente que segue esse tipo de dieta. Se a pessoa já tentou todos os métodos e não deu certo, acho válido tentar. Estudo muito sobre esse tipo de dieta e creio que tenha seus benefícios, se feita por um período determinado. Mas o fato que está em todos os livros de bioquímica do universo é que seu corpo PRECISA de carboidratos para funcionar. Inclusive, a glicose é o alimento principal do seu cérebro. Os carboidratos integrais, além de garantirem sua energia, são alimentos fontes de muitas vitaminas e minerais e fibras! Como vocês estão cansados de saber, as fibras garantem saciedade e estimulam o trânsito intestinal, essencial para você se sentir bem, leve e com um bom humor invejável.

Falando nisso, outra coisa que você deve se atentar ao fazer uma dieta sem carboidrato é para seu humor e episódios de compulsão alimentar. O carboidrato estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que regula seu humor, portanto se não tiver carboidrato é inevitável surgir uma irritação básica! Vai sobrar pra todo mundo! O seu desejo por comidas e especialmente doces também pode aumentar e colocar tudo a perder, já que você pode se cansar de tudo e atacar logo a geladeira. Mantenha-se saudável! Comece trocando os carboidratos processados pelos complexos, cheios de fibra e inclua alimentos como legumes, frutas e cereais integrais em sua alimentação.

#mito 3 – Tomar bebidas dietéticas na hora que bater a vontade de comer é uma boa saída

Você pode pensar que está fazendo um grande favor a si por beber bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes diet/light/zero, mas pesquisas recentes mostram que fazendo isso você só vai aumentar seus episódios de compulsão alimentar. Adoçantes podem enganar nosso cérebro, pois possuem o sabor doce, mas não tem calorias. Nosso cérebro simplesmente não assimila isso: “como assim? Estou sentindo o sabor doce, mas não estou recebendo nada de energia…Quero mais! Quero calorias!”…Isso é o que seu cérebro pensa…Adoçantes artificiais tendem a aumentar seu apetite, fazendo você querer cada vez mais açúcar. Consumidores de refrigerantes diet/light/zero podem acabar comendo muitos alimentos açucarados e gordurosos a fim de satisfazer seus desejos.

Caso em questão: um estudo da Universidade do Texas mostrou que pessoas que bebem refrigerante diet regularmente (mais de 2 latinhas por dia) tiveram uma circunferência de cintura 70% maior do que aquelas que não bebem. Além disso, refrigerantes dietéticos são lotados de aditivos, incluindo o corante de caramelo, que é resultado da reação de açúcar com amônia e sulfitos, substâncias extremamente tóxicas ao organismo que são responsáveis por danos no pulmão, fígado e câncer de tireoide.

#mito 4 –  Lanches sem gordura me farão emagrecer

Petiscos com gordura reduzida são lotados de aditivos, gordura trans e açúcar. Isso é fato! Sabe aquela velha história do chocolate diet, que tira açúcar mas coloca gordura? Então, é isso que acontece com alimentos que reduzem a gordura e parecem saudáveis. Escolher produtos com quantidade de gordura reduzida pode prejudicar sua cintura! Seu corpo precisa de gordura para absorver algumas vitaminas e também pode ajuda-lo a perder alguns quilos, desde que a qualidade da gordura seja boa! Um estudo recente da Universidade de Stanford mostrou que pessoas em uma dieta moderada em gordura perderam duas vezes mais peso que os participantes que consumiram uma dieta isenta de gordura. Então, em vez de comer alimentos processados, embalados, que têm em seu rótulo “25 % menos gordura”, prefira os alimentos naturais, lotados de gordura do bem como abacate, nozes e coco. Que tal abacate batido com iogurte natural desnatado para o lanche de hoje?

#mito 5 – Fruta tem muito açúcar para ser saudável

Olha, ando lendo tanta besteira em relação ao consumo de frutas que fico realmente preocupada com que é falado por aí…Que história é essa que fruta faz mal? Desde quando? Com todo o açúcar adicionado em alimentos processados, concorda que o açúcar das frutas (NATURAL) é a menor de suas preocupações? Deixar de comer frutas significa que você está perdendo valiosas vitaminas e nutrientes que seu corpo absorve facilmente, uma vez que são encontrados em seu estado natural. Eliminar frutas de sua dieta quando se está tentando perder peso simplesmente não faz sentido. Além de vitaminas e minerais, essenciais para o equilíbrio do seu organismo, você vai perder uma boa quantidade de fibras e ficará propenso a colocar outros alimentos processados em seu lugar, o que com certeza não vai eliminar seu peso extra. O segredo é o controle. TUDO QUE VOCÊ COMER EM EXCESSO VAI TE ENGORDAR! O EXCESSO TE ENGORDA! SÓ ISSO. Não fiquem tentando achar pelo em ovo! Várias teorias absurdas são ditas por aí…Fique esperto com o que lê e absorve como verdade.

#mito 6 – Shakes de proteína ajudam a perder peso

Só beber o shake de proteína por si só não te fará perder peso, mas substituir a refeição por um pode te ajudar. O grande problema é que as pessoas que fazem esse tipo de dieta adicionam o shake a sua ingestão diária habitual e começam a “crescer” (por isso os bodybuilders usam tantas vezes esse tipo de suplemento, para aumentar de tamanho). Se você quer substituir uma refeição por shake procure um com pouco açúcar e uma lista de ingredientes curta. Eu já disse aqui, que o que você não souber o que é na lista de ingredientes de qualquer alimento, seu corpo também não vai identificar. Você pode usar esses shakes como opção de lanche ou substituindo refeições por um período curto. Sempre faça isso com orientação de um profissional, combinado?

#mito 7 – Uma dieta rica em proteínas é a melhor maneira de perder gordura

Não podemos negar que a proteína é uma grande aliada da perda de peso, mas como já falei lá em cima, eliminar totalmente grupo de alimentos, como os carboidratos, pode te despertar um desejo incontrolável por comida e colocar tudo a perder, e é por isso mesmo que eu disse que essa dieta não funciona para todos. Além disso, quando se pensa em proteína, logo pensa-se em carne e comer carne demais pode contabilizar um consumo alto de gordura saturada em sua dieta, o que em excesso é prejudicial a sua saúde e a sua silhueta. O ideal é consumir refeições com os proteína, carboidrato e gordura (d0 bem, como a do azeite ou óleo de semente de linhaça, por exemplo). Quando você tem todos os macronutrientes em sua dieta, é menos provável que sinta carências e desejos por comida.

#mito 8 – Preciso me livrar de todas as minhas comidas favoritas para perder peso

Quem já fez dietas muito restritivas sabe que chega um dia que a vontade por pizza, chocolate ou batata frita é tão grande, mas tão grande, que você chega a sonhar com isso. Moderação é a chave de uma boa nutrição. Se você se alimenta de forma correta, pratica exercícios físicos regularmente, não há problema em um dia ou outro comer uma bobagem. O ser humano tem a tendência de ser “tudo” ou “nada” e a vida não funciona dessa maneira. Por sermos seres humanos, temos vontades e desejos…Se você quer muito comer um bolo de sobremesa no aniversário de seu amigo, pegue um pedaço e divida com alguém. Se você está de TPM e pegou uma barra de chocolate, não coma inteira. Seja racional! Coma um pedaço e guarde o resto para outro dia. Você não precisa comer tudo de uma vez só, como se o mundo fosse acabar amanhã.

#mito 9 – Comer depois das 20 horas faz você engordar

Já falei isso aqui e volto a repetir: essa história de não comer carboidrato á noite é muito relativo. Se você trabalha durante a noite, por exemplo, você precisa de energia, logo precisa de carboidrato. Se você malha depois das 20 horas, precisa de carboidrato para ter energia, e isso certamente não irá te engordar. Pelo contrário, te dará energia para queimar gordura. Calorias são calorias, a qualquer hora da noite ou do dia! O que importa é como e quanto você come! O problema é que justamente á noite é que aparece o desejo por comidas gordurosas, como batata frita, chocolate, bolacha…E aí, o primeiro pensamento que surge é: amanhã eu recomeço a dieta”. Pare de deixar as coisas para amanhã, faça hoje! Você verá a diferença que isso fará em sua vida, como a energia vai começar a fluir e como as coisas em todos os campos da sua vida, como vida pessoal e profissional, vão melhorar!

# mito 10 – Você vai queimar mais gordura se não comer antes do treino

O exercício queima seu glicogênio (carboidrato de “reserva”). Quando você queima seu glicogênio, começa a queimar gordura para obter energia. É fato que se não comer nada e começar a correr, vai queimar gordura imediatamente, porém você vai se esgotar muito mais rápido e seu treino não vai render. Quando acabar, estará faminto e vai comer qualquer coisa que ver pela frente…Vale a pena? A energia vem das calorias! Um estudo da Universidade de Birmingham comparou dois grupos de ciclistas: alguns comeram antes do seu treino e outros ficaram em jejum. O grupo que comeu rendeu muito mais do que o que estava em jejum e queimaram mais calorias. Uma pessoa precisa de combustível para funcionar…Não gosto muito de comparar o ser humano com um carro, porque somos muitooooooo mais do que isso, afinal os alimentos também nutrem nossa alma, mas é mais ou menos isso…Um carro precisa de gasolina e nós de carboidrato. E isso é um fato.

#mito 11 – Você pode comer o que quiser no final de semana

Se você fizer as contas, comer “o que quiser” de sexta-feira a domingo, você pode acrescentar a quantidade de calorias que comeria de 12 a 30 dias…Não é exatamente a receita para perda de peso, concordam? A tendência e que você jogue para o final de semana todos os seus desejos que teve durante a semana e isso realmente não adianta para quem deseja eliminar quilos. Tente comer aquilo que realmente te faz feliz, como por exemplo alguns copos a mais de vinho no final de semana ou 2 pedaços de pizza. Escolha antecipadamente quando, onde e com quem será sua “jaca” e no outro dia corra atrás do prejuízo. Importante ressaltar que: escolha apenas 1 refeição do final de semana para exagerar um pouco, nas outras refeições se mantenha na linha!

Bom, espero ter esclarecido algumas dúvidas!

Acompanhem minhas dicas de nutrição no programa Esporte de Primeira, na rádio Transamérica FM (100,1) ! Essa semana darei dicas que começam lá e terminam aqui no site…Podem mandar dúvidas e sugestões também!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.