10 regras básicas para perder peso sem esforço

Olá pessoal!

Desculpem o sumiço! Estou recebendo muitas mensagens dos leitores pedindo matérias, mas estou mudando de casa e de consultório, então vocês devem imaginar a loucura, né? Aliás, em breve contarei para vocês sobre minha nova clínica com um novo conceito em Nutrição! Vocês vão adorar! Estamos trabalhando duro para oferecer tudo de melhor para os queridos pacientes, que estão sendo literalmente pacientes com a minha mudança… Obrigada a todos, principalmente aos meus pacientes que estão aguardando meu retorno! =)

Pessoal, as pessoal têm muita dificuldade em seguir um estilo de vida saudável, fazer exercícios e tal. Nossa vida é muito corrida, mas tudo requer esforço e força de vontade, não só para seguir um novo estilo de vida como para tudo nesta vida. TUDO que você quiser realizar precisa de esforço, coragem, paciência e uma boa dose de força de vontade. Porém, mesmo sem pensar muito ou fazer sacrifícios, é possível perder o excesso de peso. Hoje passarei 10 dicas simples que poderão te ajudar, se você aplica-las em sua vida aos poucos. Você não precisa mudar do dia para noite. Comece com pequenos passos, pois mesmo que pequenos, certamente te levarão a algum lugar e movimentarão sua vida. Tudo é energia e se você direciona sua energia, seu pensamento a algum objetivo e começa a fazer algo para realiza-lo, a energia se movimenta e sua vida começa a mudar. Digo isso por experiência própria. Ficar se lamentando não ajuda em nada. Pelo contrário, só te atrapalha, pois a força do pensamento e das palavras é muito forte. Vigie sempre seu pensamento… Mas vamos as dicas de hoje senão vou ficar aqui filosofando…Siga estes pequenos truques e comprove os resultados!

Regra número 1: comece sua refeição com um copo de água. Você se manterá hidratado(a) e se sentirá mais satisfeito (a) instantaneamente, o que pode ajudar a evitar excessos.

Regra número 2: faça trocas simples em todas as refeições. Trocar um molho de salada cremoso por vinagre balsâmico ou limão com vinagre pode fazer você economizar até 80 calorias. Outro exemplo: troque frutas secas pelas frescas; o molho branco do macarrão pelo molho de tomate; o pão branco pelo pão integral; o doce da sobremesa por uma fruta com sorvete de creme light em vez do bolo com sorvete… Há inúmeros trocas que você pode fazer para economizar calorias.

Regra número 3: para segurar a vontade de comer doce tenha sempre a mão um pedaço de chocolate amargo (no mínimo 70% cacau). Sabe aquela hora no meio da tarde que dá uma vontade comer um biscoito ou um pedaço de bolo bem doce? É neste momento que você deve colocar este “truque” em prática. Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais “empapuçado” de doce você ficará. Você não vai achar isso uma delícia nas primeiras vezes, mas com o tempo vai se acostumando, até não sentir mais vontade. Na verdade, o controle começa na mente. Tenha em mente o seu objetivo e, principalmente, sua saúde em primeiro lugar. Que benefício um doce vai te proporcionar? Nenhum, ele te deixará satisfeito momentaneamente. Depois, frequentemente, surge o sentimento de culpa que faz a pessoa se sentir frustrada, fracassada… E para que? Obviamente que isso não quer dizer que você nunca poderá comer um doce… Nada disso… Você poderá sim! Mas tudo em equilíbrio!

Regra número 4: coma porções adequadas em todas as refeições. Uma dica que sempre dou é tirar coisas que vem em saco para comer e guardar o resto. Mas é para guardar MESMO. Não pode pegar uma porção e quando acabar buscar mais um pouquinho. Dessa forma, você controla o tamanho da porção e não corre o risco de cometer exageros. Outra coisa: em self-servisse olhe TODAS as opções de alimentos antes de escolher o que comerá. É muito comum a pessoa começar a pegar comida e mais para frente ver outras opções que lhe agradam e ir colocando no prato. Resultado: exagero na certa!

Regra número 5: movimente-se. E quem falou que para gastar calorias você precisa ir a academia? Já pensou quantas calorias são gastas ao subir uma escada em vez de ir pelo elevador? Ou as calorias que as donas de casa gastam passando roupa, limpando a casa? O importante é se movimentar, não importa como! Você não precisa pagar uma academia com mil aparelhos para se exercitar. Experimente fazer uma caminhada, ir a padaria a pé… Pequenas atitudes como essa fazem a grande diferença.

Regra número 6: não beba calorias. O que isso quer dizer? Muitas pessoas não comem de forma exagerada, mas não conseguem perder peso. Quando você analisa melhor o caso, começa a perceber o porquê isso acontece. A pessoa toma 10 cafés no escritório…. Mas o café é com açúcar! No final do dia, se você contabilizar as calorias, verá que acrescentou cerca de 200 calorias só no açúcar do cafezinho, do suco pela manhã, do refrigerante no almoço… Tente abandonar o hábito de colocar açúcar em tudo e acostume seu paladar com o sabor natural dos alimentos. Isso é questão de costume… Acredite! No final do dia você terá economizado muitas calorias!

Regra número 7: não passe fome. Muitas pessoas pensam que comer de maneira equilibrada é o mesmo que passar fome. Muitos pacientes quando me procuram dizem que não entendem porque não perdem peso, se comem apenas duas refeições ao dia. E eu respondo: o erro é exatamente esse. Evite que seu nível de açúcar no sangue caia… O nome disso é hipoglicemia, e quando acontece, bate aquela fome descontrolada! Vamos fazer uma analogia: os nossos antepassados caçavam para comer. Quando caçavam, comiam tudo que podiam. O organismo não sabia quando receberia comida novamente e “pensava”: opa, vou economizar energia, pois não sei em que momento receberei comida novamente. Pois bem, como medida de proteção, o organismo estocava a comida em forma de… GORDURA. Mas nossos antepassados não eram nada sedentários. Precisavam correr, pular, subir em árvore e por isso a obesidade não tinha aparecido. Hoje em dia a fisiologia da coisa é a mesma… O que mudou foi o tipo de alimento que as pessoas consomem e com a tecnologia, o sedentarismo também apareceu. O resultado está aí: o aumento da incidência da obesidade, diabetes, colesterol alto, etc. Portanto, não fique muito tempo sem comer, combinado?

Regra número 8: aposte em alimentos ricos em fibras e proteína. Quando chegar a hora do lanche, esqueça alimentos ricos em açúcar refinado e dê preferência para alimentos ricos em proteína e em fibras. A proteína demora mais para ser digerida, o que te mantém saciado (a) por mais tempo, assim como as fibras, que fazem com que a glicose seja liberada lentamente na corrente sanguínea mantendo a glicemia estável e deixando a fome sob controle.

Regra número 9: faça um jantar leve. Se você não trabalha de madrugada e seu destino é a cama, não faça refeições pesadas e com excesso de carboidratos a noite. Tente comer de 2 a 3 horas antes de deitar. Comer demais antes de dormir pode causar problemas de digestão e atrapalhar o seu sono, que por sinal, é fundamental para quem deseja emagrecer.

Regra número 10: durma bem. É comprovado cientificamente: falta de sono pode fazer com que você coma mais durante o dia e não tenha energia suficiente para praticar atividades físicas, por isso, tente dormir no mínimo 7 horas por noite. É uma maneira fácil, deliciosa e eficaz de manter você no caminho certo do seu objetivo.

Pessoal, coloquem estas dicas em prática em seu dia-dia. Não precisa fazer tudo isso de uma vez… Como eu disse, pequenos passos também levam ao seu objetivo.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.