10 alimentos para a saúde dos ossos: quais são os melhores alimentos para prevenir a osteoporose?

Olá pessoal!

Quando se trata de ossos fortes, existem dois nutrientes que não podem faltar: cálcio e vitamina D. O cálcio oferece estrutura aos dentes e ossos, enquanto a vitamina D aumenta a absorção do cálcio e assim contribui com o desenvolvimento dos ossos. Ambos os nutrientes são muito importantes no início da vida, mas também são essenciais com o passar do tempo. Se você desenvolver osteoporose, uma doença caracterizada por ossos quebradiços, começar a consumir cálcio e vitamina D pode retardar a doença e ainda prevenir faturas.

Adultos com até 50 anos de idade devem consumir 1000 mg de cálcio e 200 Unidades Internacionais (UI) de vitamina D por dia. Adultos com mais de 50 anos devem consumir 1.200 mg de cálcio e 400 a 600 UI de vitamina D por dia. Veja os 11 alimentos que ajudarão a manter seus ossos saudáveis!

1) Iogurte

Para obter vitamina D, a exposição à luz solar é necessária, mas alguns alimentos como o iogurte são fortificados com vitamina D. Um copo de iogurte é uma forma deliciosa e cremosa de obter cerca de 20% de sua recomendação diária de cálcio. Os iogurtes gregos tendem a conter menos cálcio e pouca, ou nenhuma, vitamina D. Fique atento(a) aos rótulos.

ossos 1

2) Leite

Há uma razão do leite ser o garoto-propaganda do cálcio. Três copos de leite desnatado vai lhe custar apenas algumas calorias e ainda fornecer 30% de sua recomendação diária de cálcio. Escolha uma marca fortificada com vitamina D para obter o dobro dos benefícios. Dica: Experimente bater o leite e o iogurte em um smoothie e garanta sua dose de cálcio!

ossos 2

3) Queijo

O queijo é um dos alimentos ricos em cálcio, mas isso não significa que você deve exagerar no consumo, afinal ele também é rico em gordura. A maioria dos queijos contém uma pequena quantidade de vitamina D, mas não o suficiente para você alcançar sua necessidade diária.

ossos 3

4) Sardinhas

Estes pequenos peixes, frequentemente encontrados em latas, possuem níveis elevados de vitamina D e cálcio! Faz sardinhas ficam ótimas grelhadas, acompanhadas de saladas ou massa integral!

ossos 4

5) Ovos

Apesar dos ovos oferecerem apenas 6% de sua recomendação diária de vitamina D, é uma maneira fácil e rápida de garantir sua ingestão desta vitamina.

ossos 5

6) Salmão

Famoso por sua concentração de ômega-3, ácido graxo essencial que protege seu coração,  o salmão também é uma excelente fonte de vitamina D, oferecendo mais de 100% de sua recomendação diária dessa vitamina. Bom para o coração e para seus ossos!

ossos 6

7) Espinafre

Se você não consome produtos lácteos, o espinafre será seu novo queridinho. Uma xícara de chá de espinafre cozido contém quase 25% de sua necessidade diária de cálcio, além de fibras, ferro e vitamina A.

ossos 7

8) Cereais

Cereais 100% integrais contém 25% de sua dose diária de vitamina D. Quando você não tem tempo para cozinhar salmão ou tomar sol, consumir cereais pode ser uma boa maneira de obter sua vitamina D.

ossos 8

9) Atum

Atum é outra boa fonte de vitamina D. Três gramas de atum em lata contém 154 Unidades Internacionais de vitamina D, o que representa 39% de sua dose diária dessa vitamina D.

ossos 9

10) Couve

Assim como o espinafre, a couve é rica em cálcio. Uma xícara de couve  cozida contém mais de 25% de sua necessidade diária de cálcio. Além disso é um alimento muito versátil, como o espinafre! Você pode utilizar em uma omelete e garantir seu cálcio e sua vitamina D em uma refeição!

ossos 10

Inclua esses alimentos em sua rotina e mantenha seus ossos fortes e saudáveis! Lembrando que em alguns casos há necessidade de uma suplementação específica, com outros nutrientes além do cálcio e vitamina D, afinal o osso é muito mais complexo que isso. Mas com uma alimentação equilibrada e saudável, você pode prevenir o desenvolvimento de problemas como a osteoporose. Então, cuide-se!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.