5 ideias para montar uma lancheira saudável

Olá pessoal!

Recebi muitos pedidos de mães para o post de hoje e conforme o prometido, aqui está!

Fiquei feliz em ver como estão conscientes e preocupadas com a saúde de seus filhos. Cuidar da alimentação da criança é uma das melhores formas de se demonstrar amor.

Tudo começa em casa

Antes de falar sobre como montar uma refeição saudável e balanceada, quero conversar com você, pai ou mãe que lê esse texto. Muitos pais cobram uma atitude diferente do filho em relação a alimentação, mas não param para analisar a própria.

Como cobrar de uma criança que coma algo verde se nunca há salada na casa? Ou como exigir que coma uma fruta se o único doce que tem em casa é o chocolate?

Todas as escolas deveriam oferecer aos pais e alunos algum tipo de orientação nutricional e alerta-los sobre a importância disso em todos os aspectos de nossa vida.

Portanto, antes de exigir algo do seu filho (a), pare e analise a SUA alimentação. Você é o maior exemplo (referência) que ele (a) possui!

Tenha um planejamento

Eu sei. A vida é uma correria! Temos casa para cuidar, trabalho, sem contar o trânsito que toma um tempo danado da vida. Mas não tem jeito, minha gente: você precisa se planejar e executar isso da melhor maneira possível.

Porém, pense uma coisa: cuidar da alimentação do seu filho (a) – e da sua também! – vai garantir um bom desenvolvimento da criança e prevenir uma série de doenças e contratempos durante a vida. Garanto: vai valer a pena!

Então tente comprar tudo que precisa e deixar o que for possível preparado com antecedência.

A base para uma lancheira saudável e balanceada

Para balancear a refeição da criança precisamos de 3 grupos alimentares:

  • Alimentos energéticos (os famosos carboidratos) – pães, bolachas, biscoitos…
  • Alimentos construtores (as famosas proteínas) – leite, queijos, iogurtes, frango, peixe, atum e fontes vegetais (para os pequenos vegetarianos) como tofu, grão de bico…
  • Alimentos reguladores, as famosas frutas, verduras e legumes.

OK. Sabendo disso vamos ao próximo passo. Como montar um lanche que combine os 3 grupos de forma saborosa, para que a criança não troque de lanche com o colega que levou biscoito recheado?!

O tráfico de lanche

O “tráfico de lanche” é algo corriqueiro nas escolas. Uma criança leva a lancheira toda saudável, mas acaba comendo os biscoitos recheados ou o salgadinho do colega. E o que acontece com o lanche balanceado que você montou com carinho? Volta como foi ou vai para o lixo.

Infelizmente não há muito controle sobre essa situação (a não ser que você peça para alguém observar o que está acontecendo durante o lanche e te contar), mas do contrário o que você tem a fazer é o seguinte:

  • Conversar com a criança sobre o que uma boa alimentação pode fazer por ela durante toda a vida e deixar claro que ela pode sim comer coisas gostosas, mas que há momentos certos para isso;
  • Respeitar suas preferências alimentares e deixa-la participar da escolha do cardápio e montagem da refeição. Isso vai despertar curiosidade, interesse e certamente vai ajudar!

Muito bem… Dito isso, vou sugerir algumas lancheiras saudáveis para você não ter que pensar muito, certo? Anote aí algumas dicas e sugestões de refeições balanceadas e saborosas para a criançada!

LANCHEIRA 1

  • Bisnaguinha integral com patê de frango com cenoura (pasta bater 2 colheres de sopa de frango desfiado + 2 colheres de sopa de creme de ricota + 1/2 cenoura pequena ralada) + 1 caixinha de suco de maçã integral sem açúcar (dê uma olhada no rótulo e escolha uma marca sem aromatizantes ou excesso de conservantes)

Dicas:

  • Hoje no mercado já existem marcas de sucos industrializados com uma composição nutricional muito interessante.
  • Como é difícil mandar suco natural, aconselho que sempre dê uma olhada no rótulo na hora de escolher o que vai na lancheira. Escolha os sucos sem açúcar adicionado e sem excesso de substâncias que você não reconhece o nome!

LANCHEIRA 2

  • Pão integral recheado com pasta de amendoim integral sem açúcar + geleia de frutas sabor morango sem açúcar + 1 caixinha de água de coco (o mesmo do suco vale para a água de coco: olhe o rótulo – quanto menos conservantes ou aromatizastes artificiais, melhor!)

lancheira saudável amendoim

LANCHEIRA 3

  • 1 pote com saladinha de frutas picadas (com até 3 frutas, as preferidas da criança – pergunte a ela quais são e capricha) + 1 pote de iogurte + cereal integral ou granola sem açúcar adicionado.

Dicas:

  • Para não correr o risco do iogurte estragar, congele-o até a hora de colocar na lancheira. Na hora do lanche ele já estará pronto e seguro para o consumo.
  • Para transportar o cereal ou a granola, compre pequenos potes hermeticamente fechados. Isso também serve para as frutas.
  • Para que frutas, como a maçã, não escureçam, pingue umas gotinhas de limão ou acrescente suco de laranja na salada de frutas.

LANCHEIRA 4

  • 1 fatia de bolo simples (fubá, cenoura, laranja… sem coberturas) + 1 pote de iogurte + 1 pêra.

Dica: se puder, substitua o açúcar refinado do bolo por demerara, mascavo ou pelo açúcar de coco!

lancheira saudável I

Lancheira 5

  • 1 pacote pequeno de biscoito de polvilho integral + 1 garrafinha pequena de suco de uva integral sem açúcar.

Dica: o biscoito de polvilho é uma opção pronta de salgadinho mais saudável. Hoje há diversas marcas no mercado que se preocupam com a qualidade do alimento e, apesar de industrializados, apresentam ótima composição nutricional. Mandar um salgadinho mais saudável na lancheira pode ser uma opção quando não há tempo de se preparar algo com antecedência. De olho no rótulo!

Por fim, não esqueça da aparência da refeição. Nós também comemos com os olhos! Então capriche na escolha dos utensílios, separe em “potinhos” e deixe o lanche com uma “cara boa”! Garanto que com essas dicas o “tráfico de lanche” não vai acontecer.

Eu espero que esse post te ajude!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.