Você está comendo muito açúcar?

Olá pessoal!

Nós sabemos que nenhum tipo de excesso é bom. Seja na vida ou na alimentação, o exagero é sempre ruim e pode causar males a nossa saúde mental e física. Comer muito açúcar refinado, por exemplo, é ruim para a saúde a curto e longo prazo.

Vou te dar um exemplo:

Quando estamos chateados com algum acontecimento de nossas vidas, nossa tendência é procurar por alimentos gordurosos e lotados de açúcar. Essa mistura deixa tudo saboroso e mexe com centros de recompensa e prazer no cérebro. Por esse motivo é normal sua vontade de comer bolachas recheadas ou uma barra toda de chocolate quando está sentindo tristeza ou frustração por alguma situação chata. Não se culpe.

Ás vezes não entendemos porque fazemos certas escolhas, mesmo sabendo de todas as consequências ruins que aquilo pode nos trazer. É maluco, mas o ser humano tem a tendência de se auto-sabotar. Parece que temos medo da melhor versão de nós mesmos e ficamos arranjando desculpas para não mudar certas situações, que sabemos não nos fazer bem.

Comer açúcar de forma exagerada um dia é uma coisa, e não quer dizer que você desenvolverá doenças.

Comer açúcar de forma exagerada todos os dias é outra coisa, mas também não quer dizer que você desenvolverá doenças, porém certamente vai aumentar (muito) as chances de desenvolver alguma relacionada ao estilo de vida, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até câncer. Essa seria uma consequência a longo prazo, resultado de um conjunto de fatores.

Mas e a curto prazo? O que o excesso de açúcar pode provocar logo depois que você o consome?

No momento que você abre a barra de chocolate e se lambuza com ela, sentirá uma sensação de prazer e calma absoluta. É como um remédio para qualquer tipo de tristeza ou solidão. Não há nenhum tipo de dor que um pote de sorvete não cure…

E depois?

Depois o efeito do açúcar passa e o sentimento de tristeza e solidão são somados a angústia, culpa e frustração. Você sabe que aquilo não vai curar sua dor e nem fechar as feridas, mas continua a comer como um impulso incontrolável.

Muitas pessoas passam por isso…. Você não é o único ser humano a passar por uma situação assim, mas precisa se esforçar um pouco. Não deve se esforçar para não comer algo, e sim para entender e tomar consciência de que seus atos sempre trazem consequências a sua saúde mental e física, sejam elas boas ou ruins.

Além de toda essa parte emocional, você tem o efeito fisiológico do alimento em seu corpo…. O seu organismo se acostumará com essa sensação de prazer, bem-estar e vai pedir cada vez mais açúcar para que você fique bem.

Muitas pessoas subestimam a quantidade de açúcar que estão consumindo por não saberem que muitos dos alimentos que ingerem no dia-a-dia contêm muito dele de forma camuflada. Mesmo alimentos considerados “lights” podem ter um elevado teor de açúcar, usado para substituir parte da gordura eliminada desses produtos.

Vou listar aqui alguns alimentos que contêm um alto teor de açúcar. É importante lembrar que você não precisa excluí-los totalmente da alimentação. Basta dosar as quantidades e prestar atenção nos rótulos na hora da compra. Com conhecimento e consciência, você não terá problemas com sua alimentação.

IOGURTE – é um alimento altamente nutritivo, mas nem todos são iguais. Um iogurte pode mudar totalmente de composição, dependendo da marca. Alguns apresentam baixo teor de gordura, mas para não perderem sabor compensam na quantidade de açúcar. Quando você bebe o açúcar (em refrigerantes, sucos ou iogurtes) o impacto dele em nossa corrente sanguínea é ainda maior, por isso tente evitar.

MOLHOS PARA SALADAS OU CHURRASCO – eles trazem muito sabor as preparações, mas podem ser lotados de açúcar. Se você não economiza nos molhos prontos na hora de temperar a salada ou a carne, saiba que muitos contêm açúcar e talvez você não saiba disso. Não é o molho da salada que vai te prejudicar de forma isolada, mas é bom saber só para dosar a quantidade, né?

SUCOS PRONTOS – sucos são opções consideradas saudáveis, mas depende do suco e do momento que você o toma. Como eu disse acima, quando você bebe o açúcar, seu impacto em nosso organismo é ainda maior. Frutas já possuem frutose, açúcar natural, e não precisam de mais doce! Se for uma limonada ou suco de maracujá, entendo que precise de um “docinho”, mas não precisa lotar de açúcar. Há maneiras mais saudáveis de adoçar naturalmente uma bebida. Hoje já existe no mercado muitas marcas que usam apenas o açúcar da fruta… Por isso, dê uma olhada no rótulo antes de escolher o seu.

MOLHO DE TOMATE E KETCHUP – o açúcar não está presente apenas em preparações doces. O molho de tomate e ketchup possuem açúcar na composição. O tomate tem um pouco de frutose, o açúcar natural da fruta, e adicionar mais açúcar ao molho é totalmente dispensável. Se não tiver como fazer seu próprio molho em casa, consulte o rótulo do produto e escolha um em que o açúcar não esteja na lista ou que esteja listado mais para o final dos ingredientes. Isso indica que não está em grandes quantidades na composição.

BARRAS DE CEREAIS E GRANOLAS – considerados itens saudáveis na dieta, muitas pessoas compram esses alimentos e comem grandes quantidades por acreditarem que não engordam. Primeiro, nenhum alimento vai te engordar sozinho, de forma isolada. Tudo depende do momento em que você come, da quantidade, do resto de todo o seu dia… Mas se exagerar na quantidade e não ficar atento ao rótulo, poderá comer mais açúcar do que imagina. Tem barra de cereal que é melhor comer um chocolatão mesmo e ser feliz…

Pessoal, esses são apenas alguns itens em que o açúcar está camuflado. Eu espero que essas informações te ajudem de alguma maneira.

Uma ótima semana, galera!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Melina G. Carpenedo - 2 de agosto de 2016  10:42 Responder

    Olá! O que fazer para sair desse ciclo? Para conseguir sair desse vício já que o corpo se acostuma com essa sensação de prazer e parece que precisa todo dia de um doce sempre e mais e mais?

    • por giovana - 3 de agosto de 2016  11:13 Responder

      Olá Melina,

      Primeiro é preciso trabalhar sua mente para que você encontre uma motivação maior em sua vida que te faça querer parar de verdade com esses hábitos. Depois de fortalecer esses pensamentos, é preciso criar alternativas para que você consigo reduzir ou abandonar o vício por açúcar. Quanto mais comemos, mais queremos. É preciso tomar uma atitude consciente, por isso acho que o primeiro passo é cuidar da mente e entender o porquê disso acontecer com você.
      Espero ter te ajudado!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.