A verdade sobre os suplementos para emagrecer

Você realmente precisa de suplementos para perder peso?

No post de hoje vou desmistificar tudo isso e provar que NÃO, você não precisa gastar seu dinheiro a toa.

A indústria do “desespero”

Aposto que você conhece alguém com uma história frustrante sobre perda de peso. Após muitas tentativas e frustrações, é comum que a pessoa busque por algo “fácil” e rápido diante do desespero que sente.

O ser humano é imediatista. Definitivamente não têm paciência com o processo… Já quer o resultado final. Mas pensar dessa forma pode custar caro, tanto para o bolso quanto para a saúde.

O desespero das pessoas em busca do emagrecimento enriquece uma indústria que fatura bilhões de reais as custas da saúde alheia. Muitos dos programas e produtos disponíveis fazem promessas questionáveis (eu diria que até cômicas), mas vendem.

Se parece bom demais para ser verdade…

Desconfie. A “indústria da perda de peso” faz promessas sedutoras e alegações boas demais para serem verdade. Entendo a esperança que sente ao ler todas essas promessas, sem a necessidade da mudança de hábito. Mas a verdade é que isso NÃO EXISTE. Você pode bufar, suspirar e torcer o nariz ao ler isso, mas para perder peso COM SAÚDE a longo prazo VOCÊ PRECISA MUDAR SEUS HÁBITOS.

O processo deve ser leve

Deixe para trás a ideia de que esse processo deve ser torturante. Isso não é verdade. Você não vai (e nem deve) passar fome. Basta ter uma estratégia que funcione para o seu estilo de vida e encaixar os alimentos certos. Mas sim, você precisará fazer escolhas melhores e diferentes do que está acostumado.

Não espere resultados diferentes se faz as mesmas coisas.

Como recebo muitas perguntas a respeito dos “suplementos naturais que emagrecem”, resolvi fazer um resumo para vocês terem uma ideia da verdade por trás dos estudos!

Café verde

Alegações:

  • Contém ácido clorogênico, substância que inibe a liberação de glicose e acelera o metabolismo.
  • Possui menos cafeína que o café, por isso não causa ansiedade.
  • Possui antioxidantes e pode ser bom para diabéticos, por estabilizar os níveis açúcar no sangue.

O que a ciência diz: um estudo em humanos mostrou que o extrato de café verde teve um efeito anti hipertensivo em pessoas com pressão alta leve. Um estudo em ROEDORES mostrou um efeito inibitório do ácido clorogênico na glicose. As alegações a respeito de diabetes provavelmente são baseadas no estudo sobre CAFÉ, e não café verde.

Conclusão: evidência limitada. Os estudos feitos em humanos são poucos e as amostras pequenas. Nenhum estudo vincula o café verde a perda de peso e quanto a questão da pressão arterial, o efeito foi leve. Aposto que fazendo uma dieta equilibrada, terá resultados muito melhores.

Glucomanano

Alegações: este suplemento a base de fibra solúvel enche como uma esponja dentro de você e assim, faz comer menos.

O que a ciência diz: um estudo randomizado, duplo-cego, mostrou que essa substância melhorou o perfil lipídico no sangue e os níveis de glicose em diabéticos.

Um estudo de 2008 mostrou que indivíduos que não fizeram mudanças no estilo de vida, notaram aumento da saciedade com o glucomanano, mas não houve perda de peso significativa.

Conclusão: embora o glucomanano possa, de fato, reduzir o apetite, você precisa alterar de verdade a quantidade de alimentos que consome e escolher corretamente O QUE consome para perder peso. Não faz milagre, mas pode ajudar a aumentar a quantidade de fibras da dieta de pessoas que não consomem vegetais e alimentos integrais. Para fazer efeito é preciso ingerir muita água, hein!

Manga africana

Alegações: reduz a gordura corporal e controla colesterol.

O que a ciência diz: as alegações a respeito desse suplemento são baseadas em estudos sobre um extrato da semente de manga africana chamada IGOB131. Um estudo sobre isso mostrou uma perda de peso significativa em pessoas que consumiram o suplemento por 4 semanas, embora A GORDURA CORPORAL NÃO TENHA MUDADO, apenas o peso.  Segundo o ConsumerLab.com, esse estudo foi financiado por um fabricante do suplemento.

Conclusão: apesar das promessas, faltam estudos que comprovem a ação do suplemento. Além disso, perder peso na balança pode indicar que você reduziu APENAS a quantidade de ÁGUA do seu corpo, e não perdido gordura de verdade, algo que não é interessante.

Você precisa de um milagre?

A questão é a seguinte: como o próprio nome diz, tudo isso é SUPLEMENTO, algo a mais que pode ajudar. Para uma mudança efetiva na saúde, você PRECISA cuidar do que coloca dentro do corpo. Precisa se movimentar, dormir bem, cuidar da cabeça, da qualidade dos seus pensamentos.

Isso não acontece do dia para a noite. É um processo. Uma construção e, ás vezes, leva uma vida. Mas vale a pena. Envelhecer com saúde e qualidade de vida não tem preço. Já esses suplementos…. O preço é alto e não dão resultado sem um esforço de sua parte.

Conte comigo!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.