Torta de ricota com legumes sem glúten

Olá pessoal!

Não é todo mundo que curte comer verduras e legumes (se você é uma dessas pessoas, pode ter certeza que não está sozinha). Mas que tal uma torta com tudo junto e misturado?

Nenhum alimento é insubstituível, portanto se você já tentou mil maneiras de incluir algo em sua alimentação que considera indispensável, fique calmo (a). Há muitas formas de se obter os mesmos nutrientes de outras fontes. Porém uma coisa é certa: verduras, legumes e frutas são a base para uma alimentação saudável. Para te ajudar vou compartilhar uma receita que fez o maior sucesso e uma forma de introduzir verduras e legumes na sua alimentação de uma maneira sutil e deliciosa (sem traumas).

Nota sobre o glúten

Você deve estar se perguntando sobre a questão do glúten (aposto!): – ” Se não tenho problemas com o glúten, posso usar farinha de trigo integral?”. Claro. Poder você pode tudo. Mas deve? Olha só, atualmente acompanho diversos casos de pessoas com sérios problemas digestivos que até então não tinham explicação. Com a retirada PARCIAL do glúten (isso quer dizer que essa proteína não foi TOTALMENTE excluída da alimentação, mas sim REDUZIDA) sentiram uma melhora considerável dos sintomas que apresentavam anteriormente como episódios de diarreia e constipação, formação de gases ou algum tipo de desconforto estomacal.

A taxa de incidência de uma condição chamada Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca vem aumentando  há alguns anos. Pessoas sensíveis ao glúten não apresentam a mesma gravidade de sintomas que um indivíduo com a doença celíaca. O nível de sensibilidade varia e por isso uma pessoa pode tolerar mais certos alimentos com glúten que outras. Os sintomas apresentados são muito variados e na maioria das vezes não são relacionados a alimentação e, infelizmente, tratadoa de maneira incorreta. Já vi pessoas com crises de enxaquecas terríveis que tomaram todos os tipos de remédios propostos pela medicina ortodoxa sem o menor efeito que ao retirarem o glúten da alimentação em algumas refeições já sentiram diferença.

Portanto, faça o teste. Experimente trocar a farinha de trigo por outras sem glúten em algumas preparações. É sempre bom variar ingredientes para que o corpo trabalhe com outros estímulos!

Anote a receita, faça e depois me conta se alguém que não gostava de algo começou a comer depois dessa torta maravilhosa!

Super torta de legumes sem glúten

Vou colocar as quantidades e o recheio que utilizamos nessa receita, mas se quiser algo menor reduza as quantidades. Você pode variar as verduras e legumes do recheio. Use a criatividade!

Rendimento: 9 pedaços quadrados de 200g, aproximadamente.

Para a massa:

  • 2 a 3 ovos
  • 3 xícaras (chá) de farinha (usamos 2 xícaras dessa mistura de farinhas sem glúten da Vitalin – para ver o produto clique AQUI – e 1 xícara da fécula de batata. Pode variar as farinhas, mas use 3 xícaras, certo?)
  • 1 xícara (chá) (250 ml) de leite (de vaca ou vegetal)
  • 1 xícara (chá) (250 ml) de óleo, azeite ou óleo de coco
  • 1 pitadona de sal
  • 50 gramas de queijo tipo parmesão
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó (1 tampa medidora do pó royal)

Recheio (pode trocar os ingredientes)

  • 400 gramas de ricota fresca
  • folhas de escarola cozida bem picadinhas
  • 2 cebolas picadas
  • vagem picada (já cozida)
  • pimentão vermelho picado (cru)
  • 1 filé de peito de frango cozido desfiado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • uma pitada de sal
  • ervas frescas ou desidratadas: coloque as que mais gostar, tipo manjericão, alecrim, orégano, salsinha, cebolinha… etc!)

Modo de preparo

1) Para a massa, misture todos os ingredientes MENOS o fermento em pó. Pode usar a batedeira! Como não tinha no dia, foi no braço mesmo… Assim aproveita e faz uma musculação (rs)!

2) Quando formar uma massa bem homogênea, pare de bater e acrescente o fermento. Bata mais até misturar tudo. Reserve.

 

 

3) Agora vamos ao recheio: em uma tigela misture tudo com a ricota amassada. Acrescente a massa e misture tudo! Mistura bemmmmm…

4) Despeje a mistura em uma fôrma untada com óleo ou azeite e polvilhada com farinha. Salpique mais parmesão ralado por cima para gratinar e pode decorar como quiser. Nesse dia tinham uns tomatinhos-cereja sobrando na geladeira e eles viraram os enfeites da torta.

5) Leve ao forno pré-aquecido a 290 graus nos primeiros 10 minutos ou até a massa crescer um pouco. Depois baixe a temperatura para 210 graus e deixe por mais 20 a 30 minutos ou até dourar. Agora vem o melhor truque: coloque um pano por cima da torta logo que tira-la do forno. Isso deixará sua textura irresistível. Deixe alguns minutos e prontooo!

Nesse momento não me aguentei e já lasquei um pedaço…

Depois me conta o que achou e se ajudou alguém a comer mais legumes….

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.