Será que goji berry emagrece mesmo? Saiba mais sobre esta frutinha!

Olá pessoal!

Há algum tempo vi uma propaganda em uma rede social  de um extrato de goji berry que prometia emagrecer milagrosamente. Diante de tantas promessas da poderosa frutinha, as pessoas passaram a procurar  e a pagar qualquer preço por ela (e que preço!! Já vi loja vendendo 100 gramas de goji berry por 70 reais!). Mas será que essa história é verdade?

A goji berry é uma frutinha proveniente do sul da Ásia e ficou conhecida recentemente no Brasil com a promessa de ajudar no emagrecimento. Porém, não é bem assim pessoal (não acreditem em tudo que lê por aí!). A goji berry é um alimento rico em nutrientes sim, mas não é milagroso e deve fazer parte de uma dieta balanceada.

Goji berry desidratada

 

Ela possui um alto poder antioxidante (para se ter uma ideia, goji berries podem ter até 5 vezes mais poder antioxidante que as blueberries!!)  e por isso, tem a capacidade de prevenir o desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes e aterosclerose. Diferente de outras frutas, as goji berries possuem 18 aminoácidos, sendo 8 deles essenciais para nosso organismo (uma porção de goji berry pode fornecer até 6 gramas de proteína!). Os aminoácidos formam as estruturas das proteínas, por isso são tão importantes em nossa alimentação. Nós não produzimos os aminoácidos essenciais, por isso devemos obtê-los por meio dos alimentos e o goji berry pode ser um deles =D

Goji berries frescas

Curiosidade a respeito dessa frutinha: elas são uma parte importante da medicina tibetana e são utilizadas a mais de dois mil anos como uma forma natural de tratamento para problemas nos rins, fígado e para “limpar” o sangue, auxiliando o organismo na eliminação de toxinas.

Também são utilizadas para tratar problemas oculares (contêm zeaxantina, antioxidante que tem como uma das principais funções proteger a retina dos olhos. Você já ouviu falar em degeneração macular? É um transtorno que afeta a visão, principalmente após os 60 anos. Pode ser evitada com uma dieta rica em antioxidantes! ), problemas de pele, insônia,  e doença hepática.  As frutinhas de cor avermelhada também fornecem altos teores de vitamina B, que participam do metabolismo energético (mais energia e bom humor!).

Como vocês podem ver, a goji berry é sem dúvida um alimento especial, mas um pouco desconhecido. Muitos de seus componentes ainda não foram estudados, porém alguns fitoquímicos já foram demostrados em pesquisas com a fruta. Entre eles a betaína, um fitonutriente com a capacidade de te deixar mais calmo (a), melhorar a sua memória, ajudar no crescimento muscular e ainda auxiliar na redução da gordura acumulada no fígado,evitando assim o desenvolvimento de doenças hepáticas. Também fortalece o sistema imunológico, já que possui uma alta concentração de vitamina C. As goji berries também podem ajudar no sono, pois são ricas em magnésio e tiamina (vitamina B1), nutrientes necessários para uma boa noite de descanso.

Aqui no Brasil você encontra a goji berry desidratada e pode ser adicionada a outros alimentos como iogurtes, cereais, sucos ou sozinhas no lanche da tarde. Mas fique de olho na quantidade: 100 gramas da fruta desidratada fornecem cerca de 250 calorias. Tudo depende da quantidade… Falando em quantidade, qual seria a ideal?  As pessoas estão exagerando no consumo de vitaminas, antioxidantes, etc. Olha só, os radicais livres também têm suas funções em nosso organismo, entre elas a reação inflamatória fisiológica.

O excesso de radicais livres é que pode nos prejudicar… Precisamos cuidar da alimentação, pois o que comemos pode aumentar a quantidade de radicais livres; o ar que respiramos na cidade também aumenta a quantidade de radicais livres… Então preciso tomar vitaminas? Depende! Se sua alimentação for ruim, pode ser que sim. Mas isso não quer dizer que você deve tomar por conta própria. Apenas um profissional pode indicar os suplementos adequados para o seu caso! A quantidade recomendada para se obter todos os benefícios das gojis é de 1 a 3 colheres de sopa por dia. Mas isso pode variar também, depende da pessoa. Essa é um recomendação geral, ok?

Resumindo pessoal: a fruta realmente possui efeitos muitos benéficos a saúde, mas não é mágica! Ela deve fazer parte de uma alimentação equilibrada, saudável e diversificada. Outro ponto importante: os benefícios dos alimentos não aparecem de um dia para o outro, por isso, tente comer bem, com qualidade, SEMPRE! Dê esse presente a si mesmo… Seu corpo merece o melhor!

Suco de goji berry para uma boa noite de sono: 1/2 copo de goji berries desidratadas + 1 copo de suco de maracujá + 1 xícara de chá de hortelã (faça o chá normalmente e deixe esfriar) + 1 colher (chá) de mel. Bata tudo e beba 30 minutos antes de dormir…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

4 Comentários

  1. por Muriel Keller - 25 de julho de 2014  16:45 Responder

    Olá, adoro a goji, realmente faz um bem danado pra saúde!! Como com minha família a marca do emporium sim sim, bem doce e grande o goji, parece uva -passa. Consegui perde 10 kgs em 2 meses, e meu colesterol baixou tbm, acho que são as fibras e a vitamina c contida na fruta. bjos

    • por giovana - 28 de julho de 2014  16:54 Responder

      Muito bom Muriel! Fico feliz em saber... Abraços, Giovana Morbi

  2. por Manuel Costa - 29 de outubro de 2014  15:40 Responder

    Oi, Giovana. Curto muito suas dicas na Transamérica e as informações do site. Com relação ao Goji Pro, vou fazer um teste. Comprei as cápsulas e gostaria de saber se você tem uma dica legal de como utilizá-las. Vejo muitos comentários de pessoas que tomam uma antes das principais refeições, ou 2 pela manhã e 2 à noite, entre outros. Se puder me ajudar, agradeço demais. Aliás, fiz seu sal de ervas e realmente é ótimo. Adoro comida bem temperada, com coentro, salsa, pimenta, etc., e estava procurando uma forma de fugir do sódio. Valeu mesmo. Grande abraço e saiba que aqui tem um admirador do seu trabalho. Obrigado.

    • por giovana - 3 de novembro de 2014  14:06 Responder

      Oiiii Manuel! Poxa, fiquei muito feliz!!! É muito gratificante receber uma mensagem como a sua... Obrigada! =D
      Então, eu não sei te dizer como utiliza-las porque teria que saber quantos miligramas tem em cada cápsula, a composição do produtos... Depois me passe para que eu tente te ajudar.
      Com amor e saúde,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.