Reeducação alimentar: qual o melhor iogurte para você?

Olá pessoal!

 Hoje o post faz parte da série “REEDUCAÇÃO ALIMENTAR”.  Posso afirmar para vocês com toda certeza por minha experiência em consultório que dietas restritivas, em que um nutriente (como o carboidrato, por exemplo) é retirado, não são sustentáveis. Este tipo de “dieta radical” leva a uma perda de peso rápida, porém peso é diferente de COMPOSIÇÃO CORPORAL. O seu peso nada mais é que a soma de TODO o seu corpo, formado pela massa magra, massa gorda e água. Portanto, a perda de peso que ocorre no início de uma dieta restritiva nada mais é que água e, em alguns casos, músculo. Perder músculos não é interessante para quem deseja emagrecer, pois quanto menos músculos, menos calorias são queimadas. Logo, seu metabolismo basal (calorias que você gasta para manter seu corpo funcionando) fica mais lento, e o efeito é o reverso do que o desejado. Pois bem… Eu falei tudo isso para conscientiza-los da importância de uma reeducação alimentar. Este processo leva tempo e os resultados demoram mais para aparecer, mas são DEFINITIVOS. Ao se reeducar, você adotará um novo estilo de VIDA, com maior bem-estar físico e psicológico.

Aliás, o fator psicológico é decisivo em todo este processo. O indivíduo deve estar certo do seu objetivo e trabalhar sua ansiedade, afinal o imediatismo nada mais é do que um reflexo da ansiedade. As pessoas querem fórmulas mágicas para emagrecer, mas e a saúde? Como seu corpo estará daqui 20 ou 30 anos? Adotar um estilo de vida saudável é demostrar amor próprio. Você se ama? Então se cuide! Começando pelo mais importante: sua alimentação.

Minha missão como nutricionista é orientar meus pacientes (e leitores!) sobre a escolha dos melhores alimentos. Quando você vai ao supermercado e está decidido (a) a começar um novo estilo de vida, deve ficar zonzo (a) com tantas opções! As embalagens chamam a atenção do consumidor, que muitas vezes acaba escolhendo a mais “bonitinha” e se esquecem de olhar o mais importante: o rótulo! Confesso que esta não é uma tarefa fácil… As letras são minúsculas e a porção do rótulo confunde muito… Afinal, quanto seria ¾ de xícara?

Mas ler os rótulos é muito importante para sua saúde, afinal o que você está colocando dentro do seu corpo?

Um alimento muito comum na rotina alimentar da maioria das pessoas é o iogurte. E com o crescimento do mercado de alimentos saudáveis, as ofertas de produtos aumentaram. Mas como escolher o melhor iogurte? Veja, isso depende muito do objetivo de cada um. Posso dizer “Esse iogurte é o melhor!”… Melhor pra quem? Para quem quer perder peso? Para quem quer engordar? Para quem quer aumentar a massa muscular? A nutrição não é uma ciência exata, e o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra. Vou explicar para vocês um pouco sobre cada tipo de iogurte e suas indicações. Acompanhe!

Para quem quer emagrecer

 Se seu objetivo é perder peso, procure opções com menos carboidrato, menos gordura e mais proteína. Contar calorias não é uma boa forma de emagrecer, mas não devemos achar que isso não importa, afinal se você comer mais calorias do que gastar, certamente não perderá peso. Portanto, se seu objetivo é emagrecer opte pela versão desnatada ou pelas versões lights dos produtos. Para garantir que o iogurte não prejudicará sua dieta, evite consumir os iogurtes com adição de açúcar, gel ou polpa de frutas concentradas, pois são mais calóricos. Uma ótima opção são os iogurtes naturais desnatados, pois oferecem menos calorias e uma menor quantidade de gordura. Se não gostar muito do sabor azedinho, adoce com um pouquinho de mel ou adicione frutas frescas picadas. Outra opção para a turma que quer perder peso são os gregos lights que apareceram no mercado recentemente com força total!

 Sorvete feito com iogurte natural desnatado: delicioso e muito light!

Para quem quer engordar

Se você quer ganhar peso (e não tem o colesterol alto) os iogurtes integrais ou gregos tradicionais são ótimas opções. Oferecem muitas calorias, muita proteína e uma boa quantidade de gordura. O iogurte grego tradicional, por exemplo, oferece uma quantidade maior de proteína e quase o dobro de gordura que um iogurte convencional, o que garante mais sabor e uma consistência mais cremosa. Portanto é indicado para quem tem um gasto calórico elevado, para quem quer ganhar peso ou crianças.

 

Para crianças

As melhores opções para a criançada é a versão integral ou com frutas. Mas deve-se tomar cuidado com os ingredientes. Dê uma olhada no rótulo e veja se não há a presença desses xaropes de glicose ou corantes, substâncias que podem levar ao desenvolvimento de alergias nos pequenos. Outra questão importante: não confunda sobremesa láctea com iogurte. O iogurte é feito integralmente com o leite e oferece todos os benefícios deste alimento, enquanto a bebida ou sobremesa láctea é feita apenas com o soro do leite, onde está concentrada a maior quantidade de gordura e proteína. As sobremesas lácteas, em especial, fornecem uma grande quantidade de gordura, pois geralmente levam creme de leite, açúcares simples, leite em pó integral, aromatizantes artificiais e corantes em sua composição. OBSERVAÇÃO: mamães, não ofereçam iogurte aos seus filhos ou sobremesas lácteas após as refeições, pois o cálcio atrapalha a absorção de ferro, e com isso, desenvolver uma anemia ferropriva, ok?

Cuidado com os corantes!

Para quem está com colesterol alto

Quem apresenta o colesterol alto, deve consumir a versão desnatada, com menos gordura. Para deixar o alimento mais saboroso e ainda ajudar a controlar o colesterol, você pode enriquecer o iogurte com 1 colher de sopa de aveia e frutas. Consuma no café da manhã ou lanche da tarde.

 Para os intolerantes a lactose

Hoje a opções de iogurtes sem lactose ou iogurte de soja para as pessoas que apresentam intolerância ao açúcar do leite ou para pessoas que sentem algum desconforto ao consumi-lo. Também é fonte de proteínas, vitaminas e minerais. O cálcio e os lactobacilos presentes no iogurte proveniente do leite de vaca devem ser acrescidos nos produtos comercializados à base de soja.

  Danúbio sem lactose

 

Linha de iogurtes a base de soja e enriquecidos com cálcio

Para os diabéticos

Os diabéticos devem escolher as versões sem açúcar e desnatadas, já que precisam controlar o peso. Deve-se apenas tomar cuidado com os iogurtes desnatados com pedaços ou polpa de frutas, pois a frutose mesmo sendo o açúcar natural das frutas, também eleva a glicemia. Portanto, indico o iogurte natural desnatado ou iogurtes com 0% de gordura e sem açúcar (os iogurtes lights) para este público.

Boa combinação para os diabéticos: frutas com baixo índice glicêmico (morango e kiwi) + iogurte natural desnatado!

Por que devo consumir iogurte? 

É um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, cálcio, vitaminas e lactobacilos, que auxiliam o bom funcionamento do intestino, melhorando a flora intestinal e a absorção de nutrientes pelo organismo. Dessa forma, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Em geral, são bem tolerados pelos intolerantes à lactose, pois o açúcar do leite é digerido por suas bactérias “do bem”.

Quanto de iogurte devo consumir por dia?

Em média, de duas a três porções de leite e derivados são recomendadas. Pode fazer parte do seu lanche da tarde ou do seu café da manhã.

Espero que gostem e que esse post te ajude de alguma maneira!

 Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

34 Comentários

  1. por Bruna Barreto - 30 de junho de 2014  20:27 Responder

    Ola, tenho uma duvida nas recomentacoes do uso do iogurte vcs citam o uso do grego e mais tenho recomendacoes de endocrinos q mesmo com a baixo teor de gordura podem conter muito carboidrato ate 30 g por porcao.. O q devo fazer como oí nao????

    • por giovana - 1 de julho de 2014  20:06 Responder

      Oi Bruna! Você deve olhar os rótulos e procurar pelas melhores opções. Quanto menos ingredientes e menos carboidrato, melhor! Vai chegar uma marca em São Paulo com um iogurte grego de excelente composição chamada Yorgusgrego que atenderá todas estas expectativas. Super beijo!

  2. por vagner - 15 de janeiro de 2015  14:18 Responder

    Muito obrigado! Realmente ajudou a decidir, vou ler outros artigos seus.

    • por giovana - 20 de janeiro de 2015  15:13 Responder

      Obrigada Vagner, fico muito feliz!

      Grande beijo,
      Giovana Morbi

  3. por deijane - 28 de janeiro de 2015  11:59 Responder

    bom, ate hoje não encontrei melhor que iogurte da marca betania, desnatado, contém 9g de carboidratos e 6g de proteína no pote de 170g, meu intestino ficou bem regular, adoro ele, apesar deu ter problemas com lactose, ele deu certo. Sem falar no precinho maravilhoso, tomo sempre ele junto com chia ou aveia com adoçante. #SUPER RECOMENDO#

    • por giovana - 31 de janeiro de 2015  12:19 Responder

      Oiii Deijane!!

      Nunca vi essa marca... Que legal! Vou procurar... Valeu pela dica =D

      Beijão,
      Giovana Morbi

  4. por Juliana - 25 de fevereiro de 2015  10:36 Responder

    Oi Gi!!! Quero muito perder gordura abdominal e comprei ontem um iogurte grego semidesnatado light. Eh o correto ou deve ser totalmente desnatado?? Bjus.

    • por giovana - 25 de fevereiro de 2015  11:34 Responder

      Ju,
      Pode tomar o semi!!

      Beijão,
      Giovana Morbi ♥

  5. por Nirian Silva - 28 de fevereiro de 2015  22:35 Responder

    Boa Noite Giovana!

    Passei a te conhecer através da Rádio vida e comecei a te acompanhar. Dei inicio a uma dieta combinada com atividades físicas para perder peso, é pouco peso, mais gordura localizada e ainda não passei com uma nutricionista pra iniciar reeducação alimentar. Enquanto isso, gostaria de saber uma dica sua. Vou ao supermercado e é tão difícil encontrar coisas saudáveis e com poucas calorias. Na verdade queria saber na hora de comprar qualquer coisa como pão, Iogurte, biscoito integral, o que devo me atentar no rótulo, as calorias ou as gorduras, carboidratos, açúcar e sódio, ou a junção de td isso? algumas pessoas me falam em calorias e outros me falam pra não me atentar a isso e sim ao rótulo. Fico na dúvida.

    • por giovana - 2 de março de 2015  12:56 Responder

      Oi Niriam!
      O que você deve olhar no rótulo em primeiro lugar são os ingredientes. Se tiver MUITOS ingredientes com aqueles nomes esquisitos, repense sua escolha. Quanto menos ingredientes, melhor! Sempre priorize a qualidade dos alimentos, mas tenha tem mente que comer mais do que gasta ainda engorda. Por isso, coma com QUALIDADE e CONSCIÊNCIA e BOM SENSO. Assim não tem erro!

      Um super beijo,
      Giovana Morbi ♡

  6. por Sheyene Figueiredo - 21 de março de 2015  17:16 Responder

    Boa tarde! Estou em processo de reeducação alimentar e a minha nutricionista me orientou comer iogurte 0 gordura com aveia. Seu post me ajudou muito! Parabéns pelo seu trabalho! Att.

    • por giovana - 21 de março de 2015  20:15 Responder

      Boa orientação da sua nutricionista lindona! Um beijão, Giovana Morbi

  7. por Magda - 10 de junho de 2015  10:26 Responder

    Q site mais lindo e funcional.
    Obrigada pelo trabalho, neste post eliminei várias duvidas.

    • por giovana - 15 de junho de 2015  9:50 Responder

      Oi Magda! MUITO obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em ajudar! Um beijão, Giovana Morbi

  8. por cassandra - 27 de agosto de 2015  10:46 Responder

    Qual sua opiniao sobre o iogurte grego da danone, para crianças de 2 anos?

    • por giovana - 31 de agosto de 2015  8:45 Responder

      Oi Cassandra!

      Não aconselho. Acho melhor bater um iogurte mais natural com alguma fruta. Quanto mais tarde você introduzir alimentos industrializados, melhor. Beijão linda!

  9. por Fernanda - 9 de outubro de 2015  21:57 Responder

    Obrigada pela dica, adorei!! Ficou tudo mais fácil agora!! Parabéns...

    • por giovana - 14 de outubro de 2015  9:20 Responder

      Oi Fe,
      Que bom que gostou, linda!
      Um beijão,
      Giovana Morbi

  10. por Milena - 11 de abril de 2016  14:34 Responder

    Olá. Sou diabética tipo 1. Gostaria de saber se posso consumir um iogurte da vigor que é adoçado com xarope de glicose, mas é o ingrediente que está em menor quantidade, por estar no final da descrição dos ingredientes.

    • por giovana - 11 de abril de 2016  15:27 Responder

      Oi Milena,

      Pode sim!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  11. por [email protected] - 13 de maio de 2016  15:05 Responder

    Olá nutri...tenho uma filha de três anos, se alimenta super bem... Porém está com colesterol super alto o que tem me preocupado bastante e estou com muita dificuldade de encontrar uma nutri infantil aqui onde moro... O iogurte pra ela já entendi que deve ser sem gordura certo? Queria saber se existe alguma receita caseira sem gordura e se pode me passar....beijos e parabéns pelo lindo trabalho!!!!

    • por giovana - 16 de maio de 2016  13:54 Responder

      Olá Vanda!

      Tudo bem, linda?

      Primeiro: o colesterol é genético ou ela está acima do peso?
      Geralmente, o aumento do colesterol não tem tanto a ver só a gordura e também com o alto consumo de carboidratos refinados da dieta, como bolachas, pães, etc. Como você disse que ela se alimenta bem, creio que não seja o caso. Vou colocar pra você a receita de um iogurte caseiro, ta? Pode deixar!!

      Um beijão enorme,
      Giovana Morbi

  12. por Ari - 4 de outubro de 2016  22:48 Responder

    Oi, pra quem tem colesterol e está em dieta pra reduzir, o iogurte integral deve ser evitado?

    • por giovana - 5 de outubro de 2016  12:37 Responder

      Olá Ari,

      Eu diria que não. No iogurte integral alguns nutrientes importantes são mantidos na composição, por isso tem muitos casos em que é interessante mante-lo na dieta. Acho que vale a pena evitar outros tipos de gordura, como excesso de óleo vegetal na comida e excesso de produtos industrializados, por exemplo, e manter o integral. Mas depende, viu? Vai depender dos outros elementos da dieta. Tudo é uma questão de equilíbrio ao longo do dia.

      Beijão,
      Giovana Morbi

  13. por Juliana oliveira - 15 de outubro de 2016  9:07 Responder

    Oi meu nome é Juliana Oliveira , eu tenho colesterol alto e gordura no fígado preciso fazer uma dieta, e eu estou tomando o iogurte itambe fit ele é recomendado ou não?bjssss

  14. por Pricila - 19 de janeiro de 2017  7:20 Responder

    Oi nutri bom dia, estou começando agora uma reeducação alimentar e quero emagrecer fui ao endocrinologista e ele me passou uma dieta de 1.200 calorias. Só que tá difícil justamente por não saber com escolher...Sou tolerante a lactose e estou tomando o iogurte de soja da naturista estou certa.. qual o melhor para mim?

  15. por Pricila - 19 de janeiro de 2017  7:23 Responder

    Nutri quero saber se devo procurar uma nutricionista tbm?

  16. por Pricila - 19 de janeiro de 2017  7:27 Responder

    Me indica um iogurte que seja zero lactose e zero açúcar..? O de soja tem açúcar da naturis? Que dúvida nutri me ajude

    • por giovana - 30 de janeiro de 2017  11:19 Responder

      Linda, compre algum iogurte sem lactose. Melhor do que o de soja!

  17. por jeane alves miranda - 2 de fevereiro de 2017  9:59 Responder

    oi giovana fiz recente uma reduçao de estomago fico as vezes sem saber que tipo de biscois posso comer me ajuda.

  18. por Pedro Eduardo - 30 de abril de 2017  9:41 Responder

    Tem o melhor tempo para fazer planos para o futuro
    e é tempo para ser feliz. Tenho ler este post e se eu pudesse eu desejam sugerir-lhe alguns coisas
    interessantes ou dicas. Talvez poderia escrever próximos artigos referindo-se a este artigo.
    Eu quero ler mais coisas nele!

  19. por Marlene - 11 de outubro de 2017  8:57 Responder

    Oi Giovana,o que vc me diz sobre o yogurte de Kefir?

    • por giovana - 16 de outubro de 2017  15:07 Responder

      Super saudável! Faz maravilhas a saúde!

  20. por Geisiani - 5 de abril de 2019  11:27 Responder

    Ola adorei seu post, gostaria de tira uma duvida comecei a tomar o iogurte cafe da manha da Activia pois comecei uma reeducação alimentar geralmente eu não tomar café da manha, agora que comecei com o iogurte pode me dizer se é o mais indicado?

    Grata

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