Doce de Abóbora Light: como pode ajudar no emagrecimento?

Olá pessoal!

Se você sente dificuldade para emagrecer porque gosta de um prato cheio, com bastante volume, a abóbora pode te ajudar a afinar a silhueta, sabia?

Os benefícios da abóbora

A abóbora oferece poucas calorias, cerca de 20 a 40 calorias em 100 gramas dela cozida, e por isso você pode comer bastante sem aumentar muito a quantidade de calorias da refeição. Além disso, 95% de sua composição é água e oferece uma boa quantidade de fibras, o que te proporcionará muita saciedade.

 A abóbora tem diversos nomes e formatos. As mais conhecidas são a moranga, com formato redondo, a japonesa com casca verde-escura e a pescoço, com um formato mais alongado. A polpa oferece praticamente os mesmos nutrientes. Sua cor alaranjada mostra sua quantidade elevada de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A no organismo, excelente  para o sistema imunológico e para saúde das células, que passam a se defender melhor dos radicais livres. Isso sem falar no bronzeado que você vai ficar quando chegar o verão! Butternut-Squash

 Outro nutriente que faz da abóbora um super alimento é a curcubicina, que harmoniza o organismo especialmente da mulher, pois favorece a produção dos hormônios femininos. E vocês sabem que hormônios em ordem colaboram para deixar a mulher bonita e feliz!

 E por falar em humor, ela também tem triptofano, substância que favorece a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. É ótima para ser consumida como uma leve fonte de carboidratos no período noturno, pois além da quantidade desse nutriente ser baixa, o que não prejudicará a queima de gordura corporal, ela possui um leve efeito termogênico que aumentará sutilmente o seu gasto calórico.

Como usar a abóbora?

Por ser um alimento muito versátil, você pode fazer diversas preparações com a abóbora, como em refogados e assados, pode substituir a batata em um purê para uma dieta com menos carboidratos, cozida e assada com a casca (fica simplesmente deliciosa) ou gelada na salada.

abóbora assada

E agora, especialmente para você, a receita de um delicioso doce de abóbora light, que além de ser muito bom, tira a fissura por doce com poucas calorias e proporciona saciedade. Anote a receita!

Doce de abóbora light

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo, açúcar de coco ou adoçante próprio para cozinhar
  • 3 cravos-da-índia
  • Canela em pau a gosto (opcional)
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 Kg de abóbora sem casca em cubos
  • Coco ralado grosso (opcional)

Modo de preparo

Leve o açúcar ao fogo com o cravo, a canela e a água. Deixe formar uma calda rala e junte a abóbora. Cozinhe em fogo baixo e pingue água até cozinhar a abóbora e a calda engrossar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Salpique o coco ralado por cima e sirva gelado.

Espero que gostem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Eduardo Ferreira - 22 de dezembro de 2013  18:59 Responder

    Olá Giovana tudo bem?
    Minha noiva está com urticaria . Tem algum alimento que ajuda no processo recuperativo?
    Muito obrigado .

    • por giovana - 6 de janeiro de 2014  17:57 Responder

      Eduardo, a urticária é uma reação alérgica que pode até ser provocada por algum alimento. Aconselho que ela faça uma alimentação sem glúten, lactose, café, carne vermelha e produtos industrializados até que se recupere. É importante consumir muito líquido. Espero ter ajudado. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.