Quero emagrecer. Por onde começar?

Olá pessoal! Estou aqui hoje para dar algumas dicas práticas que deixarão sua vida mais light!

Recebo muitas perguntas de pessoas que querem emagrecer e não sabem o que fazer. Como já disse aqui, é difícil dar uma resposta muito objetiva para essa pergunta, pois para isso eu precisaria analisar minunciosamente todos os detalhes dos hábitos alimentares da pessoa, fazer avaliação de suas medidas para traçar objetivos e assim elaborar um plano alimentar viável, ou seja, que ela consiga manter em sua rotina. Porém, com algumas dicas básicas você poderá começar a modificar sua alimentação e ter bons resultados.

Vamos começar pelas compras de mercado. Organizar sua lista de compras do mercado é o primeiro passo para mudar sua rotina alimentar. Você deve ter critérios ao escolher os produtos que levará para casa. Siga algumas sugestões que vão ajudar:

1) Tente ir ao mercado em um dia mais calmo, ou um horário em que o mercado não está cheio. Isso evitará aquela ansiedade de pegar logo qualquer coisa e ir embora.

2) Nunca faça compras de mercado com fome. Reparou como qualquer coisa fica mais apetitosa quando estamos com fome?

3) Fuja das seções de doces, salgadinhos, guloseimas. Transite apenas pelas zonas que te interessam, pegando somente o que está em sua lista.

4) Escolha hortaliças e frutas da estação, pois além de serem mais baratas, são fáceis de achar e mais nutritivas.

Se você fica em dúvida entre produtos light e diet , vou resolver isso para você:

– Os produtos diet têm eliminação de um dos seus componentes e destinam-se à pessoas que fazem dietas especiais, como diabéticos, hipertensos ou controle de colesterol, aminoácidos, etc. Os produtos light têm redução mínima de 25% em algum de seus nutrientes (como gordura ou açúcar, por exemplo) ou em calorias comparados com as versões convencionais. Esses são mais indicados para quem deseja emagrecer ou manter o peso.

Vamos a algumas dicas para tornar sua cozinha mais light!

  1. Se você gosta de preparações empanadas não precisa deixar de comer. É só empanar o frango ou carne na clara de ovo e na farinha integral. Em vez de fritar, leve ao forno e pronto: empanado saudável!
  2. Se o prato levar carne moída ou picada, coloque a carne dentro de um refratário tampado, leva ao micro-ondas em potência máxima por 6 minutos. Interrompa na metade para mexer. Ao final, retire e escorra bem a gordura que estiver flutuando.
  3. Em vez de purê de batata, faça um purê de cenoura!
  4. Troque o doce por frutas deliciosas!

4bac70b0f9b80266ef88cf8716ceb884

5.  Tire a pele do frango, sempre!

6. Se quiser fazer molho branco para colocar no macarrão, faça a versão light: substitua o creme de leite por iogurte desnatado ou bata no liquidificador 1 copo (200 ml) de água com 2 colheres (sopa) de leite em pó e adicione aos poucos 200 gramas de ricota fresca até obter consistência de creme.

7. Para deixar sua lasanha mais magrinha, troque algumas camadas de massa (ou todas para deixar ainda mais light) por fatias de berinjela ou abobrinha.

8. Após fazer um macarrão, leve-o à geladeira por algumas horas. Antes de servi-lo, esquente novamente. Assim você vai alterar a estrutura do amido (carboidrato do macarrão) e dificulta sua absorção, o que garante saciedade por mais tempo.

9. Esse feriado com frio pede uma pipoca com filminho, não é? Para fazer uma pipoca com zero de gordura trans, coloque o milho dentro de um saquinho de pão e leve ao forno ou micro-ondas. Depois de estouradas, tempere com sal rosa, sal marinho ou sal em spray. Evite a pipoca de micro-ondas. Ao ser aquecida, há uma reação química que aumenta o índice glicêmico da pipoca, o que não acontece com a pipoca de panela.

418a9f4ec5e6ea2b6c873833e119e7a2 Olha essa salada de abacate, morango, toranja com creme de soja light! Não vale dizer que é ruim ser saudável! É só você saber fazer as trocas certas!

10. Troque os frios e embutidos nos lanches pelo peito de peru.

4938aca3dd0aeeb12bdc424f9e820f3c Troque o requeijão pelo queijo cottage ou creme de ricota. O presunto pelo peito de peru. Com pão integral, 1 rodela de tomate e orégano você tem um lanche bem saudável e gostoso!

11. Se tiver vontade comer um hambúrguer, polvilhe levemente a carne com sal sem usar óleo na frigideira. Assim, ele seca no próprio caldo sem grudar e você não usa óleo, reduzindo muito as calorias do lanche.

12. Aposente para sempre o açúcar refinado. Prefira a estévia ou sucralose.

13. Ao fazer um bolo, o açúcar faz falta. Substitua por adoçante, leite em pó e fermento para o bolo crescer.

14. O bolo fica mais magro se você substituir 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo por 1 xícara (chá) de purê de frutas como maçã ou pera. Se trocar a farinha de trigo pela versão integral já melhorará e muito a qualidade nutricional do seu bolo. A manteiga também pode ser substituída por purê de frutas. Também na proporção: duas medidas de purê para cada medida de manteiga.

15. Batidos bem gelados, água e leite em pó ficam semelhantes ao creme de chantili e muito mais magro!

04ef43186732d37eb7e9063e0fccced1 Dá para acreditar que essas delícias são light? Pois é, são! Feitos substituindo os ingredientes calóricos por outros saudáveis!

16. Fazendo substituições em sua cozinha, você poderá reduzir as calorias e melhorar a qualidade de suas refeições. Aos poucos passarei mais dicas!

E lembre-se: a soma de pequenas conquistas dá a você a oportunidade de ser feliz!

Até a próxima!

3 Comentários

  1. por Ederson Nunes - 31 de maio de 2013  22:44 Responder

    Boa noite Giovana.
    Meu nome é Ederson, escuto vc todos os dias pela manhã na transamerica e gostaria de saber se esses shakes se eles fazem efeitos mesmos, pois estou tomando e não estou sentindo diferença, estou diminuindo nas quantidades na alimentação, estou comendo mais saladas e legumes, eu tomo o shake pela manhã antes de sair para trabalhar, depois como alguma fruta umas 3 horas depois, almoço entre 12:00 as 13:00 todos os dias, a tarde muitas vezes não como nada e a noite as vezes janto bem pouco ou tomo o shake novamente, como trabalho na rua dirigindo, chego muito cansado em casa e não estou tendo disposição de ir para academia, talvez seja isso que não estou vendo resultado, desde já agradeço caso você possa me ajudar.

    Boa noite!!!!

    • por giovana - 2 de junho de 2013  20:44 Responder

      Olá Emerson! Tudo bem?
      Olha, depende muito da marca, da composição, a quantidade de nutrientes que esse shake te oferece. Mas já consigo identificar um erro: não adianta você diminuir a quantidade de alimentos nas refeições. Isso só vai atrapalhar seu emagrecimento. Não fique em jejum a tarde toda. Você precisa de energia para trabalhar e não comer só vai deixar seu metabolismo mais lento e te deixar fraco. Leve uma fruta ou barra de cereal para comer no meio da tarde e no jantar, tente fazer pelo menos um lanche saudável, com pão integral, queijo branco, cottage ou ricota e folhas verdes. Tente fazer uma refeição mesmo. É importante para você acelerar seu metabolismo e ficar mais disposto. Substituir a refeição por shake só em último caso ou com acompanhamento de um profissional para adequar suas necessidades nutricionais. Espero ter te ajudado Emerson! Continue acompanhando as dicas na Transamérica! Abraços

  2. por custom orthotics - 24 de julho de 2013  3:19 Responder

    Hello my friend! I wish to say that this post is amazing, nice written and include almost all important infos. I’d like to see more posts like this .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.