Odeio comer verduras e legumes. O que fazer?

Olá pessoal!

Recebo muitos e-mais de pessoas que gostariam de se alimentar melhor, mas simplesmente ODEIAM qualquer coisa verde ou colorida no prato. O que fazer nesses casos, hein? Como acostumar o paladar (quando não se é mais uma criança) com novos sabores?!

TODOS sabem da importância destes alimentos: em todas as orientações nutricionais que recebemos, a primeira coisa que se fala é da importância das frutas, verduras e legumes para a saúde. Para quem não aprecia o sabor dos vegetais, mas deseja se alimentar melhor, isso pode ser um pouco angustiante… Vocês devem pensar: “OK! Já sei que preciso comer isso, mas me ajude a justamente COMER ISSO! Eu não gosto… Como poderia passar a gostar?”.

Então resolvi fazer um post sobre isso para passar algumas dicas. Eu também preciso da sua colaboração, certo? Isso só pode dar certo se VOCÊ estiver aberto (a) a abraçar novos hábitos alimentares. Acho que se você está aqui em meu site lendo o que escrevo, é porque já está interessado (a) no assunto, o que é um ótimo sinal: você já está aberto (a) a algumas dicas de nutrição. Espero, sinceramente, que eu te ajude de alguma forma. Este é meu único objetivo aqui: passar um pouco do que sei para vocês. Ainda tenho muito a aprender, pois nunca sabemos tudo e na verdade, nunca saberemos. Mas o que sei, gosto de compartilhar =D… Bom, vamos ao post! Acompanhe…

Ninguém nasce amando bolacha recheada. Você descobre que AMA quando experimenta. Somos rodeados de guloseimas o tempo todo… Você sai de casa e cruza com algum lugar que vende comida a cada esquina. São anos de exposição a alimentos cheios de açúcar e gordura. Como trocar isso por verduras, legumes e vegetais?!

Nunca é tarde para se alimentar melhor. Uma boa alimentação traz resultados positivos em alguns dias: seu intestino passa a funcionar melhor, seu humor melhora e assim você vai melhorando sua qualidade de vida. Tudo é muito lindo na teoria, mas na prática é mais complicado. Todos nós trazemos uma história por trás dos nossos hábitos alimentares: você pode não gostar de milho porque sua mãe simplesmente odiava e nunca comprou milho na vida. Se ela sempre disse que era horrível e sua mãe é uma figura de referência para você, com certeza você achará que milho é muito ruim, afinal sua mãe sempre está certa, não é?!

Como mudar hábitos alimentares tão “enraizados” dentro de nós?

Isso não acontece do dia para noite. É um processo e toda evolução deve ser comemorada.

1) Abandonando o vício…

A verdade é que o consumo frequente de alimentos açucarados e gordurosos viciam. Despertam uma área do cérebro que relacionam esses alimentos com uma tremenda satisfação e bem-estar. E quem não gosta de se sentir bem, não é? Acontece que você passa a ficar cada vez MENOS satisfeito com uma quantidade cada vez MAIOR. O bombom já não é tão doce… Você precisa de dois ou três para ficar satisfeito (a). Mas o oposto (felizmente) também acontece: quanto MENOS você come algo, MENOR será sua vontade de comer. PERFEITO! Então se você simplesmente parar de comer chocolate por um tempo, vai desacostumar seu paladar. Quando comer chocolate novamente, um pequeno pedaço já vai te satisfazer. Cortar o açúcar pode parecer um pouco radical, afinal se você não consegue ficar sem seu café com açúcar, corta-lo de repente pode ser um pouco traumático. Então vá aos poucos: se você coloca três colheres de chá de açúcar no café, tente colocar duas na próxima semana. Na próxima, tente reduzir para uma… Em um mês, você perceberá a redução do peso de forma natural, já que consumirá menos calorias.

Reduza o açúcar aos poucos: menos uma colher de chá por semana, e assim vai… É possível, basta querer!

2) Tente novamente…

Para que uma criança “bata o martelo” quanto a gostar ou não de um alimento, ela precisa experimenta-lo oito vezes.

Sem desconfiança… Tente novamente!

Como assim?!

Vamos supor que a Maria, de seis anos, não gosta de melancia. Sua mãe tentou uma, duas, três vezes e nada… Maria não gostava da consistência da melancia e por mais doce que fosse, não conseguia come-la. Até que Maria experimentou o suco de melancia e amou! Dessa forma ela passou a tomar o suco da fruta e obter todos os nutrientes que ela oferece para saúde.

Esta pequena história foi para ilustrar o que os estudos mostram: para saber se a criança definitivamente não gosta de algo, deve-se oferecer o alimento oito vezes de diferentes maneiras. E o mesmo acontece com os adultos! Se você detesta abobrinha, pode mascarar seu sabor no meio de uma sopa ou faze-la no forno como um chips… Depois de provar algo de 3 a 5 vezes, você vai começar a pensar: “Isso não é tão ruim como eu achava!”.

3) Tente outras preparações!

Apreciar ou não uma refeição depende muito de como está apresentada. Pode perceber: quando um prato está bonito e com um cheiro agradável, salivamos! O olfato desperta nosso paladar e a visão também… Se você não gosta de couve-flor, por exemplo, que tal gratinar com queijo ou empanar com farinha de castanhas no forno? E se você simplesmente detesta legumes, experimente refoga-los com um pouco de molho shoyu ou manteiga! Não precisa afogar os legumes no molho… Apenas utilize estes condimentos para deixá-los macios, saborosos e bem temperados. O que você está fazendo é mascarar o sabor. Depois de várias exposições, o cérebro passa a associar o alimento com o sabor do queijo ou do molho e assim te trará uma sensação positiva. Com o tempo você não precisará dessas artimanhas e você vai passar a procurar novos alimentos e sabores por conta própria.

Um bom molho muda tudo…

Outra maneira de introduzir os legumes em sua vida é no formato de chips. Basta cortar abobrinha, abóbora, cenoura ou beterraba em fatias bem finas, como chips e deixar por uns 40 minutos em forno médio, até que fiquem crocantes. Assim você vai se familiarizando com o sabor. Use a criatividade!

4) Não confie no seu nariz!

Ás vezes não é o sabor do alimento que não te agrada e sim o seu cheiro. O pimentão verde, por exemplo, possui um sabor um pouco amargo, mas seu cheiro é doce e por isso a maioria das pessoas o classifica como um alimento agradável e versátil na cozinha. No caso dos vegetais com mais odor, como o brócolis ou a couve-flor, para torna-los mais palatáveis basta ferve-los ou cozinhar bem para remover compostos sulfurosos (responsáveis pelo cheiro característico destes vegetais). Em seguida, apresente-os de forma diferente: misturados bem picadinhos em uma saladona, gratinados ou no recheio de tortas e quiches misturados a outros ingredientes como ricota ou frango desfiado. E uma dica curiosa: nosso olfato está mais fraco à noite. Por isso aproveite o horário para se aventurar em experiências gastronômicas, já que o cheiro não te influenciará tanto.

5) A aparência é tudo!

Como eu disse lá em cima e repito: a apresentação da refeição É TUDO! Se eu fizer uma salada e colocar em uma travessa jogada de qualquer jeito, sem molho e com tudo mal cortado, acho que não despertarei seu apetite. Agora, se eu pegar os mesmos ingredientes da salada anterior e colocar no prato de um jeito bonito, com um molho de ervas  gostoso e cheiroso, , certamente você ficará com mais vontade de come-la. Capriche na hora de montar sua refeição!

6) Ajuste o volume…

Ainda não se sabe o porquê, mas a trilha sonora da sua refeição pode influenciar seu paladar. Ruídos altos, buzina, gritaria… Tudo isso pode fazer a comida ficar menos saborosa. Dessa forma você também fica menos propício a escolher verduras e legumes, já que precisa se satisfazer. E o que poderia te dar mais satisfação do que um bom doce ou um alimento gorduroso? Um estudo mostrou que pessoas que se alimentavam com músicas clássicas como trilha sonora achavam o sabor dos alimentos mais agradável. Então quando for experimentar um novo alimento, tente não fazer isso em um ambiente muito agitado e cheio de informações.

7) Deixe tudo picadinho e…

Uma dica boa para quem não tem o costume de comer verduras é começar com os tipos mais básicos como a alface e picar tudo bem picadinho… Quanto menor a área, mais molho vai absorver e assim fica mais fácil para comer e mais saboroso também. Corte tomate, pepino e palmito em cubos bem pequenos e junte às folhas bem cortadas… Acho que assim pode ser que você goste!

Tempere bem!

Para quem quer começar a introduzir os alimentos verdes em sua vida, tudo é válido. Depois de picar tudo, tempere bem a sua salada. Coloque seu molho favorito, seja ele industrializado ou caseiro. Com o tempo você acostuma com os verdinhos e nem vai precisar mais do molho! Um bom molho feito com limão, vinagre, azeite e sal já vai te satisfazer!

8) Se mesmo assim não der, tente no suco!

Se nem assim você se adaptar com os nossos queridos vegetais, tente colocar couve ou espinafre no suco, por exemplo. Ou misture a cenoura e a beterraba com a laranja, uma fruta doce que mascara bem o sabor dos outros alimentos.

Eu espero de coração que essas dicas te ajudem de alguma forma. E não se desespere ou ache que isso SÓ ACONTECE COM VOCÊ. Veja nos comentários abaixo… Muitas pessoas passam por isso! Mudar realmente não é fácil, mas se você acha que precisa modificar algo em sua vida é porque isso está te incomodando de alguma forma e você tem plena consciência da situação. Reflita e veja como você pode iniciar esses processos de mudança para que se torne uma pessoa mais feliz e completa. Não se “mutile”, respeite seu tempo, seu corpo, seu paladar, mas tente evoluir um pouco todos os dias e esteja aberto ou aberta. Quando passar por todo o processo vai olhar para trás e sentir orgulho de si mesmo!

Mas se realmente não conseguir, não pira! Tem diversas maneiras de se obter nutrientes hoje em dia e milhares de alimentos que podem te fornecer tudo que precisa. Saber disso dá uma sensação de liberdade, não?

E olha… Que sensação boa!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

144 Comentários

  1. por Fernanda Nascimento - 22 de maio de 2015  20:26 Responder

    Hum, suas dicas foram ótimas, não te impõe a comer porque é saudável, e sim fala de forma simples, e te dar várias alternativas de variar esses alimentos. Realmente o que não gosto de jeito nenhum é a cebola, pimentão, repolho... Mas o que gosto ou encaro sem problemas é o alface, tomate, beterraba e cenoura (suco), pepino, couve (eu encaro). Acho que não estou tão ruim, o negócio é que não como todos os dias, mas depois de ler seu post, clareou mais a vontade de comer melhor e ter uma vida mais saudável.
    Obrigada.

    • por giovana - 25 de maio de 2015  16:07 Responder

      Oiiii lindona!!!

      Fico tão feliz quando leio comentários como o seu. A intenção é justamente essa... Incentivar, mas não impor nada! Cada um sabe de suas escolhas e a nutrição acabou ficando "chata" de tanta imposição que vemos. Você pegou a mensagem que eu quis passar e fico feliz demais com isso! OBRIGADA!!! Um beijo enorme, Giovana Morbi

  2. por PEDRO HENRIQUE - 2 de junho de 2015  19:51 Responder

    Nossa . Belas dicas que vc deus. E nao foram de forma impositora .
    parabens

    • por giovana - 8 de junho de 2015  10:02 Responder

      Obrigada Pedro! Espero que a matéria tenha te ajudado... Beijos, Giovana Morbi

  3. por Thais Franco Forte - 24 de junho de 2015  16:11 Responder

    Olá Giovana,
    após algumas pesquisas, achei esse seu post. Super instrutivo e me deu idéias valiosas, porém ainda tenho problemas com verduras na minha vida que não consigo superar. Em resumo, eu sinto nojo...até salsinha na decoração do prato me embrulha o estômago e eu sofro muito com isso, pois eu faço muita atividade física e gostaria de ter uma alimentação mais saudável e não consigo. Tenho 29 anos e pratico atividades regularmente todos os dias. Sou magra. Já fui a vários nutricionistas e ninguém me dá uma solução , apenas querem que eu tente comer verduras. Ok, eu tento, não consigo, volto ao consultório e ouço q tenho q tentar mais... Aí eu simplesmente não volto mais... Estou nessa busca incansável por uma solução.
    Alguma dica??
    Super Beijo

    Thais

    • por giovana - 25 de junho de 2015  16:05 Responder

      Oiii Thais!

      Eu entendo sua aflição... O que você acha de colocar as verduras em sucos? Tipo: mistura uma folha de couve ou espinafre em algum suco bem doce, como de laranja, por exemplo. Você acha que sem saber que tem algo verde ali, consegue? Outra alternativa são os vegetais em pó, já viu? Não tem todos os nutrientes que o alimento fresco, mas você aproveita alguns benefícios deles com toda certeza. Mas a ideia do suco acho mais legal! O que você acha?

  4. por Jessica - 30 de julho de 2015  20:34 Responder

    Olá!
    Gostei muito do seu artigo Giovana, me incentivou muito a não desistir e tentar gostar de comer as verduras e legumes que eu não comia e a nutricionista colocou no meu cardápio pra ganhar massa magra e definir. Gosto de treinar, me exercitar, fazer musculação e sei que a dieta é bom.

    • por giovana - 1 de agosto de 2015  17:15 Responder

      Oi Jessica! Que bom que te incentivou... Vai com calma que você consegue! Beijão, Giovana Morbi

  5. por Eoísa - 3 de agosto de 2015  12:47 Responder

    Adorei as suas dicas! Vou colocá-las em prática hoje mesmo.Tenho muuuuitas dificuldades na ingestão de verduras, todas mesmo. O suco funciona comigo, mas preciso conseguir comer nas refeições.
    Muito obrigada!

    • por giovana - 5 de agosto de 2015  9:55 Responder

      Oi Elo!!! Que bom que te ajudou, fico muito feliz... Beijão, Giovana Morbi

  6. por Janaina Ribeiro Gomes - 4 de setembro de 2015  11:54 Responder

    Olá Giovana!
    Adorei as dicas. Tenho um sério problema em comer frutas, verduras e alguns vegetais. Vi que você sugeriu colocar verduras nos sucos...Vi também que você mencionou vegetais e frutas em pó. Você sabe dizer onde posso encontrar para comprar em SP??? Queria também algumas dicas de como preparar estes vegetais em pó.
    Obrigada.

    • por giovana - 4 de setembro de 2015  18:29 Responder

      Oi Jana!

      Que bom que gostou, fico feliz em ajudar de alguma forma.
      Os vegetais em pó você encontra na zona cerealista, em SP. O nome da loja é ARMAZÉM FILOMENA.
      Para preparar em casa é muito difícil, mais fácil comprar... Tem de tudo lá! Se for, me conta depois!
      Beijão,
      Giovana Morbi

  7. por cinthia - 18 de outubro de 2015  20:25 Responder

    nossaaaaaaaaaaaaa
    acho lindo um prato bem colorido, mais não consigo comer verduras e legumes de jeito nenhum...
    não tem jeito que der jeito.
    só tento em casa, porque se for pra comer na rua vou passar vergonha, vomito na hora. kkk
    é triste, mas é a verdade.
    parabéns a quem consegue.

    • por giovana - 19 de outubro de 2015  11:23 Responder

      Oi Cinthia!

      Não perca as esperanças, nosso paladar pode mudar ao longo do tempo. Deve ter um ou outro vegetal que você goste mais... Tente empana-los, colocar no recheio de tortas ou pelo manos bater uma ou duas folhas verdes em um suco. São atitudes que com certeza vão te ajudar!

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  8. por Isabelle felicio - 7 de novembro de 2015  23:58 Responder

    Nossa, como procurei por um post como esse! Você não tem noção. Muito obrigada.
    Me identifiquei com a parte de não confie no seu nariz. Costumo dizer que já sei o gosto só de sentir o cheiro, assim, não provando nada. Sofro demais com isso, pq além de não gostar de verduras e legumes, eu não gosto muito das frutas... e também sou sedentária. Com 18 anos meu colesterol já estava quase ruim e agora está ruim de vez.
    Irei seguir as dicas. Muito obrigada.

    • por giovana - 11 de novembro de 2015  10:50 Responder

      Oi Isa!

      Isso mesmo, linda. Um passo de cada vez e você chegará lá, com certeza. Um beijo no ❤, Giovana Morbi

  9. por Tainara | www.devanear.com - 10 de novembro de 2015  17:29 Responder

    Obrigada pelas dicas! Odeio verdura, mas tenho tentado comer. Quero ter uma vida saudável e estou fazendo o que posso. Já deixei os doces de lado (só como choccolate uma vez na semana), não tomo mais refrigerante, comecei na academia, substitui biscoito comuns por biscoitos de aveia... Só falta a verdura. Tenho insistido e já consigo comer alface. rsrs Não vou desistir. Obrigada pelas dicas!

    • por giovana - 11 de novembro de 2015  11:00 Responder

      Isso ai lindona!!! Não desiste porque você já evoluiu bastante. Um passo de cada vez e você conquistará tudo que deseja, com certeza!

      Beijo no ❤,
      Giovana Morbi

  10. por Larissa - 23 de novembro de 2015  18:56 Responder

    olá, já tentei todas essa formas, sei preparar lindas saladas, legumes de outros comerem até a tigela, sempre bem caprichado, mas eu sinto enjoo só de ver elas comerem, a unica coisa q consigo fazer e comer são comidas bem temperadas, tudo que se tem direito, mas n consigo nem mastigar as verduras e legumes sem perder a vontade de comer, e sucos o únicos que tomo naturais são de frutas normais e de couve com limão. Não sei mais o que fazer.

    • por giovana - 25 de novembro de 2015  17:04 Responder

      Oi La!

      Se respeite, em primeiro lugar. Se não gosta, não gosta. Tente incluir os nutrientes que precisa por meio de outros alimentos. Claro que tem coisas nas frutas, verduras e legumes que só encontramos neles, porém há muitos outros alimentos nutritivos que você pode incluir na alimentação.
      Um beijo!

  11. por Miriã Aguiar - 1 de dezembro de 2015  20:38 Responder

    Suas dicas são incríveis. Tenho 23 anos e "nunca" tive o costume de comer verduras e legumes, o máximo que como é alface, batata (adoro!) e aipim. Quando como algo que não gosto, sinto muita repulsa, é como se meu cérebro me mandasse a informação que os legumes e verduras que não gosto fossem o pior alimento do mundo, parece brincadeira, mas sinto arrepios e dores de cabeça (só no momento), como quando vc toma um remédio ruim. Acabo que no fim desisto de tão ruim que acho a comida, é muito difícil mesmo, mas como quero mudar a minha alimentação por questão de saúde, estou buscando formas de reeducar minha alimentação, reeducar o meu cérebro e meus gostos. Muito obrigada pelas dicas!

    • por giovana - 3 de dezembro de 2015  19:05 Responder

      Querida Miriã,

      Siga em frente, não desista. E tente descobrir, pensar, refletir o porquê desse comportamento. Seria algum trauma? Por que você relaciona esse tipo de alimento com algo tão ruim? Pensa nisso! Se um dia chegar em alguma conclusão, venha me contar?

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  12. por Karina - 9 de dezembro de 2015  20:17 Responder

    Ola Giovana, eu fiz bariátrica tem três meses e na dieta pastosa eu conseguia comer os legumes em purê, porém agora a dieta mudou e eu sinto tanto nojo que vomito. A única forma que contigo é nos sucos. Queria saber se os sucos diminuem os nutrientes...bjos e obg pelo post

    • por giovana - 12 de dezembro de 2015  13:07 Responder

      Olá Karina,

      Pode consumir no suco, sem problemas. Mas para aproveitar melhor seus nutrientes, faça o suco e beba em seguida, ainda fresco.

      Um beijão linda,
      Giovana Morbi

  13. por Maria Sofia - 4 de janeiro de 2016  16:25 Responder

    Amei as dicas!!!

    • por giovana - 20 de janeiro de 2016  13:57 Responder

      Que bom linda!!

      Um super beijo,
      giovana morbi

  14. por ANAMARIA MODESTO VIEIRA - 5 de janeiro de 2016  13:39 Responder

    Também não como frutas além dos legumes e verduras, mas sei que preciso, no caso das frutas por onde começar?

    • por giovana - 20 de janeiro de 2016  13:58 Responder

      Pelas que você mais gostar, da forma que você mais gostar... SEMPRE SE respeitando! Um beijo enorme, Giovana Morbi

  15. por Thallisson - 13 de janeiro de 2016  17:15 Responder

    Não como nem msm o alface e o tomate, mas vou aproveitar as suas dicas, pois eu sempre tive a vontade de comer, mas as vezes o cheiro do alface que não me satisfaz.. Vou tentar alguns métodos que VC apresentou ..

    • por giovana - 20 de janeiro de 2016  14:05 Responder

      Oi Thallison!

      Tenta sim e depois me conta!!

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  16. por Mariana - 22 de janeiro de 2016  16:11 Responder

    Olá! Eu tenho 22 anos e não como nenhum tipo de verdura, além de ter muita dificuldade em ingerir legumes porque simplesmente não sinto vontade de experimentá-los. Pratico exercício físico todos os dias e nos resultados de exame de sangue minhas taxas estão sempre normais. É realmente necessário para a minha saúde consumir esses alimentos? Obrigada!

    • por giovana - 26 de janeiro de 2016  14:38 Responder

      Oi Mari!
      Então, as verduras possuem substâncias excelentes para a saúde, que previnem e tratam uma série de condições. Mas se você comer frutas ou pelo menos tomar um suco e balancear bem as outras refeições, não há necessidade. É muito ruim fazer algo por obrigação, por isso seria um martírio você se obrigar a come-los. Então se respeita e capricha nos outros alimentos que a natureza oferece além das verduras. Beijão!!! Giovana Morbi

  17. por Fracine - 1 de fevereiro de 2016  15:19 Responder

    Graçaaas! Encontrei alguém que possa me entender....
    Tenho 25 anos, 1,59 e 70 kg.
    Sempre pesei no maximo 60 kg, tive um filho aos 17 anos, e meu corpo voltou ao normal. mas de 3 anos pra cá só me vejo engordar e nunca mais emagreci.
    Tenho sééérios problemas com isso, não como nenhuma fruta, verdura ou legume, absolutamente nada. Mas adoro cachorro quente pão com vina na verdade kkk), pizza, e hamburguer.
    Assim como foi dito por outras pessoas, cansei de ir ao médico e ele simplesmente me mandar comer, e ultimamente tenho nojo até de comer arroz e feijão, nao tenho vontade de comer, olho para a comida e me da nojo. Não sou de comer muito, 1 colher de arroz, meia concha de feijão e uma colher de pure de batata é o que como no almoço, as vezes ainda deixo no prato.
    Não estou praticando exercicios no momento,meu marido tenta me incentivar a tentar pelo menos ir para a academia, mas tenho medo de ir para a academia e no final nao resolver nada.
    Alguma ideia do que eu possa fazer?
    Ja estou desesperada.

    Obrigada

    • por giovana - 2 de fevereiro de 2016  15:02 Responder

      Oi Fran!

      Acho que você está precisando de algumas ideias criativas na cozinha para mudar a "cara" da comida, entende? Primeiro você precisa entender o que está acontecendo. Se não são as refeições que estão te engordando, é o que você está comendo entre elas. Faça um diário e escreva tudo o que comer ao longo do dia, suas emoções, sentimentos, etc, por uns 3 dias. Anote também suas motivações: por que você gostaria de perder peso? Como você se enxerga daqui uns anos? O que deseja para sua vida? Depois guarde e leia novamente suas anotações depois de uma semana. Você pode descobrir muitas coisas sobre si mesma e acho que vai te ajudar.

      Qualquer coisa estou aqui para te ajudar!

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  18. por Ana Paula - 11 de fevereiro de 2016  13:12 Responder

    Olá,

    Fiquei muito feliz de achar esse post, pois é muito difícil encontrar alguém que entenda esse tipo de barreira na alimentação. Tenho 23 anos e "desde que me entendo por gente" não consumo nenhum tipo de legumes e verduras. Tenho verdadeira repulsa, sinto nojo, odeio o cheiro e não consigo nem tocar nesse tipo de alimento. Felizmente gosto bastante de frutas o que ajuda a compensar um pouco. Adorei sua dica dos vegetais em pó. Vou comprar um pouquinho para experimentar no meio das outras refeições, talvez jogar um pouquinho do pó de couve no feijão ou um pouquinho do pó de cenoura no suco de laranja, talvez eu consiga ingerir dessa forma.

    Parabéns pela matéria e pela sua postura sincera e compreensiva.

    Obrigada por essa ajuda!

    • por giovana - 15 de fevereiro de 2016  15:14 Responder

      Oiii Ana!!

      Fico muito feliz que tenha gostado, linda... Um beijão, Giovana Morbi

  19. por raquel da silva rocha - 23 de fevereiro de 2016  15:10 Responder

    olá!!!!!
    Meu nome é raquel e tenho 25 anos. Tenho um bom peso relativamente (51 kg). Porém me alimento muito,muito,muito mal.... =( Nunca gostei de frutas ,legumes e verduras. Quando pequena minha mãe sofria para me fazer gostar desses alimentos,mas nem assim... Tenho uma rotina corrida. Não tomo café de manha,so como alguns biscoitos as vezes... Almoço arroz,feijão e carne. E dificilmente janto. Geralmente como alguma coisa gordurosa a noite,como pizza,hamburguer e panquecas. E varias vezes na semana como lanches estilo mc donald,etc...
    Aparentemente esta td bem.... Porém não me sinto satisfeita em ser assim... Me sinto culpada,mas não consigo ser melhor... Tenho uma grande repulsa por alimentos saudaveis,a ponto de embrulhar o estomago...
    Estou acomodada a um habito alimentar totalmente errado. Não me sinto disposta ,estou sedentária...
    Sinto que preciso de ajuda....
    Por um acaso li este post,e diferente de todos os sermões que já levei,ele me demostrou que pode ser possivel... E que pode ser algo bom...
    Quero mt conseguir....
    Desde já mt obrigada!!!

    • por giovana - 24 de fevereiro de 2016  13:59 Responder

      Oii Raquel,

      Fico feliz em te ajudar!!

      Não se sinta pressionada.... Esse "movimento saudável" que surgiu nos últimos tempos tem seu lado super positivo, mas também deixou muitas pessoas paranóicas, sentindo-se pressionadas. Se você não gosta de verduras e frutas, comece a dar mais atenção para todos os outros alimentos que você pode melhorar a qualidade, como usar a farinha de trigo integral para fazer suas panquecas, por exemplo. Há diversas formas de melhorar a alimentação, não precisa focar apenas nos vegetais. Com o tempo nosso paladar muda! ACREDITE!

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  20. por Michelle de Moura - 18 de março de 2016  7:50 Responder

    Estou com um peso razoável... Mais meu sonho era chegar em um restaurante e ir direto na salada :(
    Mais não gosto de nada só batatinha... com isso meu colesterol está lá em cima... tenho uma filha que come algumas verduras por influência da minha irmã que come de tudo... Vc me clareou as ideias com a dica do chips vou tentar sim... É dos molhos... Vou mudar sim... com suas dicas vou vencer esses legumes kkkkk
    Obrigada Deus continue te abençoado cada dia mais!!!

    • por giovana - 18 de março de 2016  18:50 Responder

      Oi linda,

      Com certeza você vai conseguir! É só ir com calma...

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  21. por Mara Cristina Cunha Sabino - 24 de março de 2016  18:59 Responder

    Oi Giovana!
    Muito boas suas dicas, até pq sou exemplo de pessoas que não gostam de nada colorido no prato, e isso pra mim é horrivel, pq estou acima do peso e fico deprimida por não ter esses habitos saudáveis.
    Tentei de todo jeito e o único que me agrada é em forma de sopa ( legumes ).
    Mas agora me surgiu a dúvida....
    Se eu fizer sopa de legumes eles não perdem os nutrientes??

    • por giovana - 29 de março de 2016  14:32 Responder

      Oii Mara,

      Perde, mas pouca coisa! Melhor do que não comer, certamente...

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  22. por Henrique Algusto - 5 de abril de 2016  22:19 Responder

    O post foi muito bom mas não consigo comer porque acho desagradavel por exemplo: se como milho parece que meu cérebro estraga as coisas sinto que estou comendo algo nojento sem gosto e tenho vontade de vomitar ao comer qualque verdura ou legume até algumas fruta eu não como,mas todos meus exames estão ok,acho estranho isso...

    • por giovana - 7 de abril de 2016  11:52 Responder

      Tem coisas que nem a ciência explica, mas você encontra os nutrientes em outros alimentos que não sejam frutas, verduras e legumes. Eles realmente são excelentes para saúde e possuem substâncias únicas, porém não possuem exclusividade! Provavelmente você compensa as vitaminas e minerais com outras coisas. Um beijo, giovana

  23. por Dionleno silva - 11 de abril de 2016  0:01 Responder

    Olá já tentei me alimentar melhor, porém continuo abominando vegetais, na verdade saladas e refogados. Tentei certa feita comer um yakissoba e descobri que também odeio shoyo simplesmente não desce, tudo bem que o horroroso cheiro e sabor do repolho ajudaram na minha repulsa. Em outra oportunidade tentei comer pepino, que desastre, o retrocesso ficou por 3 dias, aí percebi que pepino ativa a memória rsrsrs
    .. Pergunto, algum suplemento alimentar tipo esses "centraums" da vida pode repor as vitaminas e sais minerais que não consigo absorver por ter repulsa a vegetais e legumes?

    • por giovana - 11 de abril de 2016  15:23 Responder

      Olá Dioenleno!

      Então, a melhor forma de se absorver vitaminas e minerais é por meio da alimentação. Se você sente repulsa a certos alimentos, precisa encontrar outras fontes desses nutrientes que não te causem isso. Como fazer isso? Consulta uma nutri (pode ser EU, hehehe). Não há ninguém melhor para reequilibrar sua alimentação sem que isso seja um motivo de estresse em sua vida. Alguns suplementos podem ajudar, mas comprar por conta própria pode ser ruim. Os nutrientes interagem entre si... Se você tem excesso de um determinado nutriente, pode atrapalhar a absorção de outro. Enfim, o melhor que tem a fazer é consultar uma nutri para que isso não seja um problema em sua vida!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  24. por melissa tavares - 16 de maio de 2016  12:44 Responder

    Simplesmente amei o post. Não imaginava que poderia utilizar molhos e ainda assim ter alimentação saudável. Pois quando falamos em dietas, por exemplo, mandam cortar qualquer item calórico e se alimentar com verduras e legumes. Meu problema maior são frutas, não gosto da consistência, do cheiro e sinto repulsa ao ver pessoas se lambuzando numa manga ou mexerica. Até mesmo sucos eu tenho dificuldade. Me adaptei ao fácil (suco em pó, comidas congeladas e muita fritura).
    Observei com isso um significativo de aumento de peso do meu marido, e muita indisposição da minha parte. Esse post não só ajuda a eu melhorar minha própria alimentação, mas também de toda a familia.
    Muito Obrigada.

    • por giovana - 16 de maio de 2016  13:56 Responder

      Olá Melissa,

      QUE MARAVILHA! Fico muito feliz em ler o que escrever...

      Dieta não é isso que pregam!! É muito mais!

      Um beijo enorme no coração,
      Giovana Morbi

  25. por Bruna - 21 de junho de 2016  5:53 Responder

    Oi Giovana! Gostei das suas dicas...mas, realmente, meu problema não é so "não gostar"...desde pequena eu detestava frutas e legumes, sempre me obrigavam a provar alguma coisa e, mesmo provando, eu odiava...pra ser sincera, tenho meio q nervoso desses alimentos e não sei o pq. Ha algum tempo atras, eu até tentei colocar na alimentação pelo menos alguns legumes, mas falhei...não sou de experimentar as coisas,enfim, não como nada dessas coisas saudáveis desde q nasci!!! Queria muito mudar isso e não tenho ideia do q posso fazer,pq amo academia,amo a ideia de ser uma pessoa saudável mas n consigo colocar isso em pratica...sera q vc tem algum conselho?! :( desde ja te agradeço mto! Um beijo

    • por giovana - 21 de junho de 2016  15:19 Responder

      Oii Bru!

      Acho que a melhor maneira de começar é com sucos e sopas... Será que você conseguiria?? Se não conseguir, hoje já existem pra vender extratos de folhas e frutos em pó.. Dá pra usar polvilhado na comida para garantir os nutrientes sem ter que comer os vegetais. Espero ter te ajudado!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  26. por Matheus - 21 de junho de 2016  15:04 Responder

    Olá, gostei do seu post, eu procurava um incentivo e dicas assim pra comer alguns tipos de verduras como: couve, espinafre... Também legumes como: abóbora, abobrinha, beterraba... Muitas coisas eu como sem problemas mas não acho suficiente, quero melhorar a qualidade no prato. Te agradeço por esta ajuda.

    • por giovana - 21 de junho de 2016  15:19 Responder

      Oi Matheus!

      Fico muito feliz que tenha te ajudado...

      Beijão,
      Giovana Morbi

  27. por Wisley - 24 de junho de 2016  17:43 Responder

    Se eu odeio verduras e legumes eu quero é queimar tudo e não aprender a comer.

    • por giovana - 27 de junho de 2016  16:58 Responder

      Então queima, uai! hahaha
      A matéria é pra quem quer começa a comer...

      Beijão,
      Giovana Morbi

  28. por Roberta Moça - 28 de junho de 2016  22:43 Responder

    Ola Giovana,
    sou uma dessas: odeio comer verduras e legumes, ou melhor, odiava!
    depois de 31 anos comendo, passei a me alimentar...como estou feliz com isso!
    fiz um post no meu blog ensinando algumas receitinhas que ajudam muito pessoas com o paladar taooo chatinho como o meu a se alimentar de verdade!
    http://www.blogcomreceitas.com.br/2016/06/como-fazer-uma-crianca-comer-frutas.html
    Parabens pelo seu trabalho!

    • por giovana - 29 de junho de 2016  11:42 Responder

      Nossa, adorei seu blog!!! super legal as receitas!

      Parabéns lindona... Super beijo,

      Giovana Morbi

  29. por Murilo Lacerda - 5 de julho de 2016  19:05 Responder

    Giovana, achei ótimas as suas dicas pra adaptar o consumo de verduras e legumes, mas ainda tenho um problema sério, que é quando os vegetais estão úmidos ou molhados, não consigo nem pensar em comer, por exemplo: quando a cenoura está molhada e a beterraba liberando aquela água meio roca, toda a vez que tento comer vegetais eu lembro disso e desisto, só consigo comer cenoura picadas e misturadas no arroz, como poderia resolver isso?
    Pratico vôlei e basquete diariamente mas gostaria de regular minha alimentação

    • por giovana - 6 de julho de 2016  13:46 Responder

      Oii Murilo!

      Uma boa forma de consumir esses vegetais é em suco! Inclusive tomar um suco de beterraba com alguma fruta antes do treino, por exemplo, melhora o rendimento durante a atividade!!

      Já tentou em sucos?

      Beijão,
      Giovana Morbi

  30. por Julio - 19 de julho de 2016  23:47 Responder

    Adorei seu texto. Sofro com esse problema há 28 anos e juro que vou tentar todas as dicas a partir de amanhã. Já virei leitor do blog. Bjs

    • por giovana - 20 de julho de 2016  12:34 Responder

      Que bom, Julio!

      Espero de verdade que te ajude..

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  31. por Emile Vieira - 24 de julho de 2016  8:38 Responder

    Giovana, o meu problema maior não é o sabor da verdura ou do legume, meu problema é a textura. Eu definitivamente não consigo morder uma cebola sequer, sem botar toda a comida pra fora, mesmo que esta esteja escondidinha na comida.

    • por giovana - 25 de julho de 2016  12:46 Responder

      Oi Emile,
      Sempre tem vegetais que não toleramos bem e outros que vão melhor. Tente identificar algum vegetal que você consiga comer cozido dentro de uma torta, por exemplo e comece por ele. Se nem assim vai, tenta bater tudo em uma sopa, assim você não sente a textura. Procure colocar na sopa os que considera mais "toleráveis" para o seu gosto. Outra maneira da textura passar despercebida é por sucos. Você não deixará de obter os benefícios dos alimentos dessa forma... E respeite seu corpo. Não precisa comer de tudo, tem coisas que não gostamos mesmo e devemos respeitar!

      Mil beijos,
      Giovana Morbi

  32. por Renata - 26 de julho de 2016  21:30 Responder

    Graças a Deus achei pessoas como eu!
    Me achava um ET por não comer nada disso. Também tenho nojo de comer verduras e legumes.
    Apenas como, as vezes e pouco, brócolis, alface, cenoura e tomate. Será que está bom?

    • por giovana - 27 de julho de 2016  18:34 Responder

      Sim, lindona! O importante é evoluir.. Vai aos poucos e sempre se respeitando!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  33. por Adrieli Carla - 2 de agosto de 2016  17:41 Responder

    Oi Giovana, tudo bem?

    Gostaria de tirar uma duvida! Eu detesto doce, então comer frutas acaba sendo algo bem difícil, exceto as azedinhas, como morango. Gosto muito do sal, não troco um prato de comida por um pedaço de bolo ou bolacha recheada por nada nesse mundo. O que eu consigo ingerir tranquilamente é pocam e laranja, mas são apenas sucos e não me saciam, ai acabo comendo algo mais pesado para satisfazer. Tenho gastrite nervosa, portanto laranja, pocam, abacaxi, limão, e outros alimentos que contenham acidez, como tomate também, me fazem muito mal. Eu consigo passar tranquilamente o mês sem ingerir doces, então como consumo pouquissimo açucar, acredito que não preciso ainda assim trocar por adoçante. Me de uma dica por favor. Já tentei tomar shakes, mas como são sempre doces me da uma vontade muito grande de logo em seguida ingerir sal. Houve até um tempo em que eu tomava o shake e colocava uma pitada de sal em baixo da língua para amenizar um pouco.

    • por giovana - 3 de agosto de 2016  11:18 Responder

      Olá Adrieli,

      Tudo bem?

      Sabe, acho que você não precisa de preocupar com isso. Se prefere comida no lanche em vez da fruta, sem problemas. Você come verduras e legumes? Se comer, não precisa se preocupar com isso. Não precisamos comer de tudo, pois vários alimentos possuem os nutrientes que temos nas frutas. É só balancear tudo e não fazer disso um problema em sua vida. Espero ter te ajudado!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  34. por Orliany - 2 de agosto de 2016  22:57 Responder

    Oi Giovana! Mulher, você não tem ideia de a quantos anos procuro um post como o seu! Eu já estava achando que era a única pessoa problemática que não comia nada. Seu post e os cometários dos outros leitores me deixaram um pouco mais tranquila comigo mesma, mas eu ainda não sei como fazer para comer...
    Eu tenho 18 anos, e nunca gostei de comer nada, nem verduras, nem legumes, e nem mesmo frutas. O máximo que consigo é tomar o suco das frutas, mas ainda tem que ser coado... Minha mãe tentava me fazer comer quando eu era criança, mas eu era um serzinho obstinado, ela podia ficar horas sentada na minha frente tentando me fazer comer, mas eu nunca comia.
    Eu quase nunca senti que isso era realmente um problema, mas de uns anos pra cá eu tenho me sentido muito mal, minha auto estima abaixou muito, apesar de eu milagrosamente nunca ter sido gorda(só sabe Deus como) meu peso tem aumentado ultimamente, minhas feições estão doentias apesar de meus exames médicos não terem detectado nada de errado, e meu humor, que desde sempre foi meio pra baixo, parece que está cada vez pior, sempre com essa "aura" meio depressiva.
    Eu demorei para aceitar que esses problemas todos decorriam da minha má alimentação, mas desde que eu aceitei, além de todos os problemas que tem me deixado angustiada, melhorar minha alimentação entrou para a lista, pois eu não consigo comer as coisas, eu sinto muito nojo, e não é um nojinho normal, é uma coisa completamente irracional, no nível de ter nojo até de tocar nas frutas e legumes, e quanto vou naqueles sacolões com minha mãe, o cheiro do local me faz querer sair correndo e vomitar. Eu realmente não sei o que fazer, já pensei em buscar ajuda multiprofissional, com nutricionista, psicologo e seja lá o que mais for necessário, mas o problema é que esse tipo de acompanhamento sairia meio caro, e eu não tenho como bancar isso, nem minha família...

    • por giovana - 3 de agosto de 2016  11:29 Responder

      Olá Orliany,

      Tudo bem?

      Você já começou um processo de transformação, percebeu? O primeiro passo para mudanças em nossa vida é reconhecer que há algo de errado e querer transformar essa situação. É um dia de cada vez.
      Tente fazer uma auto-análise e relembrar se houve algo muito ruim que você relacione com esses alimentos. Será que o momento da refeição te traz boas ou más lembranças? É comum que a gente desenvolva certos bloqueios com coisas que nos tragam algo ruim, que evitamos lembrar. Esse seu "nojo" fora do comum deve ter uma explicação em seu passado. Reflita, escreva e tente encontrar algo.
      Depois que descobrir a raiz do problema, tenho certeza que tudo vai fluir mais fácil. Todos relacionam uma boa nutrição com verduras e legumes, mas comer bem não se resume a isso. Não podemos negar que são os melhores alimentos para a saúde, mas você pode começar a melhorar as coisas sem fazer disso um problema em sua vida. Se cobre menos e se entenda mais. Tenho certeza que aos poucos você vai evoluir nesse sentido. Dos 18 aos 30 a gente muda demais, inclusive nosso paladar. Então fique tranquila e dê tempo ao tempo... Você é muito nova!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  35. por Tatiana - 3 de agosto de 2016  14:41 Responder

    Olá, tudo bem?
    Eu estou meio desesperada porque já faz um tempo que não consigo comer comida (arroz,feijão) como antes. Eu não tenho mais vontade de almoçar (eu nunca tive o hábito de jantar), mas sinto uma vontade imensa de comer bobeira (principalmente mussarela no pão). Parece que eu enjoei de tudo que gostava, menos das bobagens e do chocolate que sempre gostei muito. Eu fico muito triste porque eu tento gostar do que estou comendo, mas vai me dando uma sensação esquisita, uma falta de vontade de continuar comendo e muitas vezes, quando eu insisto, fico com uma sensação de estômago muito cheio e a comida parece que está na garganta. Se eu não estou comendo arroz e feijão, imagina vegetais?? Frutas +/-, já comi muito mais do que como hoje... Me ajuda .. Ou me diz que médico eu procuro pra isso? Dizem que isso é um transtorno e se chama exigência excessiva com a comida. Obrigada.

    • por giovana - 8 de agosto de 2016  17:01 Responder

      Oi Tati!

      Algo deve ter acontecido para que você se sinta dessa maneira. Pode ser que esteja passando por um período de estresse ou angústia e seu corpo está pedindo alimentos que te tragam prazer. Você precisa identificar o que te levou a se sentir assim. Para isso é preciso reflexão. Pare e lembre de quando gostava de comer comida. Pergunte-se: O que mudou de lá para cá?
      Outra coisa que precisa ficar atenta é quanto a aparência da comida. Tente algumas receitas novas, coloque em um prato bonito, arrume a mesa em que vai comer... Tudo isso ajuda MUITO a despertar nosso apetite. Mas antes de qualquer coisa: aceite a situação e respeite seu corpo. Com o tempo tudo se ajeita!
      Espero te ajudar de alguma forma.

      Beijos,
      Giovana Morbi

  36. por Crislene - 3 de agosto de 2016  18:23 Responder

    Boa noite, amei as dicas e achei todas muito válidas, vou tentar de coração aberto. Tenho muita vontade de comer bem, mas desde criança corro de legumes e verduras. Obrigada

    • por giovana - 8 de agosto de 2016  17:02 Responder

      Ótimo Cris! Estar de coração aberto a mudanças é o primeiro passo. Conte comigo!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  37. por Sheila - 10 de setembro de 2016  2:39 Responder

    Oi Giovanna, tudo bem?
    Amei seu post e foi bom ver que não sou a única maluca que não consegue comer bem.
    Não sou novinha, já tenho 42 anos e duas lindas filhas. Sempre fui problematica com comida e quando engravidei, achei que seria minha chance de aprender a comer com minhas filhas... grande engano! Parace que só piorou... passei a detestar a cozinhar (o pouco que cozinhava), mas isso foi solucionado pelo marido que assumiu as panelas. Sempre preferi os belisquetes ao prato feito, sal ao doce. De uns anos pra cá, comecei a engordar ???? e ficar triste com isso. Tão chateada que prefiro não comer. Também tem o problema com a consistência, sólido ou líquido, mas pastoso ou sopa não desce. Passo muito mal.
    Tentei vários médicos, mas nenhum conseguiu mudar isso. Tem como me ajudar? Será que ainda tenho como melhorar? Queria ser uma mãe melhor, pois isso está influenciando minha filha a não comer também.
    Obrigada!

    • por giovana - 13 de setembro de 2016  12:00 Responder

      Oii Sheila!

      Acho que você já encontrou uma boa motivação para começar uma mudança em sua vida: suas filhas! Com certeza você tem como melhorar, mas antes disso precisa estar com a mente e o coração abertos a isso. Todo tipo de mudança gera medo e desconforto no início, mas quando a mudança é para melhor, os benefícios que isso nos traz nos motiva a continuar. Sabe o que eu acho? Que você deve dar o primeiro passo: procurar ajuda de um profissional BOM, que te escute, te entenda e monte um esquema alimentar que te agrade. Eu te garanto que é possível se apaixonar por um estilo de vida mais saudável sem sofrer. Mas é preciso estar com a mente tranquila, equilibrada e aberta a isso. Espero te ajudar com as minhas dicas e meu consultório está de portas abertas para você!

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  38. por Dani lima - 27 de setembro de 2016  13:45 Responder

    A única dica q vai servir pra mim é a do suco.
    ODEIO VERDURA!
    Queria saber se botando no suco elas têm o mesmo valor nutricional?!

    • por giovana - 28 de setembro de 2016  19:05 Responder

      Oi Dani,

      Com certeza, melhor ainda se for prensado a frio!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  39. por Sabrina - 27 de outubro de 2016  14:11 Responder

    Olá Giovana,
    Hoje fui ao cardiologista, tive algumas complicações no fim de semana e fiquei assustada. Hoje o médico me tranquilizou dizendo que não é nada grave, e que preciso melhorar minha alimentação e beber bastante água.
    Não como legume e nem verdura, alguns por não gostar e outras por não experimentar. Pesquisando aqui encontrei esse post, e posso dizer que esta ótimo, me deu mais vontade de melhorar, e amei suas dicas de algumas fazer suco. Acho que vai ser um belo começo.
    Abraço,
    Obrigada ;-)

    • por giovana - 31 de outubro de 2016  14:29 Responder

      Oi Sabrina!

      Você não imagina como fico feliz em saber que te ajudei, minha linda. Conte comigo!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  40. por Rafael Cantanhede Ventura Siqueira - 28 de novembro de 2016  11:22 Responder

    Oi Giovana, acabei de ler seu post e achei sensacional!!! Depois de MUITA procura na Internet o seu foi o único que realmente me deu alguma esperança e vontade de tentar.Meu maior problema não é o gosto das coisas e sim a consistência, Não consigo comer nenhum molho, nenhuma sopa, nenhuma fruta dura ( na verdade não como fruta nenhuma), mas esse post me deu uma visão um pouco otimista de que ainda tenho chances.Obrigado pela ajuda, tentarei os métodos e venho te informar a realmente deu certo.

    • por giovana - 5 de dezembro de 2016  9:40 Responder

      Oi Rafael!

      Nossa, que bom! Fiquei muito feliz que tenha te ajudado... Claro que tem chances!

      Venha me contar depois?!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  41. por Alanna - 2 de dezembro de 2016  8:57 Responder

    Oi Giovana,
    Nossa, você não sabe como é bom descobrir com os comentários que não estou sozinha nesse mundo. Desde bem pequena não como verduras e legumes. A carne então minha mãe diz que eu recuso desde quando introduziu as papinhas. Viver do arroz, caldo de feijão, leite e algumas frutas, ate certo ponto não foi problema. Na minha infância sempre fui gordinha, e nem me incomodava tanto. Só que nos últimos 3 anos. Por mais exercício que faça, por mais redução na quantidade, meu peso tem disparado, e só tenho me sentido pior ainda por não conseguir comer. Brinque ate que só me falta tentar a hipnose, para tentar conseguir comer. Já tentei algumas das técnicas que você deixou no post, mas não resolveu comigo. Não tenho nojo de pegar, fazer, cheiros, meu problema acho que é quanto a textura e sabor dos alimentos. Na última semana estava me sentindo um monstro, pois não entendo, nem eu e nem os médicos. Já fui tão esculachada por eles. Vendo tantos depoimentos acima, e com a atenção que você poem em suas palavras no post, dá ate vontade de tentar de novo. Não é fácil, mas só de saber que existem pessoas como eu, e que talvez alguém compreenda como me sinto já alivia minha angustia. (em prantos)
    Muito obrigado mesmo.
    Espero voltar aqui dizendo que fiz algum progresso.

    • por giovana - 5 de dezembro de 2016  9:47 Responder

      Olá Alanna,

      Não fique triste. Sei que muitos médicos em vez de ajudar atrapalham. Acabam julgando o paciente, como se a "culpa" fosse da pessoa, quando na verdade não é.
      Para melhorar sua alimentação, qualidade de vida, auto-estima e tudo mais é preciso passar por um processo. Não acontece do dia para a noite. É necessário paciência, auto-conhecimento e ajuda de uma pessoa que você confie e que te apoie. Mas uma coisa posso garantir a você: é possível! Não desista e não fique triste... Tudo tem jeito nessa vida, garanto!

      CONTE COMIGO!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  42. por Larissa - 4 de dezembro de 2016  18:41 Responder

    OI,Giovana

    Pesquisando sobre este fato,encontrei esse link na internet
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_alimentar_seletivo

    Poderia me indicar autores sobre este tema?

    Obrigada

  43. por Júlia - 12 de dezembro de 2016  14:15 Responder

    Oi Giovanna,

    Eu queria agradecer por esse post. É MUITO dificil achar alguém que falasse sobre esse assunto (bom, nunca achei), dessa maneira ou que pelo menos ENTENDESSE como é. Durante toda a minha vida nunca comi nenhum vegetal, nada de folhas e nada de frutas, as pessoas sempre me criticaram muito por isso e ninguém nunca teve paciência pra tentar me entender, essa postagem foi um enorme alívio não só pela ajuda mas também por saber que existem pessoas como eu.
    Eu sempre senti necessidade de me alimentar melhor, mas toda vez que tento comer algo, me dá uma ânsia de vômito instantânea, seguido de desespero, juro que meu coração acelera de um jeito horrível, que eu nunca entendi. Meu problema com esse tipo de alimento não é só associado ao sabor, mas também textura e cheiro. Ultimamente ando me esforçando para me alimentar melhor forçando a ingestão desses alimentos, já que não achei nenhuma outra maneira (pelo menos até vir aqui) e cada refeição que eu faço nos meus dias tem sido um ato de tortura e desespero, alimentação virou tabu pra mim e eu realmente ando sofrendo muito com isso visto que já tenho 21 anos e peso 38 kg, estou muito abaixo do peso e ainda pratico muito exercícios físicos, ando me machucando demais e me sentindo muito fraca. Essa postagem me ajudou demais, só de ler, não vejo a hora de tentar todas as dicas que você me deu.
    Muito Obrigada!

    • por giovana - 13 de dezembro de 2016  11:11 Responder

      Oii Ju!

      Você não imagina o quanto me deixa feliz saber disso. Na verdade isso é mais comum do que imagina... Definitivamente você não está sozinha nessa! Não se cobre tanto... Você ainda é muito jovem e nosso paladar muda bastante com o passar do tempo. É muito importante que você tente entender de onde surge essa sua aversão aos alimentos para iniciar um tratamento. Mas fique tranquila que tudo tem um jeito. Conte comigo!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  44. por maxiomino - 2 de janeiro de 2017  15:03 Responder

    Muito boa as dicas top =D
    irei tentar começar kkkkkk
    postarei tudo que conseguir aqui!

  45. por Ana Carolina - 2 de janeiro de 2017  21:46 Responder

    Olá Giovana,
    gostaria de saber se posso trocar o prato de saladas por um prato de frutas na hora do almoço.

    • por giovana - 30 de janeiro de 2017  11:10 Responder

      Até pode, o problema é que frutas são ricas em açúcar, enquanto os vegetais verdes não. Cuidado para não exagerar na quantidade e elevar muito os níveis de açúcar no sangue.

      Mil beijos!

  46. por Fernanda - 21 de fevereiro de 2017  16:09 Responder

    Olá Giovana, amei suas dicas...me da vontade de chorar quando penso que eu poderia ser uma pessoa normal e gostar de tudo isso...porque comer essas coisas tem que se tornar um martírio para mim?...eu já tentei tantas vezes...mastigava, mastigava e engolia pra ver se descia...logo depois vomitava tudo...sinceramente não tenho tantas esperanças de que vou conseguir...mas não vou deixar de tentar..

    Obrigada...beijos..

    • por giovana - 22 de fevereiro de 2017  10:20 Responder

      Olá Fe!

      Primeiro, se perdoe. Não precisamos ser perfeitos ou gostar de tudo. Claro que são alimentos nutritivos e bons para saúde, mas há maneiras de se ter uma boa nutrição sem consumi-los. Tudo tem um jeito na vida... Não se cobre e nem se martirize.
      Espero que as dicas te ajudem!

      Beijos,
      Giovana

  47. por Bruna - 22 de fevereiro de 2017  14:25 Responder

    Boa tarde Giovana

    Não como frutas ..legumes e Verduras desde pequena ...não consigo ja tentei experimentar mais não via de jeito nenhum ..sinto muita dificuldade a emagrecer por conta desta alimentação...
    Como posso fazer???Me ajuda ...

  48. por taina gottardi - 11 de março de 2017  7:56 Responder

    Ola!!
    adorei a pubicacao mas o meu probema é ainda maior nao como verduras, legumes, e nem frutas e nao é frescura.
    Isso é por algum tralma ou algo parecido quando eu era criança, ja fiz varios exames para ver se descubria o que era mas nunca descobri. Hoje isso me deia preocupada por que nao tomo nenhum remedio para subistuir as vitaminas, se voce tiver alguma maneia de me ajudar entre em contato parabens pela materia!!!

  49. por Franciele - 24 de março de 2017  12:59 Responder

    Poxa, tenho 25 anos até hoje não consigo comer legumes sem fazer ânsia, vou tentar essa dica de introduzir os legumes em formato de chips.

  50. por Daniela Maia da Cruz - 25 de março de 2017  5:57 Responder

    Amei as suas dicas, tenho muito problema com isso desde criança!

    Muitas vezes acabo passando por fresca, e todos vivem me perguntando se já experimentei!!! Aff.. rsrs....

    Já experimentei de tudo, mas só de sentir o gosto já me dá enjôo e não consigo segurar, acabo vomitando!!! :(

    Com suco eu tomo normal, aliás se pudesse comeria só fruta durante o dia todo!!! Amo frutas.

    Gostaria de saber onde fica sua clínica, se é em SP?

    Até que enfim alguém pra me entender, e acabei percebendo que não acontece isso só comigo, isso me deixa até um pouco melhor!!!

    Obrigada ????????????????

    • por giovana - 27 de março de 2017  10:44 Responder

      Oi minha linda!

      Fico muito feliz que te ajudou =D

      Minha clínica fica na Rua Cerro Corá, no Alto de Pinheiros. Venha me conhecer!!!

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  51. por Jaqueline - 28 de abril de 2017  22:00 Responder

    Adorei suas dicas, tenho muita dificuldade em comer verduras e legumes, já tentei algumas vezes mas me dá muita ânsia quando é muito grande, tenho que começar a tentar comer pois sou gestante estou de 3 meses e preciso dos nutrientes que as verduras e legumes trazem, e não quero que meu filho seja igual a mim odiando esses alimentos, por isso preciso aprender para ensinar também, é complicado não gostar desses alimentos que nos fazem bem

    • por giovana - 2 de maio de 2017  10:25 Responder

      Tenta colocar no meio de tortas, em sucos ou pica tudo bemmm picadinho e coloque um molho gostoso! Vá com calma e se respeite sempre, isso é o mais importante!

      Super beijo,
      Giovana

  52. por Jaqueline Santiago Dambiski - 11 de junho de 2017  22:47 Responder

    Decidi por questões muito pessoas que quero me alimentar da forma mais natural possível. Cortei as carnes (carne vermelha, frango e peixe) há 13 dias, estou me sentido muito bem com isso, estou cortando também refrigerantes, que eu já não era acostumada mesmo, e tudo o que hoje me parece "tóxico". Estou bem feliz, no entanto eu não sou muito fã da maior parte dos legumes e verduras, já frutas eu como quase todas. Estou tentando misturar algumas coisas na minha alimentação pra mascarar o sabor, justamente pra acostumar o meu paladar, mas adorei a dica de cortar tudo como Chips e deixá-los crocantes no forno, o problema é que em minha casa ninguém aceita minha alimentação dessa forma, todos são acostumados a comer de forma não saudável e acham que minha decisão se trata de "frescura da moda" e como não sou só eu quem prepara as refeições por aqui as coisas realmente se tornam mais difíceis. Pra mim se trata mais do que eu não vou comer nas refeições preparadas!!!

  53. por Vinícius - 18 de junho de 2017  19:43 Responder

    Tenho uma dúvida que (infelizmente) nenhum médico conseguiu me tirar. Para que se entenda melhor, tenho um transtorno alimentar psicológico (desde muito pequeno) referente a legumes, verduras e até mesmo frutas (só consigo comer banana e maçã e, ainda assim, com esforço), é um trauma de infância. Já faço terapia há muito tempo, tentei sacrifícios para ingerir tais alimentos - mas não consigo levar adiante. Pode-se dizer que é um "asco". Afora isso, alimento-me com um pouco de tudo: arroz, feijão, macarrão, carnes, ovos, pães etc., apesar de não seguir uma dieta muito "saudável", pois também como frituras e junk food. O caso é: há muito tempo (desde 2005) sofro de uma estafa imensa, cansaço físico e mental, fraqueza e, apesar de me esforçar a ser ativo e praticar esportes, minha resistência física é baixíssima. Já busquei milhões de médicos especialistas - a maioria nem dá atenção e diz que não tenho nada; os poucos que fazem uma investigação já descartaram anemia, problemas na tireoide, problemas hormonais e todos os outros tópicos, aqueles que logo vêm à mente quando se pensa em sono excessivo durante o dia e dificuldade em sair da cama (incluindo apneia e depressão). Tudo isso me leva a crer que a privação de alimentos como legumes, verduras e frutas, ausentes em meu organismo por tantos anos, pode ser a causa desse desequilíbrio em meu organismo.
    Finalmente, a questão é: já que para mim é insuportável e até mesmo traumático inseri-los na dieta, qual a melhor forma de adquirir os nutrientes que deixo de absorver ao não comer "saladas e derivados"? Existe algum polivitamínico/mineral que realmente supra essa carência e, mais importante, não piore meu estado de sono/cansaço? Pois a maioria desses "de farmácia" que já experimentei me deixaram sem conseguir sair da cama no dia seguinte.
    Desde já agradeço a atenção!

    • por giovana - 21 de junho de 2017  10:51 Responder

      Olá Vinícius!

      Há algumas síndromes que podem levar aos sintomas que você descreveu. Pode ser falta de nutrientes ou algum problema com o cortisol, que pode estar elevado (você chegou a dosar?). De qualquer forma, seu caso precisa ser melhor investigado. Mas fique tranquilo: TUDO tem jeito! Se for o caso de deficiência de nutrientes há diversas formas de corrigir o problema sem a necessidade de introduzir as verduras e legumes em sua vida.

      Beijos,
      Giovana Morbi

  54. por Mariana - 29 de junho de 2017  17:18 Responder

    Olá Giovana! Adorei suas dicas! Vou usá-las e passar para minha irmã também, pois temos péssimos hábitos...????! Bom, tenho 13 anos e peso 74kg! Preciso urgentemente mudar isso, e você me ajudou muito. Obrigada e parabéns!

    • por giovana - 3 de julho de 2017  16:30 Responder

      Oi Mari!!

      Fiquei muito feliz em saber que te ajudei! Passa pra sua irmã e depois venham me contar se conseguiram alguma mudança.

      Super beijo,
      Giovana

  55. por thiago - 30 de junho de 2017  20:20 Responder

    Olá Giovana sempre quis ter uma boa alimentação mais quando eu vou comer algum tipo de verdura ou fruta da uma ancia de vomito alem de parecer como um inseto na minha boca e cuspo na hora tem alguma dica eu to meio com receio porque tenho 15 anos e quero ter uma vida longa mais nem me alimentar eu consigo .

    • por giovana - 3 de julho de 2017  16:32 Responder

      Oi Thiago!

      Não se culpe, têm muitos casos como o seu. Vá aos poucos... Tente algum legume no meio de uma torta, por exemplo. Ou coloque uma folha em um suco ou sopa. Assim seu paladar vai se acostumando. E lembre-se: nosso paladar muda muito ao longo da vida e você é muito jovem! Relaxa que tudo tem jeito!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  56. por Tassiana - 5 de agosto de 2017  23:43 Responder

    Olá... Sou a Tassiana tenho 23 anos e nao tenho o hábito de comer saladas e frutas... Desde pequena parei de comer por incentivo de uma pessoa que nao gostava e cresci sem comer.... Hoje mãe que sou dou de tudo para minha filha de 1 e 3 meses provar pois sei a falta que essa vida saudável me faz.... Me sinto sempre culpada por nao comer bem... Quando estive gravida meu maior medo era ela ter algo pela falta de comer bem... E me obriguei a comecar a tentar comer foi na nutricionista aqui do SUS pedi uma ajuda e ela disse que nao poderia fazer nada pois eu deveria saber comer, depois disto não fui mais, pois a intenção era que me ajudasse conversando como voce orientou a cima dando alguns conselhos e dicas... Sei que é minha obrigação comer.
    Dai preocupada com a gravidez arrisquei uma folha de alface as primeiras vezes a ancia de vômito foi terrível mas descobri que gosto delas pura sem nada nelas! E como elas ate hoje. Na gravidez fiz suco de tudo um pouco misturado para me sentir menos culpada... Mas após passar gravidez deixei novamente o suco de lado.... Hoje to lamentando a falta de comer bem... Sempre meu estômago encomodando e vem as lamentações, desde quinta quando estive ruim decidi começar a tirar os doces da minha vida 2 dias foram de sucesso mas hj comi um doce mas a batalha vai continuar depois vou para as gorduras.... Mas com as orientações que deste pretendo começar a mudar o meu ponto de vista sobre a salada e aprender a apreciar uma fruta como lanche....

  57. por MICHELLE - 16 de agosto de 2017  16:05 Responder

    Olá Pessoal.
    Tenho 24 anos sou casada e pretendo ter filhos logo se Deus quiser.
    Nunca gostei de legumes e verduras. Nunca! Não consigo comer de jeito nenhum , faço vômito.
    Unica forma que consigo é em forma de suco ou vitamina. Mas fico muito preocupada pois quando eu engravidar vai faltar vitamina para meu filho(a).
    Tomo vitamina de beterraba com maca, banana e aveia.
    E suco de couve com limão .
    mais mesmo assim ainda me sinto culpada.

    • por giovana - 17 de agosto de 2017  16:57 Responder

      Não precisa! São alimentos nutritivos... Basta fazer um plano alimentar bem montado que não tem erro. Fica tranquila! Procure uma boa nutri para te orientar e está tudo certo.

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  58. por Leo - 14 de setembro de 2017  16:35 Responder

    É muito difícil para mim, chego a passar mal quando tento comer tais alimentos o unicos vegetais que como numa boa sao: cenouras, batatas (tanto doce quanto a normal), moranga e inhame. É possivel eu ter uma vida saudavel com estes alimentos sem as verduras? Tlvz c acompanhamento de frutas? Preciso muito saber disso, obrigado pelo post!

  59. por C. A. Oliveira - 19 de setembro de 2017  22:02 Responder

    Interessante este post, achei que eu estivesse sozinho dentro desse mundo dos que simplesmente não conseguem comer estes alimentos... Já tentei, mas sinto repulsa só de sentir o cheiro. E olha que minha mãe tentou. Tenho 38 anos, sou magro, meu intestino funciona invejavelmente bem e os exames de sangue são todos excelentes. Os únicos vegetais que consigo comer são milho, aipim, aveia, côco e suco de limão. Além de castanhas, nozes, essas coisas. Pão e arroz, somente integral.
    A maioria das pessoas adora suco de laranja, não consigo sentir o cheiro. Acho que já evoluí muito, tenho evitado doces, refrigerantes e frituras, e de fato, quanto menos se come, menos fazem falta. Mas tem dias em que parece que "falta alguma coisa".

  60. por Geise - 20 de setembro de 2017  14:20 Responder

    Oi Giovana, adorei as dicas!

    Estou pra começar uma reeducação alimentar e tenho muuuuita dificuldade com legumes e verduras, até pra algumas poucas frutas pela textura e cheiro. Mas lendo sua publicação parei pra pensar, e percebi que a algum tempo eu não comia nem batata cozida e nem mandioca frita e hoje eu amo as duas coisas!! Que louco isso ne kkk mas vou tentar começar pelos sucos e aos poucos ver se me acostumo, pois pela falta de hábito muitas vezes meu organismo não aceita muito bem o alimento em si.

    Um beijo

  61. por Alice de Oliveira Vieira - 16 de outubro de 2017  0:10 Responder

    Oi amei as suas dicas. Eu tenho 19 anos e não como nenhum tipo de verdura e nem legumes. E sofro muito, pois é sempre quiseram me impor para que eu comece. Em almoço, jantares e eventos que envolve esses alimentos, sempre teve alguém para me julgar.
    Você simplesmente disse tudo o que eu sempre tentei mostrar, mas nunca fui compreendida.
    Vou seguir as suas dicas. Não para mostrar para alguém. E sim para tomar para minha vida um hábito mais saudável.
    Parabéns pelo trabalho, você tem um dom natural com as palavras.

    • por giovana - 16 de outubro de 2017  15:10 Responder

      Caramba Alice,

      Fiquei emocionada!

      Obrigada por me dizer isso... Fiquei mto feliz em te ajudar um pouco!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  62. por Paloma Francisco - 23 de outubro de 2017  17:19 Responder

    Eu achei suas dicas bem válidas... Mas já tive dicas parecidas. Eu odeio de verdade legumes e verduras, tenho 25 anos e toda vez que tento comer eu vomito e passo muito mal, tenho muito nojo e o cheiro me incomoda muito. Nao sei mais o que fazer , acho lindo as pessoas que comem bem colorido mas eu nao consigo :(
    Frutas eu como todas
    Legumes somente mandioca, batata, cenoura só se for ralada no arroz, mandioquinha, batata doce, mais nada
    Oq eu faço?

    • por giovana - 24 de outubro de 2017  13:15 Responder

      Oi Paloma!

      Eu sinceramente acho que você não precisa se sacrificar dessa forma. Se come todas as frutas e esses legumes, garanto a você que está se alimentando melhor que MUITA gente. Fica tranquila!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  63. por Pedro - 29 de outubro de 2017  22:39 Responder

    Oii
    Eu não consigo comer nenhuma fruta ,nem legumes nada verde ou colorido
    Mas vou tentar fazer essas suas dicas

  64. por Janaina nascimento - 17 de novembro de 2017  16:28 Responder

    Adorei as dicas, já tentei algumas delas mais não foi legal pra mim, não consegui comer, queria muito comer legumes, vegetais e todas as verduras, acho lindo um prato bem colorido, mais infelizmente não consigo comer, ainda consigo comer alface, cebola, coentro, tudo num cachorro quente eu como, ????,batatinha, cenoura ainda vai, mais o resto não desce de jeito nenhum ????. Tô com colesterol alto e sobrepeso preciso urgente começar a comer comidas saudáveis.

  65. por Chaiane - 22 de novembro de 2017  16:38 Responder

    Desde muito cedo tenho problemas com alimentação saudável.
    Passei anos comendo apenas fast food e NADA de comida.
    Há uns quatro anos comecei a incluir comida, mas nada de verdura e legumes.

    Agora estou grávida e me culpo por não ter iniciado uma reeducação antes, com calma, tentando um pouco por dia como você menciona. Tenho tentado melhorar, mas sei que ao final da gestação ainda não estarei comendo como acho que deveria comer. Estou tendo muitos enjôos o que dificulta muito a provar coisas novas. Estou de quatro meses e meio e as únicas coisas que como são alface, batata apenas assada tipo rústica, milho verde (esse pelo menos eu amo kkkk), as vezes me arrisco numa cenoura ralada e numas rodelinhas de pepino, mas tudo sempre em pequenas quantidades e nem todos os dias como essas coisas. A minha nutri indicou tentar comer os cozidos ou assados de preferência, pois como muito fora, mas só de olhar pra cara já não me apetece, o cru pelo menos dá uma coragem de comer, mesmo sabendo dos riscos de toxoplasmose, tenho me arriscado, pois acho que é melhor comer esses pouquinhos do que nada.

    Tento me convencer que não estou tão mal porque gosto bastante de frutas, pelo menos, como maçã, banana, melancia, mamão, mas sei que se meu bebê tiver qualquer problema vou me culpar muito por não me alimentar direito.

  66. por Viviane - 8 de dezembro de 2017  10:24 Responder

    Eu adorei o seu post! Tenho 32 anos e tenho muitas dificuldades para comer verduras e frutas. Legumes, alguns eu já consigo comer, e outros estou introduzindo com pequenas porções. Mas frutas, eu sei que preciso comer mas não consigo sentir vontade de experimentar! E isso me deixa um pouco estressada, pq quero me alimentar melhor, mas não sinto vontade de experimentar as frutas! Tenho um sério problema com laranjas, não gosto nem do cheiro! Minha mãe conta que quando eu era criancinha, comia muita laranja! Mas agora, não gosto mais....
    Enfim, com esse post pude perceber que não sou anormal..rs
    Obrigada por esse post e parabéns pelo trabalho!

    Viviane

    • por Giovana Morbi - 12 de dezembro de 2017  12:53 Responder

      Fico muito feliz em ter te ajudado, Vivi!!

      Super beijo!

  67. por Elton - 13 de janeiro de 2018  15:07 Responder

    Oi bom dia,
    Estou tentando ingerir mais saladas, mas o processo é lento, já estou na alface, tomate e pepino (só isso ainda).
    Desde criança VOMITO tudo que ingiro que seja saladas e verduras, exceto frutas, essas eu como quase de tudo, toda refeição.

    No final do seu post consta que: "é que se realmente não conseguir ingerir saladas, tem diversas maneiras de se obter nutrientes hoje em dia e milhares de alimentos que podem te fornecer tudo que precisa."

    Por isso que métodos são esses ??

  68. por Maria de fatima - 16 de janeiro de 2018  16:41 Responder

    Ola boa tarde me chamo maria de fatima tenho 26 anos sou casada e tenho uma filha de 5 anos ...todos os comentários que eu li acima descrever tudo o que eu sinto e vivo; minha sempre relatou que eu desde de pequena eu me recusava o aceitar frutas verduras e legumes e nao foi por falta dela insistir chegava me dar ânsia de vômito chegou a me levar no médico e o médico disse que isso era normal que com o Tempo eu mudaria e passaria a ter vontade e curiosidade em provar e escolher os alimentos de minha preferência e o tempo passou ....ate chegou a gestação ai minha preocupação ficou ainda maior passava várias coisas na minha cabeça,pensava o que vai ser dessa criança como poder eu gerar em meu ventre uma vida que nutrientes eu posso passar para essa criança me alimentando dessa forma e nem mesmo isso me fez mudar isso , mais graças a deus minha filha nasceu linda saudável perfeita e sua saúde de ferro nisso ela puxou a mim ...ai pensei ela vai comer aquilo que ela ver eu comendo, nao vai ter interesse de comer frutas saladas entre outras coisas mais gracas a deus ela come gosta de bastante coisas banana maca uva tomate nossa fico feliz em saber que ela comer melhor que a propria mãe rsrsrsrs, eu admiro as pessoas que comem de tudo nao tem restrição com nada; eu ate sinto vontade curiosidade em provar mais nao consigo seguir a diante ....agora estou acima do meu peso nao consigo emagrece ja parei com lanches refrigerantes e produtos industrializados reduzi a quantidade das minha refeições tomo bastante água, sei que se eu comece algumas coisas tudo seria bem diferente facilitaria bastante minha vida; isso me tras até um certo constrangimento dependendo do lugar que estou e alguém sita que eu nao como frutas verduras e legumes me sinta um ser estranho penso sera que so eu sou assim....ai resolvi pesquisar e encontrei esse artigo que me identifiquei e gostei bastante vou tentar colocar em prática tudo que li aqui ....Obrigado e um beijão a todos

  69. por Patricia Woolley - 24 de janeiro de 2018  0:34 Responder

    Olá Giovana amei saber que existem nutricionistas como você, que tem sensibilidade e humildade. Não adianta falar para o paciente que ele tem que comer e pronto! Pois existem barreiras, dificuldades, e não é fácil mudar o quadro da noite para o dia. Eu tenho 37 anos e tenho um paladar infantil. Basicamente como arroz, feijão e carne. Infelizmente meu pai também é assim, e eu e minha irmã fomos criadas com péssimos hábitos alimentares. Minha mãe comia de tudo, mas como meu pai tinha essas restrições, as nossas refeições em família não tinham verduras e legumes. Eu estou 20 quilos acima do meu peso. Isso está me incomodando muito. Não só a parte estética, mas a locomoção, o humor... Decidi mudar e melhorar minha alimentação. Mas está sendo um processo lento. Fiz uma sopa com couve, chuchu, cenoura e frango, bem temperatura com alho e cebola, e ficou muito bom. Mas só consigo comer em forma de sopa. Certa vez tentei comer couve refogada junto com o arroz e feijão, mas não desceu. Fui ao médico e ele me passou uma dieta só com proteínas e verduras e legumes. Mas eu não consigo, e não posso ficar sem comer! Mas estou tentando melhorar. Fiz essa sopinha pra comer a noite, durante o dia procuro ingerir quantidades menores de feijão e arroz no almoço, cortei açúcar, refrigerantes, pão francês. Só estou comendo o pão de forma integral. E comecei a caminhar 1 hora por dia. Está difícil pra caramba de perder peso. Por isso queria demais comer verduras elegi mas, mas de cara, crus, não desce. Gostaria muito de ter uma nutricionista como você, que não julga e se disponibiliza a preparar um cardápio alternativo, com formas alternativas para a ingestão dos alimentos. Você está no RJ de Janeiro? Adoraria ir ao seu consultório. Obrigada pelo seu post maravilhoso! Patrícia.

  70. por Netto Young - 24 de janeiro de 2018  23:13 Responder

    Oi... Não sei por onde começar e acredite, se estou aqui no seu site e comentando é porque cheguei onde não queria. Eu não como nada, eu disse NADA de coisa saudável. No máximo um suco de laranja (já tomei suco de abacaxi, manga, maracujá). Nas férias meu café da manhã é bolacha recheada, e como sem dó. Agora que vou voltar para faculdade meu café da manhã será pão de queijo, não é lá muito nutritivo, mas é melhor do que eu como agora. Mesmo com a pressão da minha família para que eu comesse coisas mais saudáveis eu batia o pé... Isso, batia. Esses dias eu fui parar no hospital e estou com suspeita de hepatite, de um chocolate em pó que eu comi quando fiz bolo e que pode está estragado. Depois dessa suspeita, minha namorada ficou ainda mais no meu pé, fez um sermão como todas as outras vezes, só que dessa vez eu não bati o pé. Estou disposto a comer coisas mais saudáveis. Comecei colocando cenoura no arroz e experimentei aveia (não é lá muito bom) mas estou querendo avançar mais, porque hoje a minha saúde está pedindo por mudanças... E o pior é que eu estou sentido isso na pele. Não sei se você verá meu comentário e se ver, nem sei se vai comentar... Mas eu vou seguir tudo que está nessa página, TUDO MESMO. Vai ser minha meta nesse ano. Obrigado pelas dicas, isso pode salvar minha vida.

  71. por Larissa - 26 de janeiro de 2018  20:59 Responder

    Olá.
    Eu nunca consegui inserir verduras e legumes no meu prato. Alface se bem picada consigo comer uma colher ou duas mas outros vegetais mesmo picados miúdos ou ralados e bem temperados sinto nojo, ânsia, asco e até vomito sem nem engolir.
    Ao invés de vegetais estou tentando comer mais frutas diversificadas, como kiwi que passei a gostar recentemente.
    Essas dicas me ajudaram bastante.

  72. por Amanda Aparecida Assumpção Ferreira - 6 de fevereiro de 2018  16:08 Responder

    Nossa amei essa matéria! Vc ensinou tanta coisa que eu não sabia.. e falou de um jeito leve, sem obrigação. Obrigada por compartilhar seu conhecimento, virei sua fã! rs

    • por Giovana Morbi - 6 de fevereiro de 2018  16:23 Responder

      Que delícia ler isso minha linda!
      Fiquei contente =D
      Super beijo,
      Giovana Morbi

  73. por Elaína Turini - 17 de fevereiro de 2018  11:58 Responder

    Gostei muito do seu post!  Com certeza me motivou a não desistir de uma alimentação saudável. Pra mim é bastante difícil, pois quando entro em contato com algo que não agrada meu paladar pelo gosto ou textura, tenho ânsia de vômito e coloco tudo pra fora. 
    Gostaria de saber quais são os vegetais mínimos para uma alimentação saudável, pois a variedade é tanta e eu gostaria de focar nos essenciais.

  74. por Emerson da Silva Lima - 5 de maio de 2018  23:37 Responder

    Olá Giovana...
    Estou muito triste porque não consigo comer nem um tipo de Frutas,verduras...Todos que tento comer quando coloco na boca começo a vomitar ????O que faço?

  75. por Daniela - 16 de maio de 2018  12:47 Responder

    Boa tarde meu filho se alimentou de frutas legumes e verduras até os três anos depois começou uma fase muito enjoada hoje tem 7anos se recusa até a cheirar o alimento. ..não come mais nada disso nem fruta...Estou desesperada o que faço???

    • por Giovana Morbi - 22 de maio de 2018  12:17 Responder

      Dani, espera e respeita.
      Não força! Quanto mais você obriga-lo, pior será e mais aversão ele terá desses alimentos.
      Logo passa!! Não desespera...
      Tenta fazer umas receitinhas bem gostosas com os alimentos que ele rejeita... Ás vezes ele nem perceberá e comerá numa boa!

      Super beijo,
      Giovana

  76. por Gustavo Menezes - 6 de junho de 2018  11:36 Responder

    Achei especialmente interessante aquele referência ao olfato e sua influência no paladar. Vou ter mais atenção quanto a isto!

  77. por Cecilia - 14 de junho de 2018  1:19 Responder

    Uma ótima sugestão e que eu faço é picar a salada, alface, tomate, cebola,.... e jogar o feijão em cima. A salada substitui o arroz.
    Fica ótimo

  78. por LUCAS HENRIQUE - 5 de julho de 2018  12:59 Responder

    Meu muito obrigado, e meus sinceros parabéns por ser tão solidária conosco!

  79. por Alice - 19 de julho de 2018  9:07 Responder

    Oii Gi! Sempre tive dificuldade em comer frutas e verduras pois desde pequena sou acostumada a comer apenas arroz com ketchup ... eu literalmente não comia NADA, nada mesmo exceto arroz e ketchup, nunca gostei de ir em restaurantes ou jantares que não fosse na minha casa, enfim... estou tentando uma reeducação alimentar, e ufa, não é facil, mas com esforço conseguimos, ontem fiz crepioca de frango, e na massa coloquei cenoura ralada, semana que vem farei com brócolis e olha, estou amando tomar suco de couve com laranja, ainda estranho muitas coisas, mas o primeiro passo ja foi dado!... obrigada pelas dicas, isso é muito importante ... beijão

    • por Giovana Morbi - 23 de agosto de 2018  8:11 Responder

      Oi Alice,

      Que coisa maravilhosa! Não imagina como fiquei feliz...

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  80. por Emily - 28 de agosto de 2018  2:45 Responder

    Oi, eu tenho 10 anos e meu crescimento não tá ocorrendo como devia ser, as vezes na rua, me confundem com uma menina de 7 anos, aí eu comecei a pesquisar e vi que eu preciso de mais legumes e verduras, justamente o que eu ODEIO, frutas eu como MUITAS mas o que eu preciso mesmo é de verde, aí eu vi suas dicas e me ajudaram muito. OBRIGADAAAAAA!!!!!! >3< ♡

    • por Giovana Morbi - 28 de agosto de 2018  14:26 Responder

      Jura Emily???!!!

      Não imagina como fico feliz em saber disso...

      SUUUPER BEIJO,
      Giovana Morbi

  81. por Gabriele Ramos - 15 de setembro de 2018  17:52 Responder

    Oi Giovana, primeiro de tudo quero agradecer por essas dicas maravilhosas!
    Tenho 23 anos e desde os meus 6/7 anos que não consigo comer frutas, legumes e verduras... Agora estou melhor, já como batata, cenoura, espinafre (se estiver em alguma comida), alguns sucos naturais... Mas sinto que preciso melhorar mais.
    Também tenho uma saúde boa, sem problemas ou doenças.. Mas esse problema alimentar me dificulta a vida em inúmeras situações (até evito ir jantar ou almoçar na casa de alguém).
    Vou novamente iniciar o meu processo de experimentar... Dessa vez, por no mínimo 8x e de formas diferentes... Espero me sair bem!

    Muito obrigada mesmo!
    Um beijo de Portugal :)

    • por Giovana Morbi - 24 de setembro de 2018  16:54 Responder

      Oi Gabi!

      Fico muito feliz em saber da sua evolução. A vida é isso, né? Tudo vai mudando... Evoluindo... Até nosso paladar. O importante é se respeitar e buscar nossa melhor versão, sempre. Mas nunca passando por cima de nós mesmos.

      Super beijo,
      Giovana

  82. por Bruna - 25 de setembro de 2018  16:42 Responder

    Adorei as dicas. Porém, meu problema é um pouco mais complexo do que simplesmente não experimentar ou experimentar uma vez e desistir... O meu problema é q eu não GOSTO de comer, e não apenas legumes e verduras, a única coisa que me agrada numa refeição é carne. Eu sinto fome, eu tenho vontade de comer, mas na hora que vejo a comida no meu prato, a fome simplesmente vai embora e eu sinto nojo de tudo aquilo que eu vejo. Sem falar que pequenas coisas simples já foram meu apetitem por exemplo: quando volto da academia com muito calor, não quero saber de comida, só quero beber água e ficar de boa na frente do ventilador. Aí quando mais tarde, depois de passar o calor, eu sinto fome, aí eu como qualquer besteira que achar no armário da cozinha. Não sei se deu pra entender meu problema, mas espero que sim e que se possível me dê alguma dica para melhorar isso. Pq ninguém nunca conseguiu entender como eu posso sentir fome e não ter vontade de comer.

    • por Giovana Morbi - 2 de outubro de 2018  15:01 Responder

      Oi Bruna,

      Eu entendi seu "problema". Na verdade, se não houver nenhum problema de saúde, eu sugiro que respeite seu corpo. Olhou para o prato e não sente vontade de comer? Não coma. Simples assim. Aproveite esses momentos em que come besteiras para comer algo nutritivo, que forneça nutrientes para que seu corpo funcione bem.

      Um beijo,
      Giovana

  83. por TATI - 27 de setembro de 2018  2:37 Responder

    Oi Giovana! Boas dicas, algumas já sigo. Um problema que tenho é consumir mais frutas, costumo ingerir 1 maçã e as vezes apenas 1 copo de suco por dia. No almoço alguns dias pego um a três cubos de melão ou outra fruta no buffet. Não como banana e goiaba. Como posso ingerir mais frutas? Ou alimentos com frutas que são considerados como 1 porção?
    Obrigada ;)

    • por Giovana Morbi - 2 de outubro de 2018  15:04 Responder

      Oi Tati!
      Tenta picar uma fruta na salada, tipo abacaxi ou manga. Fica delicioso!

      Super beijo,
      Giovana

  84. por Juliana - 16 de outubro de 2018  2:43 Responder

    Estava desesperada tentando encontrar uma forma de inserir verduras e legumes à minha péssima alimentação e parei aqui... eu já sei disso há muito tempo, mas, como quase todas as pessoas dos comentários, eu quase vomito se comer tomate, cebola, brócolis... ou qlqr outra verdura/legume. Eu como todas as frutas, não sinto dificuldade nisso... o problema é que no resto eu tenho uma dificuldade absurda, tanto que tenho 30 anos e ainda não consigo comer direito. Agora preciso emagrecer e uma nutricionista me disse que não tem como ser saudável sem comer verduras e legumes... eu até sabia disso, mas achava que poderia obter esses nutrientes de outras formas, e com ela dizendo isso me bateu um desespero tão grande, sabe? Tipo uma sensação de fracasso, de não saber o que fazer, pois para quem come é muito fácil dizer "vc tem que comer isso".
    Tenho uma viagem marcada pra dezembro, queria ir me sentindo bem com meu corpo, no entanto eu tenho 1 mês e meio pra isso e sem comer nada saudável!! Eu como cereais como milho, arroz; leguminosas como feijão, ervilha, lentilha; como batata que é um vegetal, né? Porém isso é puro carboidrato... coisas realmente saudáveis eu não como... as únicas coisas mais saudáveis que como são: cenoura, palmito, champignon (que nem sei se tem algum nutriente importante), espinafre eu gosto do gosto se for por ex uma massa de espinafre (aí já não conta -_-) e alho eu só como pão de alho (pq não sinto pedacinhos). Evito almoçar na casa das pessoas por constrangimento, pois se colocarem cebola e tomate na comida eu não conseguirei comer.
    Eu realmente queria ajuda, existe algo que possa fazer pra substituir essas coisas que não como? os vegetais em pó são usados de que forma? Já fiz suco detox com couve, abacaxi, laranja, hortelã... mas praticamente tomava sem respirar pra não sentir o gosto da couve, pois não suportava aquele gosto e aquele cheiro... Tô realmente preocupada, pois não sei como começar, já comecei tantas vezes, sabe?! E acreditar que não posso emagrecer sem comer verduras e legumes é muito frustrante, mesmo que eu tenha sido magra minha vida toda sem comer essas coisas e agora que estou com uns kg acima não quero enfiar essa ideia na minha mente e bloquear tudo, não sei se me entende...
    Peço desculpas pelo textão... se puder responder minhas perguntas ficarei grata.

    Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.