Por que é difícil se manter magro? Estratégias nutricionais para manter seu peso de uma vez por todas!

Vamos imaginar o seguinte cenário: antes das férias do ano passado, você fez uma dieta e chegou ao seu peso-meta. Foi feliz e contente para praia, exibindo seu corpinho com todo orgulho e felicidade. Mas durante as férias foi difícil segurar a onda…Muita comida, bebida, pouco exercício. Em seguida, você volta para o trabalho estressante e quando sobe na balança, percebe que não entrará de forma alguma na roupa que comprou para o casamento no próximo mês. E é nessa que você pira e resolve fazer uma dieta de emergência!

Esse cenário te soa familiar?

Um dos maiores problemas nos tratamentos de emagrecimento é a manutenção de peso. Engana-se quem acha que a parte mais difícil é perde-lo. O desafio é manter o peso conquistado intacto. Conforme os estudos constatam, apenas 20% das pessoas que se submetem a dietas conseguem manter o peso desejável (todos os meus pacientes conseguiram manter! TODOS!!!! Uhuuuu!).

Quando você faz uma dieta radical, seu organismo entende que aquilo um período de “vacas magras” e resolve estocar energia. Afinal, ele precisa manter suas funções. Você perde peso, mas quando volta a comer normalmente, seu corpo pensa :”Ufa, voltou a comer! Vou me prevenir! Voue stocar tudo que puder, caso falte de novo!”. É nessa que você ganha o DOBRO do peso que estava antes. E esse é só o início do problema. Com o aumento de peso, vem a auto-estima baixa, falta de energia, falta de motivação, tristeza e sentimento de frustração. E como o indivíduo afoga suas mágoas? Na comida. Isso vira um ciclo e quando a pessoa percebe, já é classificada como obesa.

Veja outro caso interessante de dietas radicais. A dieta da proteína. Muitas pessoas perderam peso com essa dieta e se deram bem. Hoje alcançaram seu peso ideal e vivem felizes da vida. Mas infelizmente essas pessoas são a minoria. Conheço muitas que ao retirarem o carboidrato ficaram depressivas, irritadas e assim que voltaram a comer pão, massa, arroz, engordaram novamente. Valeu a pena?

A questão é que as pessoas precisam REAPRENDER a comer. E mais, o sedentarismo pode acabar com a humanidade! Ninguém mais levanta para nada!

Segundo estudos, a maior dificuldade das pessoas para manter seu peso adequado tem relação com a prática de atividade física e controle da ingestão alimentar por períodos longos e duradouros. Você não deve fazer uma dieta. Você deve se alimentar de forma adequada POR TODA SUA VIDA! Não é apenas um período. Algumas estratégias nutricionais podem te ajudar. No entanto, se utilizadas de forma isolada, simplesmente não funcionarão. Somos corpo e mente. Não podemos tratar um ser humano separadamente. Se sua mente não estiver bem, seu corpo não vai ficar legal. E vice-versa. Um tratamento dietético, emocional, físico…Tudo isso junto funciona. Se eu te passar uma super dieta poderosa, mas você não conseguir seguir porque tem crises de ansiedade, de nada vai adiantar. Ou se te passar a dieta e você não praticar nenhum tipo de atividade física, você pode perder muito peso, mas não com a mesma qualidade. Entendeu? Tudo está ligado!

O sucesso da manutenção do peso está em uma dieta equilibrada, com baixa ingestão de gordura saturada e carboidratos refinados (alô pão branco, doces, massas, refrigerantes, alimentos congelados e processados). Também deve haver uma manutenção do peso. Todos os meus pacientes são monitorados mesmo quando acaba o tratamento. É necessário! Acompanhe algumas estratégias que podem te ajudar a controlar seu peso:

# Estratégia 1

Aumentar o consumo de fibras alimentares na dieta é fundamental para o controle de peso, uma vez que promove saciedade prolongada com auxílio de uma série de mecanismos: maior necessidade de mastigação (a mastigação é fundamental para o controle de peso. Além da digestão ser facilitada, a pessoa mastiga tanto que cansa e acaba comendo menos), retarda o esvaziamento gástrico (a comida fica mais tempo no estômago, o que prolonga a sensação de saciedade) e atraso na liberação da glicose (evita o pico de insulina e assim a fome também demora mais para aparecer). Além disso tudo, a fibra pode reduzir a quantidade de gordura e carboidratos absorvidos. Isso se deve ao fato de as fibras (principalmente as solúveis) diminuírem a superfície de contato entre o nutriente e a parede intestinal. Demais não é? Já as fibras insolúveis aumentam a velocidade do trânsito intestinal, auxiliando o processo de emagrecimento e promovendo uma sensação de bem-estar.

Dica

Ativo de fibras

Esse Ativo de Fibras da Jasmine possui todos os tipo de fibra que você pode imaginar! Você pode encontrar em mercados. Basta adicionar de 1 a 2 colheres de sopa em iogurtes, sucos, salada de frutas…Ótimo para o intestino, para controlar glicemia de diabéticos, para controlar a fome! Vale a pena…Mas se você não tiver condição de comprar (infelizmente produtos saudáveis no Brasil são muito caros!) não se preocupe! Frutas, verduras e legumes te oferecem muitas fibras!

# Estratégia 2

abacate-8

O tipo de gordura presente na dieta também influencia diretamente na manutenção de peso. O excesso de gordura saturada está relacionado com maior ganho de massa corporal, enquanto a gordura mono e poli-insaturada têm relação inversa. Em vez de consumir a gordura da carne, alimentos industrializados, processados,etc, consuma oleaginosas, linhaça, semente de chia, peixes frescos, abacate, alimentos ricos em gordura do bem que te ajudarão a controlar seu peso. Segundo estudos, 2 colheres de sopa de abacate antes de dormir ajuda a derreter aquela gordurinha abdominal. Experimente!

# Estratégia 3

canela

O uso de alimentos termogênicos (alimentos que aumentam o gasto energético para serem digeridos), também é válido. Entre esses alimentos estão a canela, a pimenta vermelha, o chá verde, o gengibre e até mesmo a abóbora. O chá verde, por exemplo, aumenta o gasto energético e aumenta a oxidação de gorduras, segundo estudo. O chá de canela antes de dormir parece ajudar a queimar calorias durante a noite. Vale a pena tentar!

Vale lembrar pessoal que essas são algumas estratégias para a manutenção do peso. Comer de forma equilibrada! Na verdade não tem segredo. É preciso conscientização e reeducação alimentar. Quando você come exageradamente tem um prazer momentâneo. De vez em quando é válido pisar na jaca, mas viver pisando nela, só te trará problemas no futuro. Estamos vivendo em uma época em que obesidade virou problema de saúde pública. Isso não pode acontecer. Comer virou um problema na sociedade moderna. Aprenda a comer! Entenda que seu corpo é seu templo e é a única coisa que você terá com toda certeza até o final, Chega de dietas radicais, de modismos. Perder peso é possível e manter também! Você só precisa mudar SEU estilo de vida!

Uma foto para te provar e te motivar:

Nem parece a mesma pessoa, mas é! Ela cansou de se sentir mal e mudou seu estilo de vida, seus hábitos… É possível! Basta querer! Estou com vocês!

weight loss

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.