Por que você deve comer mais devagar?

Olá pessoal!!

Você já reparou quanto tempo leva para comer? Você praticamente “engole” a comida? Com a vida corrida que levamos, é comum ver as pessoas almoçando em menos de 10 minutos.

Pois saiba que isso atrapalha a perda ou manutenção do peso adequado. E posso explicar isso de maneira bem rápida! Acompanhe…

Por que comer rápido pode te engordar?

Quem demora mais para comer é sempre o “chato”, mas é essa pessoa que está certa!

O estômago leva cerca de 20 minutos para sinalizar ao cérebro que está cheio. Então, o que isso significa em termos de perda de peso? Se você mastigar com calma e sua refeição demorar mais que 20 minutos, seu cérebro receberá o sinal de que está saciado e assim, você simplesmente parará de comer. Ou seja, não vai sobrecarregar o seu corpo com além do necessário, algo que fazemos frequentemente sem ao menos perceber.

Pessoas que comem lentamente tendem a consumir menos calorias e se sentem mais satisfeitas do que aqueles que comem rapidamente. Quanto mais rápido comemos, menos tempo damos ao nosso organismo para registrar essa informação de saciedade. Os impactos da velocidade da alimentação afetam um hormônio intestinal responsável por sinalizar ao cérebro que você comeu o suficiente. Resultado: você acaba comendo muito mais do que precisa e isso pode levar ao armazenamento de gordura corporal ou ganho de peso ao longo do tempo.

Por outro lado, comer em um ritmo mais lento aumenta a resposta de um hormônio da saciedade chamado Peptídeo YY (PYY) e Peptídeo-Glucagon-like (GLP-1). Portanto, quanto mais lentamente você come, mais tempo você dá para seu organismo entender que está satisfeito.

Dicas para comer mais devagar

Aqui estão algumas estratégias para desacelerar o ritmo na hora da refeição (Já dizia meu avô… “A hora da refeição é uma hora sagrada”… E é mesmo! Hora de nutrir seu corpo, de recuperar as energias e de relaxar…Aproveite esse momento do seu dia!)

  • Coma em parcelas: pique a salada, a carne e tudo que tiver em seu prato em pedaços menores. Dessa forma, você começa a mastigar mais devagar e se sentirá mais saciado(a).
  • Não chegue com muita fome na hora da principal refeição: se sentir necessidade de fazer um lanche no meio da tarde, faça! Respeite seu “padrão alimentar” e tente não chegar “esfomeado ou esfomeada” na hora de comer. Isso evita que você coma rápido demais!
  • Descanse o garfo no prato: essa dica é batida, mas é boa! A cada garfada, descanse os talheres no prato e se concentre na mastigação dos alimentos que estão na sua boca.
  • Mastigue e mastigue... Estudos mostram que para uma boa digestão seria necessário de 10 a 20 “mastigadas” antes de engolir. Óbvio que você não precisa ficar contando, mas tente apenas uma vez apenas. Depois que acostumar, não precisa mais de “artimanhas”. O ideal é que engula a comida quando tiver com consistência pastosa, afinal o estômago não tem dentes para triturar os alimentos, apenas a boca.
  • Foco na comida: como eu disse, refeição é sagrada. Deixe celular, computador, televisão de lado nesse momento. Calma! Será apenas por 20 minutos, combinado? Isso é tudo que você precisa para seu corpo reconhecer os hormônios que combatem a fome. É por um bom motivo, não acham?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Mari - 4 de agosto de 2015  10:30 Responder

    Amando cada matéria ..... ñ consigo para de ler, tanto conteúdo bom, linguagem fácil.
    Parabéns e obrigada por tds as dicas estão agregando valor******

    • por giovana - 5 de agosto de 2015  9:58 Responder

      Oiii Mari!!!

      Fiquei SUPER feliz com seu comentário... Adoro saber que as dicas estão acrescentando algo a vida das pessoas! Um beijo enorme, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.