Chá de gengibre para melhorar a disposição e acelerar o metabolismo!

Olá pessoal!

Se você quer acelerar seu metabolismo e espantar a preguiça, comece o seu dia com um chá de gengibre.

Por que é tão bom?!

Trata-se de uma das plantas medicinais mais antigas e populares do mundo. O chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma (o caule em formato de raiz) frescos e fervidos em água, é usado como tratamento para gripes, tosses, resfriados e até ressaca.

 

Ginger Rootginger rootginger descascado

Banhos e compressas com gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, segundo a medicina chinesa. A raiz do gengibre também é utilizada para perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal, sendo muito utilizada por gestantes e pessoas que fazem quimioterapia. Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida e desintoxicante.

O chá de gengibre melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação anti-inflamatória e antibiótica, protege as células do envelhecimento precoce e de doenças, além de sua capacidade estimulante e antidepressiva. Ou seja, ele dá uma turbinada no ânimo e melhora sua disposição; É indicado também para tratar náusea, enxaqueca, gripes, gastrite e úlcera. E a boa notícia para quem quer emagrecer: auxilia no emagrecimento por sua ação digestiva e termogênica (aumenta sutilmente o gasto calórico do corpo. Não faz milagre, mas ajuda!).

ginger camomila Chá de gengibre com camomila

 

Como fazer o chá de gengibre

Para fazer o chá você vai precisar de um pedaço de mais ou menos 5 cm da raiz do gengibre, meio limão, meio litro de água, 1 pau de canela, 4 a 5 cravos da índia e 1 pitada de noz moscada ou cardamomo. Corte o gengibre em rodelas finas e esprema o suco de limão.  Coloque o suco e as rodelas em uma panela e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando e por fim, acrescente a noz moscada ou cardamomo.

Você pode tomar o chá quente ou gelado. Se achar o sabor ruim ou forte, faça um suco com 2 fatias de abacaxi + 1 limão + 1 xícara de chá de gengibre. Coloque bastante gelo e pronto! Este suco é funcional e ajuda no processo de digestão, o que também ajuda a queimar mais calorias!

ginger cold tea Suco de abacaxi, limão e gengibre: bom para digestão, fortalece sistema imunológico e ainda queima calorias!

Experimentem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

16 Comentários

  1. por milton - 20 de Janeiro de 2014  10:15 Responder

    Bom dia Giovana,

    Primeiramente, quero lhe agradecer pelças dicas diária que voce passa na Transamerica FM. Eu ouço todos os dias enquanto vou para o trabalho. São dicas muito importantes para o nosso dia-a-dia.
    A propósito, quanto a gente pode tomar deste chá de gengibre por dia?

    • por giovana - 20 de Janeiro de 2014  18:35 Responder

      Oiii Milton!!! Que bom que minhas dicas ajudam... Fico muito feliz em saber disso! O chá de gengibre não tem contraindicação, mas aconselho no máximo 4 xícaras por dia. Beijos e continue acompanhando!

  2. por Gleice - 22 de Janeiro de 2014  13:00 Responder

    Boa tarde Dra. Giovana!

    Muito bom, te-la como referencia de profissionalismo! Prosperidade SEMPRE!!!

    Apresento interesse em alimentos que melhoram a disposição, estado de alerta, memória. Procuro sempre manter uma alimentação variada, porém com estilo de vida atual, diminuição do sono, compromissos a cumprir, percebo um cansaço muscular, indisposição logo ao acordar. É possível indicar produtos naturais como ginseng, guaraná ou outros de sua atualização profissional que possa consumi-los como complemento de minha alimentação. Qual a quantidade e forma do alimento (pó, farinha, cápsula) que posso seguramente incluir em minha alimentação para esse objetivo.

    Muitíssimo Obrigada,

    Um forte abraço

    • por giovana - 22 de Janeiro de 2014  19:53 Responder

      Oi Gleice! Muito obrigada pela confiança e carinho! Você não imagina como isso me deixa feliz!!!

      Vamos lá! Antes de pensar em tomar ginseng ou guaraná em pó, inclua em sua alimentação os seguintes alimentos: batata doce, espinafre, açaí, castanha do Pará, nozes e castanhas, além de chocolate 70% cacau. Comece seu dia com um café da manhã completo que deve ser composto por uma fonte de carboidrato + 1 fonte de proteína e gorduras (do bem, presente nas oleaginosas, por exemplo). Para melhorar a memória e concentração, tente ovos pela manhã. O ovo é fonte de colina, um nutriente essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, principalmente do cérebro! A farinha de Maca é um bom suplemento para dar energia também. A quantidade varia, mas comece com 1 colher de sobremesa e depois me conte os resultados. Espero ter te ajudado Gleice!! Você é muito querida! Beijossss

  3. por Gleice - 22 de Janeiro de 2014  22:05 Responder

    Oi Giovana, igualmente Muito Obrigada!

    Vou cuidar para incluir esses alimentos!
    Referente a farinha de maca, onde encontrá-la para seguramente consumir e como devo utilizar a quantidade recomendada? É possível, indicar alguma loja de produtos naturais em São Paulo?

    Dra, aproveito este para solicitar sua recomendação de colágeno (qual, como e quanto utilizar?).

    E assim que puder, um post sobre sal qual o mais recomendado?, entre sal refinado, sal grosso, sal marinho, flor de sal e outros de seu conhecimento?
    Muito Obrigada!

    • por giovana - 27 de Janeiro de 2014  20:36 Responder

      Oi Gleice querida!
      A farinha de Maca você encontra na Zona Cerealista de São Paulo por um bom preço! Você também encontra na loja Mundo Verde, em SP.
      Comece com 1 colher de sobremesa por dia, misturada em sucos ou vitaminas.
      O colágeno você deve utilizar o hidrolisado em pó. Uma colher de sopa por dia é suficiente.

      Vou fazer o post para você a respeito do sal, mas já adianto que o sal marinho, sal rosa ou gersal (sal do gergelim) são ótimas opções!

      Beijosss linda!

  4. por Luiz Alberto - 5 de Março de 2014  21:36 Responder

    Boa noite Giovana!!!

    Ouço todos os dias enquanto estou indo para o trabalho as suas dicas na transamérica!! São dicas muito valiosas! tenho uma pergunta: todos os dias à noite eu tomo chá de gengibre com limão extremamente forte, quase sem água. Tem algum problema a longo prazo? geralmente é em jejum.

    obrigado e sucesso!!!

    • por giovana - 6 de Março de 2014  11:59 Responder

      Oi Luiz! Obrigada pelos elogios... Fico feliz!
      Não vejo problemas em tomar este chá todos os dias, a não ser que passe a te dar algum desconforto. Neste caso, você poderia tomar em dias alternados. Mas se te faz bem, não há efeitos colaterais. Pelo contrário, o gengibre e o limão são alimentos muito utilizados como alimentos terapêuticos para uma série de doenças.
      Abraços, Giovana Morbi

  5. por carmen ruiz - 31 de Maio de 2014  12:52 Responder

    Adorando as dicas , obrigada! Gostaria de tirar uma dúvida: todos os alimentos termogênicos (inclusive o gengibre) causam aumento da pressão arterial?

    • por giovana - 4 de junho de 2014  13:41 Responder

      Oi Carmen querida! Na realidade, não. Para ter esse efeito precisa comer muitoooooo gengibre! Não é o caso... Super beijo!

  6. por cecilia - 29 de agosto de 2014  1:19 Responder

    OUVI DIZER QUE O GENGIBRE ALTERA A PRESSÃO ARTERIAL E VERDADE?
    tenho problema de pressão..

    • por giovana - 2 de setembro de 2014  9:56 Responder

      Oi Cecilia!
      O gengibre pode alterar a pressão quando utilizado em grandes quantidades. Com moderação, não há problemas. Beijos, Giovana Morbi

  7. por Raquel - 31 de agosto de 2015  15:13 Responder

    Depressão, cansaço, desânimo, falta d vontade pra qualquerbcoisa por fabor doutora e ainda não durmo sem duas miligramas d tarja preta, quanto mais durmo mais sono e cansaço. Deus lhe abençoe. Gonoartrose noa joelhos, 33 anos e mioma no ultero. Remédios mt caros e os q tomo sinto mais sono e cansaço mesmo se não fizer nada. Coneçou com 29 anos 2012.

    • por giovana - 2 de setembro de 2015  10:32 Responder

      Oi Raquel!
      Você faz acompanhamento com algum médico?
      Beijos,
      Giovana Morbi

  8. por Glabs - 23 de Maio de 2016  15:47 Responder

    Olá doutora pode tomar o chá d gingimbre com o colageno em pó

    • por giovana - 25 de Maio de 2016  11:33 Responder

      Pode sim!!! =D

      Beijão,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.