Panqueca saudável: uma ótima alternativa para seu café da manhã!

Olá pessoal!

  Se você quer maneirar um pouco no pão e não aguenta mais a tapioca, hoje darei a receita de uma panqueca muito saudável e bem saborosa!

É muito rápida e prática: você vai precisar de apenas 3 ingredientes: ovo, banana e aveia. Para uma versão com menos carboidratos, substitua por farinha de castanhas ou farinha de coco, que funcionam bem para pessoas com doença celíaca. Mas antes certifique-se de que você não apresente nenhuma alergia a oleaginosas, o que é bem comum.

Por que essa panqueca é saudável?

O ovo você usa inteiro, sem medo da gema. Acabou a história de que a gema faz mal a saúde, a não ser que seja consumida de forma exagerada. Sempre digo: todo e qualquer tipo de exagero faz mal. A palavra aqui é equilíbrio! Na gema do ovo encontramos muitos nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Entre eles, o ômega-3 (tão escasso na alimentação ocidental) e colina, componente do complexo B que trabalha juntamente com a vitamina B12 e ajuda o bom funcionamento do cérebro e memória. Então se você anda esquecido (a), consuma o ovo COM a gema sem medo de ser feliz =D.

A banana também é um alimento excelente, com uma boa quantidade de carboidratos, fibras e nutrientes. Ela contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância responsável pela sensação de felicidade e bem-estar, assim já começará seu dia feliz.

Já a aveia possui excelentes propriedades e pode ajudar na redução do colesterol e controle da glicemia, além de fornecer energia lentamente e assim, garantir saciedade por mais tempo.

Ou seja, essa panqueca é uma excelente opção antes do seu treino, como lanche ou no café da manhã, para começar o dia com tudo! Vamos a receita:

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 banana média madura
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (chá) de açúcar de coco ou use algumas gotinhas de adoçante (opcional)
  • Algumas gotinhas de essência de baunilha (opcional)
  • Óleo de coco, manteiga sem sal ou manteiga clarificada (GHEE) para untar a frigideira

Modo de preparo

Amasse a banana e misture com o ovo, a aveia, a essência de baunilha e o adoçante de sua preferência em um recipiente, batendo tudo com um garfo. Unte a frigideira com um pouco de óleo de coco ou manteiga e jogue a massa. Espere endurecer de um lado, espalhando a massa pela frigideira, espere dourar e vire para dourar o outro lado. Eu coloquei uma camada de pasta de amendoim com um pouco de geleia sem açúcar e ficou SENSACIONAL. Use sua criatividade!

Saudável e deliciosa como a vida deve ser…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

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