6 efeitos colaterais do refrigerante diet, light ou zero

Olá pessoal!

Pergunta: qual a maior fonte de “calorias vazias” da população? Pão branco? Fast-food?

Não, o refrigerante. Segundo pesquisas, o brasileiro consome cerca de 2 latas por dia. Aí você pensa: “Mas eu só tomo o refrigerante diet. Sem calorias e sem açúcar…”. Parece uma opção de bebida se você deseja emagrecer e evitar o açúcar, certo?

Errado. Por baixo daquela espuma “borbulhante” com cor de caramelo, o refrigerante diet/light/zero traz um conjunto de efeitos colaterais que podem prejudicar sua saúde. Ele pode ser o gatilho para problemas renais, problemas ósseos, etc.Ok, eu entendo. Suas intenções são boas, afinal abandonar o açúcar branco/refinado já é um excelente passo. Porém, tenho que te dizer que algumas substâncias não acrescentam nada de bom ao nosso corpo e saúde e infelizmente, o consumo desta bebida nunca foi tão grande! O mais engraçado é que todos sabem o quanto faz mal, mas não deixam de beber.

O difícil é parar de consumir, afinal refrigerante vicia. Mas nunca vi uma pessoa que tenha se arrependido por parar de tomar. Pelo contrário: sentiram sua energia aumentar e a saúde melhorar. Não há por que se arrepender disso, afinal é para o seu bem. Não estou dizendo que você deve parar de tomar do dia para noite, pois mudanças bruscas de hábitos podem não funcionar para algumas pessoas. Mas sugiro que reduza as quantidades dia após dia… Até não sentir mais falta e agradecer a si mesmo por ter feito isso.

O que mais me preocupa são as crianças. Com o organismo em desenvolvimento, não é nada bom “envenenar” o corpo desta maneira. Pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostram que atualmente as crianças consomem mais que o dobro de refrigerante do que na última década. Entre adultos o consumo cresceu 25%.

Conhecendo esses sete efeitos colaterais, espero que chute sua latinha…

Pop cans from above

1) Problemas renais

Sim, o refrigerante pode prejudicar seus rins. Um estudo da Harvard Medical School com duração de 11 anos e feito com cerca de 3.000 mulheres mostrou que o refrigerante de cola prejudica a função renal. E o mais interessante é que o culpado dessa vez não foi o açúcar, e sim os adoçantes dietéticos utilizados na bebida.

De acordo com outro estudo de 2008 da Universidade de Minessota com quase 10.000 adultos, mesmo o consumo de apenas um refrigerante diet por dia aumenta em 34% os riscos do indivíduo desenvolver síndrome metabólica (obesidade associada a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, etc.), condição que o coloca em risco de desenvolver também uma doença cardíaca. Se esse fato é atribuído aos ingredientes do refrigerante diet ou dos hábitos alimentares dos participantes da pesquisa não é claro, afinal as duas coisas fazem mal e você não quer pagar para ver, não é?

2) Obesidade

Você leu certo: OBESIDADE. Estudos  mostram que refrigerante diet não ajuda a perder peso. Um deles, realizado pela University of Texas Health Science Center, descobriu que quanto mais refrigerante diet uma pessoa bebe, maior a chance de se tornar obesa. Por que? Os adoçantes artificiais presentes na composição da bebida podem prejudicar a capacidade natural do corpo de regular a ingestão de calorias com base na doçura dos alimentos. Isso significa que as pessoas que consomem a versão diet do refrigerante achando que estão fazendo um grande negócio, ficam mais propensos a comer mais, pois seu cérebro identifica o sabor doce, mas não recebe as calorias e então você almeja mais comida, em busca das calorias que seu corpo pensou que receberia e não recebeu!

4) Danos celulares

A maioria dos refrigerantes diet possuem benzoato de sódio ou benzoato de potássio, ambos conservantes. Algumas marcas retiraram esses componentes da fórmula, pois estes produtos químicos têm a capacidade de causar graves danos ao DNA na mitocôndria, a ponto de inativa-lo por completo! Tais conservantes também têm sido associados a urticária, asma e outras doenças alérgicas, além de irritarem a pele, olhos e mucosas.

5) Dentes (e ossos) enfraquecidos

Com um pH de 3,2, o refrigerante diet é extremamente ácido (para você utilizar como ponto de referência, saiba que o pH da água é em torno de 7 e o pH sanguíneo em torno de 7,4). O ácido dissolve facilmente o esmalte do dente. De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Michigan, adultos que bebiam de 2 a 3 latas de refrigerantes diet tinham uma pior saúde bucal e apresentavam dentes enfraquecidos. O mesmo vale para os ossos! Com o alto nível de acidez, perdemos cálcio dos ossos… A longo prazo você pode desenvolver osteopenia, que pode evoluir para osteoporose.

6) Problemas reprodutivos

Diet ou não, as latas de refrigerantes são revestidas com bisfenol A, substância associada desde doenças cardiovasculares até problemas reprodutivos.

terrible Essa figura mostra a quantidade de açúcar encontrada nestas bebidas. Impressionante!

Você não acham que é muito malefício por apenas uma latinha? Sempre digo que a palavra para alcançar uma boa saúde é EQUILÍBRIO. Tomar um refrigerante de vez em quando pode não fazer tão mal (bem não faz!), mas fazer disso um hábito é querer envenenar o próprio corpo. Você não quer isso para si… Quer?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.