Os benefícios da pimenta em sua alimentação e uma receita de suco picante!

Olá pessoal!

Esta semana estou fora de São Paulo, por isso está mais difícil colocar os posts no ar. Mas semana que vem volto ao ritmo normal e com muitas novidades para vocês!

Hoje falarei um pouco sobre a pimenta. Esta super dica vai ao ar na Rádio Transamérica (100,1 FM) durante o programa Esporte de Primeira. Estou pensando em colocar aqui no site algumas dicas que dou na rádio. Assim fica mais fácil de vocês anotarem quando perderem algo. O que acham? Mandem a opinião de vocês, pois estou pensando seriamente nisso, já que tantas pessoas me mandam mensagens pedindo as dicas da rádio. Mas vamos a pimenta?

Pimenta

As pimentas, conhecidas pelo sabor picante, são utilizadas medicinalmente para estimular a digestão e aliviar dores. Isso porque a capsaicina, substância presente nas pimentas, é um analgésico natural muito eficaz quando aplicada sobre a pele, pois leva a redução de um componente das células nervosas responsável pela sensação de dor.  Segundo estudos, esta substância pode ajudar a controlar hipertensão, ajuda na digestão, previne coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos ou derrame cerebral, alivia a congestão nasal, além de ajudar a combater a má circulação, a artrite, artrose e o colesterol.

A capsaicina da pimenta está concentrada principalmente nas sementes e nervuras brancas do alimento. Ao retirar estas partes da pimenta, seu sabor fica mais suave e assim, pode ser utilizada em doces e geleias.

DICA: O seu manuseio requer cuidado: ao remover as nervuras brancas e sementes da pimenta vermelha use luvas finas e lave todos os utensílios com água e sabão após o uso. A capsaicina pode causar forte irritação ao entrar em contato com os olhos!

Quer mais motivos para incluir a pimenta em sua alimentação? Elas são mais nutritivas que os pimentões e as vermelhas possuem um maior valor nutricional que as pimentas verdes. São boas fontes de antioxidantes: 28 gramas de pimenta oferecem 70 miligramas de vitamina C (mais que 100% da ingestão recomendada) e 70% da ingestão diária de vitamina A. Também contém bioflavonóides, substâncias vegetais que parecem prevenir o câncer. Além de tudo isso, fazem seu corpo queimar mais gordura. Ela aumenta a temperatura corporal e para dissipar este calor extra e manter a temperatura normal do corpo, lá se vão as calorias. E ao melhorar a digestão, ela também auxilia no processo de emagrecimento. A pimenta dedo-de-moça é mais indicada para esse processo.

A seguir, um suco especial para quem curte um sabor doce e picante. Suco de maçã, damasco, canela e pimenta (sim, pimenta!).  O sabor doce da maçã proveniente da frutose (açúcar natural da fruta que o organismo decompõe de forma mais lenta), combinada com uma boa dose de fibras solúveis, faz com que os níveis de açúcar no sangue fiquem estáveis, o que acaba com a gula por doces. O damasco sacia, enquanto a canela contém óleos voláteis, que aumentam a capacidade do corpo de utilizar a glicose. Isso ajuda a prevenir quedas na taxa de açúcar do sangue, que são associadas a falta de energia e à vontade de ingerir alimentos calóricos. Tudo isso associado aos benefícios da pimenta, que vocês conheceram acima! Incrível, não? Anotem a receita:

Suco de maçã, damasco, canela e pimenta (serve 2 copos)

  • 1 maçã cortada em pequenos pedações
  • 2 damascos sem caroço cortados ao meio
  • 1 colher de café de pimenta em pó
  • 1 colher de café de pimenta caiena
  • 1 colher de chá de mel (se achar necessário adoçar)

Modo de preparo: bata tudo e beba!

Experimentem! É um suco diferente e saboroso… Vai aguçar seu paladar…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.