Conheça um remédio natural para hipertensão

Olá pessoal!

Não sei se já perceberam, mas estamos voltando às nossas raízes. Estamos buscando saúde com métodos naturais, sem fármacos, que parecem melhorar uma coisa enquanto pioram outra. Vejo pela minha avó: o médico passa um remédio para melhorar uma coisa, e depois surge um efeito colateral mais perturbador do que ela estava sentindo. Em uma sociedade ansiosa por novos e práticos métodos, a saúde está se perdendo. Do que adianta tomar um remédio para emagrecer, buscando basicamente a estética, se seu corpo será penalizado com isso? Nosso corpo reclama, mas na maioria das vezes, não damos a atenção e o cuidado que ele necessita.

A ciência evoluiu e nos trouxe grandes bênçãos na área da saúde. Mas o caminho para saúde é o inverso, na realidade. Temos que buscar aquilo que se fazia antigamente: a cura pela natureza.

A medicina naturopata, mais conhecida como medicina Holística ou Ayurveda está mostrando benefícios maravilhosos da alimentação natural. Um novo estudo canadense sugere que a abordagem neuropata irá reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a incidência da síndrome metabólica, uma condição que inclui açúcar elevado no sangue, pressão alta ou colesterol alto associado a obesidade.

medicina natural

Um princípio da naturopatia é tratar o paciente apenas com a ingestão de alimentos, de forma natural. Um dos alimentos que tem se destacado pelos benefícios proporcionados a saúde, principalmente no tratamento da pressão arterial é o suco de beterraba.

Conhecido por décadas como um alimento protetor do fígado, o suco de beterraba pode não ser uma nova descoberta, mas pesquisas recentes revelam que você deve prestar mais atenção neste vegetal.

Muitos pacientes para os quais eu prescrevi o suco de beterraba como um remédio referiram que passaram a ter mais energia e disposição em seu dia-dia. Isso se deve à habilidade dos componentes do suco em melhorar o fluxo sanguíneo. O suco de beterraba aumenta a perfusão sanguínea, elevando a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam até nossas células e aumentando a resistência.

Trata-se de uma fontes alimentares mais ricas em antioxidantes naturais e nitratos. Os nitratos são compostos que melhoram a circulação sanguínea em todo o corpo, incluindo o cérebro, coração e músculos. Quando você toma suco de beterraba, o nível de nitrato aumenta e gera um acúmulo desse composto em seu sangue. O nitrato é transformado em óxido nítrico, que dilatará suas artérias e melhorará o fluxo de oxigênio, reduzindo a pressão arterial.

Mas para pressão arterial, é melhor comer a beterraba ou beber o suco?

Em muitos casos, comer o alimento é a melhor maneira de obter todos os nutrientes. Mas neste caso em particular, para reduzir a pressão arterial, o melhor é beber o suco para desfrutar de todos os seus benefícios ao máximo. Quando você cozinha a beterraba, a quantidade de nutrientes responsáveis pela redução da pressão arterial diminuem. Ao consumir o suco você garante 100% dos fitonutrientes que ajudam no controle da hipertensão.

Mas não é só para os hipertensos que este suco é bom. Se você pratica atividades físicas, tome o suco cerca de duas horas antes do seu treino. Você terá sua perfusão aumentada e dessa forma , melhorará o aporte de oxigênio e nutrientes. Resultado: você melhora seu desempenho, aumenta o ganho de massa muscular e diminui a fadiga. Como o nitrato possui vida longa (ele dura em torno de 6 horas em seu organismo) ajuda também em sua recuperação.

Hipertensos, quanto vocês devem tomar do suco para obter o efeito terapêutico do alimento?

Estudos mostram que tomar de um a dois copos de suco de beterraba por dia têm um efeito significativo na redução da pressão arterial. Muitos médicos estão surpresos com a simplicidade do método e o benefício que um simples suco traz aos pacientes com pressão arterial elevada. Simples e barato!

Por favor, não altere qualquer medicação prescrita para pressão arterial sem antes falar com seu médico. Informe-o sobre todos os métodos naturais que utiliza para ele observar se há necessidade de ajustes na dose.

Há algum efeito colateral associado ao consumo diário do suco de beterraba?

A única coisa que pode acontecer é sua urina e fezes apresentarem cor avermelhada. Mas essa mudança de cor é inofensiva. Mas atenção: a beterraba é rica em oxalatos e pessoas com tendência ao desenvolvimento de cálculos renais devem evitar o consumo desse alimento.

Mas os nitratos não são conservantes insalubres encontrados no cachorro-quente e bacon?

Alimentos curados, como cachorro-quente e bacon, são conhecidos por serem ricos em nitritos, conhecidos como compostos com alto potencial cancerígeno. A beterraba, o espinafre e o rabanete possuem nitratos que convertem-se naturalmente a nitritos durante o processo de digestão. Essas versões naturais não são prejudiciais ao corpo, e são muito seguras quando são consumidas juntamente com os antioxidantes naturais encontrados na beterraba, no espinafre e no rabanete. Os nitritos que oferecem riscos à saúde são aqueles adicionados a alimentos industrializados, com a finalidade de aumentar o tempo de prateleira dos mesmos.

Concluindo pessoal:

A abordagem holística, em que você trata o paciente como um todo, levando em consideração seu estado mental e física é muito eficaz no tratamento da hipertensão arterial. O suco de beterraba pode ser um excelente complemento para uma alimentação natural desenhada para controlar a pressão arterial e aumentar a resistência e energia de uma pessoa.

A seguir, uma receita de suco de beterraba delicioso!

                         Suco de beterraba, cenoura e maçã

beet

Ingredientes para 4 copos

  • 3 beterrabas pequenas cortadas em pedaços grandes
  • 2 cenouras grandes sem as pontas cortadas em pedaços grossos
  • 2 maçãs cortadas em fatias grossas

Instruções:

Passe pela centrífuga a beterraba, a cenoura e a maçã, alternadamente. Se necessário, acrescente água. Mexa e beba em seguida.

Dicas

  1. Escolha beterrabas firme, de casca lisa e cor forte. E lembre-se de que as raízes têm mais sabor quando são pequenas ou médias.
  2. Para sua pele não ficar vermelha, coloque luvas de látex antes de cortar a beterraba. Se você manchar os dedos ou mãos, esfregue a área afetada com uma fatia de limão, um alvejante natural.
  3. Estudos mostram que os pesticidas são absorvidos pela casca da cenoura, por isso, a menos que ela seja orgânica, descasque-a sempre.
  4. As maçãs mantêm a textura por até um mês se forem guardadas na geladeira.

É por isso que eu sempre digo: a natureza oferece tudo que você precisa para viver bem. Pense nisso!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

8 Comentários

  1. por fatima elena - 19 de Maio de 2016  19:04 Responder

    eu gostei muito as dicas

    • por giovana - 20 de Maio de 2016  17:48 Responder

      Que bom, Fatima! Espero que te ajude...

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  2. por Rochelle - 27 de junho de 2016  22:07 Responder

    Super dica. Não tenho pressão mas pessoas da minha família têm. Procuro sempre cuidar da minha alimentação e acredito que esse suco possa ser preventivo.

    • por giovana - 29 de junho de 2016  11:39 Responder

      Oii Rochelle!

      Com certeza.. Ajuda a prevenir!

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  3. por Maurício Rodrigues - 7 de novembro de 2016  9:01 Responder

    Não sei não... a Beterraba tem alto índice glicêmico (açucar)... o que causa picos de insulina e podem na verdade AUMENTAR A PAS (Prerssão Arterial Sistêmica)... ainda mais na forma de suco. Melhor aprofundar a pesquisa sobre o assunto antes de indicar o consumo diário do suco.....

    • por giovana - 8 de novembro de 2016  11:25 Responder

      Acho melhor você se informar melhor, Mauricio. As fibras da beterraba reduzem a velocidade de absorção do açúcar natural presente nesse alimento. Já tive excelentes resultados com o suco de beterraba em pacientes hipertensos.

  4. por Maurício Rodrigues - 7 de novembro de 2016  9:07 Responder

    Parece que pra Pressão Alta seria legal : Coenzima Q10, Ômega 3, Vitamina D3, Óleo de Alho, Semente de Uva e Vitamina C. Há estudos que estão demonstrando que há uma ligação entre o CITOMEGALOVÍRUS (CMV)...e a Hipertensão Arterial. Mas não se tem muita certeza de nada......

    • por giovana - 8 de novembro de 2016  11:25 Responder

      Você faz uso disso e teve resultados?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.