O que está faltando em seu corpo? Veja os sintomas e os alimentos que podem ajudar em cada caso!

Olá pessoal!

Para quem não sabe, sou nutricionista ortomolecular. O que isso quer dizer? Primeiramente, gosto de tratar meus pacientes com alimentos, da maneira mais natural possível. O ajuste de nutrientes apenas pela correção dos hábitos alimentares mexe de uma maneira geral com o metabolismo e melhora o funcionamento do intestino, facilitando a queima de gordura e toxinas, o que isso garante o sucesso na perda de peso, como consequência do tratamento. Porém, em meio ao caos em que vivemos, muitas vezes é difícil atingir todas as recomendações de nutrientes e é aí que entra o tratamento ortomolecular. O ponto forte dessa prática é corrigir todas as carências e excessos de vitaminas e minerais que o indivíduo possa apresentar, afinal excesso de vitaminas também prejudica seu organismo. Por esse motivo que sempre digo para não gastar dinheiro com suplementos que você não sabe direito como funcionam, até mesmo polivitamínicos. Corrigindo esse desequilíbrio nutricional é possível neutralizar os radicais livres, brecar o envelhecimento precoce, facilitar o emagrecimento, etc. Fatores ambientais como estresse, poluição, cigarro, álcool, e uma alimentação desequilibrada fazem com que o corpo produza essas moléculas instáveis (os radicais livres), que em excesso prejudicam a saúde das células. É possível ver esse efeito quando sua pele e cabelo perdem a vitalidade. Quando você começa a perceber que seus cabelos estão fracos, quebradiços, e sua pele sem vida, pode ter certeza que está faltando algo! E mais: se seu trato gastrintestinal não estiver saudável, de nada vai adiantar mexer em sua alimentação.

Costumo dizer que você NÃO é o que você come, e sim o que absorve. Se seu estômago ou intestino não estiverem saudáveis e prontos para digerir e absorver nutrientes, você pode fazer a dieta mais perfeita que existir e ela não dará resultado. O emagrecimento que as pessoas tanto buscam é a conseqüência do seu bom estado nutricional de uma forma geral. Vem de forma natural, porque seu organismo foi feito para se “auto-curar”. Ele não quer você acima de um peso saudável, esse não é o natural do seu corpo. Tendo tudo que precisa para funcionar bem, o próprio organismo vai regular seu peso corporal!

Hoje vou colocar aqui para vocês alguns sintomas comuns em casos de carências nutricionais, os nutrientes que geralmente são associados a esses sintomas e alimentos-fonte que podem ajudar a corrigir o problema (isso é algo MUITO geral. Não tire conclusões precipitadas sem consultar um profissional):

Pele ressecadaO que está faltando em sua alimentação? Provavelmente ácidos graxos essenciais e vitamina A. Consuma: semente de linhaça, cenoura e mamão.

Retenção de líquidos O que pode estar faltando em sua alimentação? Você pode estar com desequilíbrio de potássio. Consuma: água de coco, banana, aspargos, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro.

Distúrbios da TPMO que pode estar faltando em sua alimentação? Isoflavonas. Consuma: soja e derivados fermentados, como missô, tofu.

Compulsão por doceO que pode estar faltando em sua alimentação? Cromo ou magnésio. Consuma: alimentos integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura.

Desconforto intestinal, gases, inchaçoO que pode estar faltando em sua alimentação? Lactobacilos vivos. Consuma: iogurte com probióticos, leite fermentado, coalhada, missô.

Hipotireoidismo O que pode estar faltando em sua alimentação? Iodo. Consuma: algas marinhas, cenoura, pera, abacaxi, peixe de água salgada e sal marinho.

Câimbra, dor de cabeçaO que pode estar faltando em sua alimentação? Potássio e magnésio. Consuma: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja.

Memória ruimO que pode estar faltando em sua alimentação? Acetilcolina e inositol. O que consumir? lecitina de soja e gema de ovo.

Cabelos quebradiços e unhas fracasO que pode estar faltando em sua alimentação? Colágeno. Consuma: peixes, ovos e carnes magras.

FraquezaO que pode estar faltando em sua alimentação? Vitaminas A, C, E e ferro. Consuma: verduras, frutas e carnes magras.

Colesterol altoO que pode estar faltando em sua alimentação? Ômega 3 e 6. Consuma: sardinha, salmão, abacate, óleo de semente de linhaça e azeite de oliva extravirgem.

Pessoal, mais uma vez: dei uma visão bem abrangente e geral! Esses sintomas podem representar muitas outras coisas e carências, e só é possível fazer um diagnóstico preciso por meio de exames laboratoriais de cada paciente. Por isso o acompanhamento individualizado é tão importante. Acredito que a epidemia da obesidade está acontecendo por um problema de desnutrição da população. As pessoas estão com sobrepeso, porém subnutridas. Comer muito não significa que você esteja comendo bem, provendo tudo que seu organismo precisa para funcionar de maneira adequada. Procure ter uma alimentação rica em nutrientes e verá que seu corpo responderá de forma positiva em todos os aspectos.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

6 Comentários

  1. por lucilia da rocha pitta o. silva - 3 de setembro de 2013  16:43 Responder

    Excelente sua matéria sobre nutrição e sintomas.Gosto do tratamento ortomolecular ,traz resultados fantásticos.Parabens pois vc esta ajudando muito

    • por giovana - 3 de setembro de 2013  20:34 Responder

      Obrigada Lucilia!! Fico feliz com seu comentário! Beijo enorme!

  2. por Luiz Antonio Cassiano - 6 de abril de 2016  17:03 Responder

    Olá Giovana Morbi! Tudo bom? Espero que esteja.
    Faz mais ou menos uns oito messes que venho te acompanhando o seus vídeos e é um trabalho muito interessante, desenvolvido com muita competência.
    Tendo me alimentar corretamente na medida do possível e faço exercício físico frequentando academia.
    Meus parabéns por esse trabalho lindo que auxilia muita gente, deixando pessoas mais saudáveis.
    Um abraço e tudo de bom.

    • por giovana - 7 de abril de 2016  11:52 Responder

      Oi Luiz!!!
      Que mensagem bacana, muito obrigada! Fiquei MUITO feliz.

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  3. por Elias P.Sousa - 27 de abril de 2016  16:01 Responder

    olá Gioavana, boa tarde!
    Meu nome é Elias, sou da Cidade de Caçapava -S.P., ouço com frequência sua dicas de nutrição pelo rádio e hoje tive a oportunidade de ler as suas dicas, fico feliz que exista pessoas como você, com gestos de bondade em ajudar pessoas que necessitem de orientação.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Que Deus continue lhe abençoando!

    Um abraço!
    Elias

    • por giovana - 28 de abril de 2016  14:42 Responder

      Olá Elias,

      Você não imagina o quanto fico feliz em receber sua mensagem...

      Um super beijo no coração,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.