O que as cores da sua refeição podem fazer por você

Muitas vezes ficamos presos á padrões alimentares sem ao menos perceber. Temos a tendência de comer as mesmas coisas todos os dias. Para garantir TODOS os nutrientes necessários para seu organismo, recomendo colorir o seu prato e desfrutar de todos os benefícios que as cores dos alimentos podem te trazer.

Todos devem ter escutado aquela dica clichê de nutricionista: quanto mais cor melhor! Mas ninguém nunca parou para explicar o que essas cores podem fazer por você! A seguir, algumas recomendações de como incluir mais cores ao seu prato:

Vermelho: a cor do tomate, melancia e goiaba, alimentos fontes de LICOPENO. Diversos estudos têm relacionado esse nutriente com a redução do risco de câncer, principalmente o de próstata. Os tomates estão disponíveis o ano todo e podem ser usados em diversas preparações. Submetido á altas temperaturas, o licopeno fica mais disponível e sua absorção é facilitada, portanto uma boa maneira de consumir uma boa quantidade de licopeno é no molho de tomate caseiro, com muito menos sódio que os industrializados!

fruta vermelha

Laranja: todos já ouviram falar que cenoura faz bem aos olhos, não é? E isso é pura verdade. Isso porque elas são lotadas de beta-caroteno, que por sua vez é convertido em vitamina A. Os carotenóides (o licopeno também é um carotenóide) são importantes para a saúde da pele, pulmão, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias. Abóbora, melão, batata-doce e pimentão amarelo são exemplos de alimentos ricos em beta-carotenoe que devem ser consumidos. Comece com a sopa de abóbora que passei a receita hoje!

orange

Verde: todos já sabem dos benefícios dos alimentos verdes á saúde! Vegetais verdes-escuros são aliados da saúde dos olhos e ossos. São fontes de ácido fólico, cálcio e fibras. Podem ser consumidos crus e cozidos e possuem uma série de funções no organismo, inclusive no processo de desitoxicação e consequentemente, eliminação de toxinas do organismo.

green

Roxo ou azul: cores mais escuras indicam um nível de antioxidantes superior. Entre os alimentos roxos ou azuis estão as ameixas, amoras, berinjela, mirtillo ou blueberry. Como vocês já sabem, os antioxidantes possuem a capacidade de neutralizar os radicais livres, que em excesso contribuem para o processo de envelhecimento, doenças cardíacas e câncer. Uma boa receita é a berinjela recheada. Basta cortar a berinjela ao meio, rechear com carne moída magra ou frango orgânico desfiado, jogar um molho de tomate caseiro por cima e colocar no forno…Fica deliciosa!

purple

Pessoal, se alimentar de forma saudável e gostosa é muito fácil! Quer um exemplo? Já experimentou maçã recheada com pasta de amendoim (sem açúcar e conservantes, senão não adianta!)? Basta pegar duas fatias de maça e fazer uma espécie de sanduíche com 1 colher de sobremesa de pasta de amendoim, para começar o dia com energia! No lanche da tarde, que tal hummus (ou pasta de grão de bico) com  mini cenoura? E que tal trocar seu doce por uma fatia refrescante e suculenta de melancia?

Não se afaste da alimentação natural! As pessoas estão se afastando da maneira mais simples e natural de se alimentar…A natureza já deixou tudo pronto para o seu corpo e fornece exatamente o que ele precisa! Falo isso todos os dias aqui para tentar mudar esse padrão estabelecido na nutrição do Brasil e do mundo. Vocês já viram as nozes, certo? Reparou que ela tem o formato de um cérebro e é bem parecida! Logo descobriram que essa oleaginosa era riquíssima em ômega-3, que faz bem para o… CÉREBRO! A natureza já sabia disso!

Comecem a se alimentar BEM DE VERDADE!!!!!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.