O que acontece com meu corpo quando sinto vontade de comer doce?

Olá pessoal (continuando nosso papo sobre vontade de comer doce…),

O açúcar mexe com uma área em nosso cérebro que associa este alimento a sensação de recompensa e felicidade. Se você está se sentindo cansado, deprimido, estressado (a), provavelmente terá a necessidade de fazer algo que te traga essa sensação de alegria e recompensa. É o famoso pensamento: “Ah, vou trabalhar a tarde toda, então eu mereço”.

Você está errado (a)? NÃO! Não se culpe por isso… Isso é apenas seu corpo te mandando sinais. Não sinta-se pressionado (a) porque o colega de trabalho é super saudável e não come doce. Isso só vai despertar mais ansiedade e frustração.Ao se sentir frustrado, fracassado (a), o que você vai procurar? Recompensa e felicidade. Mais uma vez caímos na “armadilha” dos doces. Procure fazer uma viagem para dentro de si e veja o que pode melhorar em sua vida para se sentir mais satisfeito (a) em todos os aspectos .

Muitas pessoas relataram lá no face que têm algumas estratégias para quando surge essa vontade DOIDA de comer doce depois do almoço. Disseram que algumas vezes funciona e outras não. Eu concordo plenamente! Tem dias em que estamos firmes e conseguimos driblar a vontade com facilidade.  Mas em outros momentos, nada melhor do que ceder ao desejo para controla-lo.

Ou seja, você não precisa cortar o açúcar de forma drástica de sua vida só porque o colocaram como o culpado de todas as doenças da humanidade. Se a vontade pintar e você sentir uma necessidade REAL de comer aquilo que está com vontade, COMA! Com certeza é melhor do que ficar beliscando um monte de frutas, barras de cereal ou balas tentando enganar seu cérebro. No final das contas, a soma de tudo que comeu para “disfarçar” a vontade pode ser bem maior do que o docinho que você comeria.

E a vontade da noite, hein?

Quando chegamos do trabalho estamos cansados, certo? Alguns chegam bem estressados em casa, afinal encararam um dia cheio de tarefas e ainda pegaram aquele trânsito absurdo até chegar em casa. Compreendo todos os seus sentimentos. E como é gostoso chegar em casa, jantar e… Comer um doce vendo televisão, não é?

É comum você buscar por um doce depois do jantar ou antes de dormir, afinal você quer um “afago”, um “aconchego” depois de um dia intenso e é justamente isso que esse sabor proporciona.

Agora, vamos pensar em nosso físico. O que ocorre com nosso corpo neste momento do dia que nos faz “implorar” por comida? Uma das causas deste desejo neste momento do dia é o desequilíbrio dos hormônios que regulam seu apetite. Se houver um equilíbrio dessas substâncias ao longo do dia, certamente a vontade de comer doce ou outros alimentos tarde da noite vai desaparecer. Os hormônios que participam da regulação do seu apetite são: insulina, leptina, grelina, peptídeo YY e o cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse.

Quando você se encontra estressado (a), seu nível de cortisol sobe e com ele seus níveis de insulina. Só que veja bem,  neste caso você produz insulina SEM COMER NADA, apenas por ficar estressado. Com o tempo, o corpo se torna resistente a insulina, que já não faz mais efeito. Isso caracteriza a fase de pré-diabetes ou resistência a insulina e é um ciclo vicioso. Agora, como manter o equilíbrio desses hormônios? Algumas dicas que podem te ajudar!

1)  Tome café da manhã. É MUITO comum a pessoa comer demais a noite, acordar cheio e pular o café. Porém, isso é um hábito que pode prejudicar seu equilíbrio hormonal. Por que? Porque ao comer demais antes de dormir, você prejudicará a qualidade do seu sono e é nesse momento que tudo acontece em seu corpo e seus hormônios são regulados.

Quebre esse ciclo e comece o dia com um BOM café da manhã, rico em proteínas. Ovos são uma grande fonte desse nutriente e vão ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia, ou pelo menos pela manhã. Coma o ovo todo, com gema e clara. Se é muito complicado cozinhar pela manhã, tenha sempre iogurtes e queijos magros como fontes desse nutriente. Pães, torradas integrais, tapioca com semente de chia, aveia e frutas são boas fontes de carboidratos ricos em fibras e nutrientes que ajudarão a controlar sua vontade de doces durante o dia.

2) Tente não beber suas calorias. Comece a reduzir a quantidade de bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes ou sucos prontos, ou comece a reduzir o açúcar do café, por exemplo, o que vai disparar sua insulina e poderá lhe causar uma vontade doida de comer doce no fim do dia.

3) Adicione proteína OU gordura de boa qualidade em todos os lanches. As gorduras boas podem vir das castanhas, nozes e sementes, azeite de oliva ou óleo de coco, por exemplo, enquanto a proteína de boa qualidade pode vir do iogurte, queijos magros, frango, peixe, ovos e quinua.

4) Priorize o sono. Se você não dorme direito, vai ficar com fome, principalmente de carboidratos e açúcar. Quando você se priva do sono, a grelina (aquele hormônio que impulsiona a fome) sobe, enquanto o Peptídeo YY (que sinaliza saciedade) vai para baixo. Então se você quer reduzir sua vontade de comer doce, durma direito.

5) Controle seu estresse. Arranje alguma coisa para aliviar sua mente… Um momento do dia em que você consiga eliminar todos os pensamentos da sua cabeça. Faça o que quiser: leia um livro, jogue vídeo game, vá caminhar ou fazer uma corrida. Enfim, o importante é se livrar de todos os pensamentos negativos e buscar momentos de paz em alguma hora do dia.

Amanhã volto com algumas dicas para controlar sua vontade de comer doce, inclusive com as dicas que vocês mandaram pelo face =D

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.