5 motivos para incluir a pimenta na dieta

Olá pessoal!

Hoje vou falar de um alimento muito utilizado principalmente em dietas de emagrecimento: a pimenta!

Uma das principais atividades das tribos indígenas que habitavam as terras americanas na época do descobrimento era o cultivo de pimentas. Após o descobrimento, as sementes e os frutos passaram a ser cada vez mais cultivados e atualmente encontramos em torno de 20 a 27 espécies catalogadas (se não mais), originárias da América do Sul e América Central. Parece que foi Cristovão Colombo o primeiro europeu a encontra-las em sua jornada ao Novo Mundo e acreditando estar nas Índias, nomeou os pequenos frutos vermelhos de…Pimenta, devido seu sabor, semelhante a pimenta-do-reino, mundialmente conhecidas na época e proveniente da índia. O cultivo desse fruto tornou-se mundialmente famoso de maneira rápida: elas se disseminaram ao redor do mundo por meio de exploradores portugueses e espanhóis, em meados do século XVI para África e Ásia. Isso porquê não sabiam o tanto de benefícios que o alimento oferecia… Só apreciavam o sabor até então!

tipos-de-pimentas

A pimenta-do-reino por muito tempo foi considerada tóxica e estudos científicos mostraram justamente ao contrário: ela deve ser utilizada no tratamento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a obesidade, devido a seu efeito termogênico, ou seja, aumenta o gasto calórico e estimula a utilização da gordura como fonte de energia.

Quando as pessoas consomem um alimento apimentado, a piperina, uma substância presente na pimenta, ativa receptores na língua e boca. Os receptores, por sua vez, transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica: “Sua boca está pegando fogo! Socorro!”. Diante do quadro, ]o organismo produz respostas hormonais e metabólicas para salvá-lo desse “fogo”. Começa, então, a produção de endorfinas – um analgésico natural muito poderoso- que aumentam a salivação e a transpiração. As endorfinas permanecem durante um tempo em seu corpo, provocando uma deliciosa sensação de bem-estar.

cayenne-pepper

 5 motivos para você colocar a pimenta em seu dia-a-dia

  1. Acelera seu metabolismo de maneira natural – algumas pesquisas indicam que cada grama de pimenta queima cerca de 45 calorias! Isso não é maravilhoso? Você aumenta seu gasto calórico apenas comendo pimenta!
  2. Ajuda no tratamento da depressão – seu consumo libera noradrenalina e adrenalina, que são associadas também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.
  3. Ajuda no tratamento da enxaqueca – por meio da liberação de endorfinas, a pimenta-do-reino atenua a dor
  4. Reduz a pressão arterial – por meio de seus componentes coagulantes que atuam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial, a pimenta-do-reino pode ajudar no tratamento da hipertensão arterial.
  5. Ajuda a eliminar toxinas do organismo – ao eliminar o excesso de toxinas, seu organismo funcionará melhor!

Então bora colocar uma pimentinha aí no prato!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.