O carboidrato que emagrece

Você já ouviu falar sobre o amido resistente?

O amido é um carboidrato. Você já sabe que a função desse nutriente é fornecer energia, certo? Existem 2 tipos de amido: o disponível e o resistente. O disponível é digerido e transformado no produto final do carboidrato, a glicose, que por sua vez, alimenta nossas células e fornece energia. O amido resistente é aliado do emagrecimento. Como seu próprio nome diz, ele resiste a ação de enzimas digestivas retardando o esvaziamento do estômago. Isso mantém a sensação de saciedade, ou seja, você fica mais tempo sem fome. Isso é um fator muito importante para o sucesso de uma dieta. Algumas pesquisas mostram que se o amido resistente for consumido no café da manhã ou almoço, o indivíduo pode reduzir em até 10% a quantidade de calorias ingeridas nas 24 horas seguintes.

332e27850fd49e4645cb280d8d059c9c Você imaginava que comer carboidrato poderia te ajudar a emagrecer?

Além de retardar o esvaziamento gástrico, o amido resistente melhora o funcionamento do intestino, o que também ajuda muito sua dieta. Mas como incluí-lo na alimentação?

A maioria dos alimentos em que você encontra o amido resistente também carregam o amido disponível, que em excesso engorda. Então para evitar que isso aconteça, faça escolhas inteligentes, entre elas: macarrão grano duro, batata-doce, inhame, cará, feijão branco e a farinha de banana verde. Já falo da farinha porque dificilmente você vai encarar uma banana verde, fala sério? Eu não faria essa maldade com vocês! Para você obter todos os benefícios da banana verde, que é riquíssima em amido resistente, sem come-la, consuma na forma de farinha ou biomassa. Você pode acrescenta-las no suco, vitamina, shake, sopa, iogurte…Enfim, de diversas maneiras.

Onde achar? Loja de produtos naturais! É só pedir pela farinha de banana verde. Se você não apreciar o sabor, tente um jeito de mascarar o gosto em algum suco ou vitamina que goste.

banana verde

O modo de preparar os alimentos interfere diretamente no amido resistente. Cozinhar alimentos como massa fresca, massa seca (sem ser a grano duro), batata-doce, inhame e cará e, em seguida resfria-los provoca um processo denominado gelatinização. Esse processo permite a reestruturação das moléculas e isso faz com que elas fiquem resistentes a ação das enzimas digestivas, retardando o esvaziamento gástrico e mantendo você saciado por mais tempo. Antes de comer, pode aquecer o alimento sem medo, pois o amido resistente formado é preservado, ok?

Você pode aproveitar a água do cozimento, que fica mais densa, com aspecto gelatinoso e utilizar uma parte dela para engrossar o molho de tomate ou fazer um molho para sua salada de legumes.

Dica boa demais essa! Experimentem! Vale a pena…

Continuem acompanhando minhas dicas no Esporte de Primeira na Rádio Transamérica FM 100,1! Estou adorando o interesse dos ouvintes! Fico muito feliz com o cuidado que as pessoas têm com a saúde!

E é por isso que sempre digo: cuide da sua saúde na Trnsamérica! E na vida!

Até a próxima pessoal!

2 Comentários

  1. por Diego Penariol - 7 de junho de 2013  13:19 Responder

    Giovana...

    Sem querer acabei ouvindo suas dicas na Transamerica rs... Estou gostando!!!!

    Obrigado

    • por giovana - 7 de junho de 2013  15:05 Responder

      Oii Diego! Que bom que gostou! Fico feliz! Todo dia de manhã estou lá dando dicas! Abraços! Dra.Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.