Nutri Responde: Tudo bem comer pão todos os dias?

Olá pessoal!

Certo dia eu estava em uma padaria com uma amiga e ela se surpreendeu ao ver meu pedido logo pela manhã: um delicioso pão francês na chapa.

Nutricionista comendo pão francês? Como se nutricionista fosse uma espécie diferente de ser humano ou algo do tipo. Achei engraçado. Em seguida, ela me perguntou: mas você come pão e é magrinha assim? Como é possível? Genética?

Dei uma suspirada e comecei meu discurso…

Alimento Super Engordante: ele não existe

Enquanto de um lado temos o time dos Alimentos Super Poderosos, outro time foi criado do lado oposto: os Alimentos Super Engordantes. Os alimentos foram divididos em duas categorias: milagrosos ou mortais, bons ou ruins, emagrecedores ou engordantes.

O pão, principalmente o pão francês, foi colocado na lista dos Alimentos Super Engordantes. Justa ou injustamente?

A verdade é uma: nenhum (eu disse NENHUM) alimento é capaz de te emagrecer ou te engordar sozinho. NENHUM alimento é capaz de desencadear uma doença sozinho. Sua condição de saúde depende de uma soma de fatores, de uma combinação de hábitos do seu dia-a-dia e, principalmente, de sua saúde mental.

Quando o pão pode te engordar…

Muitas pessoas têm o hábito de comer pão francês todas as manhãs, geralmente acompanhado de uma xícara de café com leite. É uma refeição muito comum entre os brasileiros.

Algumas pessoas que comem isso pela manhã estão acima do peso, enquanto outras continuam magras, com o peso ideal. O que difere uma das outras?

Dieta equilibrada

Não existe a dieta ideal. É preciso equilibrar a quantidade de nutrientes durante o dia (e é esse o papel do nutricionista em sua vida… Equilibrar os alimentos sem restrições e respeitando seus gostos alimentares, auxiliando para que essas escolhas não afetem sua saúde). Se você não abre mão de comer um pão francês pela manhã, é preciso melhorar a qualidade nutricional das outras refeições para que isso não se torne um problema, afinal não se trata de um alimento nutritivo. E falando nisso…

Pão francês e sua qualidade nutricional

Quando como um pão na chapa sinto fome muito mais rápido do que quando como ovos com frutas pela manhã. Isso faz com que fique saciada por mais tempo e reduza a quantidade de calorias que consumo no dia, já que faço menos refeições.

O pão francês é um alimento feito com farinha branca, não contém fibras e por isso você não sente saciedade por tanto tempo, o que te leva a comer algo uma ou duas horas depois de come-lo. Comer toda hora faz com que seu pâncreas libere insulina frequentemente, para colocar a glicose (açúcar) dos alimentos dentro das células. Quando o corpo libera insulina, a “queima” de gordura é interrompida, por isso dar espaço entre as refeições é importante para que você use os estoques de energia do seu corpo (a gordura). Comer um alimento rico em fibras e nutritivo te ajuda justamente nesse sentido: você sente saciedade por mais tempo e dá espaço entre as refeições, algo importante para o corpo.

Então tudo bem comer pão todos os dias?

É tudo bem comer pão todos os dias se:

  • Você não consumir mais calorias do que gastar – qualquer dieta pode te emagrecer, desde que haja restrição calórica. Se gastar mais calorias que consumir, vai emagrecer… Mesmo comendo pão francês pela manhã. Muitas pessoas acham que emagreceram ao cortar o pão, mas a realidade é que ao restringir o consumo de pão, a pessoa se abriu a alimentos mais saudáveis e nutritivos, o que a deixou mais saciada e fez com que reduzisse o consumo calórico durante o dia. Não é feitiçaria… É reeducação alimentar mesmo! hahaha….
  • Uma pessoa que muda seus hábitos alimentares, geralmente começa a fazer uma atividade física. Ao movimentar mais o corpo e gastar mais calorias, você pode aumentar seu consumo calórico e ser feliz comendo o que gosta… Com equilíbrio, sem exageros.

Ou seja… Se souber equilibrar bem suas refeições e nutrientes do dia ese movimentar com alguma atividade física que goste, tudo bem comer pão todos os dias!

Nutri, mas você aconselha a comer pão todos os dias?

Eu aconselho que varie sua alimentação. Nós, seres humanos, somos acomodados. Acostumamos a fazer as mesmas coisas todos os dias… Os mesmos caminhos, a mesma rotina, os mesmos restaurantes, os mesmos alimentos. Permita-se abrir a mente para novos sabores. Um dia coma uma fruta, no outro ovos, em outro uma panqueca… Experimente novas receitas!

Torne suas refeições atrativas e nutritivas. Quanto mais nutrientes fornecer ao seu corpo, mais ele trabalhará ao seu favor. E o mais importante: agrade seu paladar! Ao satisfazer seus desejos você evitará ataques compulsivos e não sobrecarregará seu corpo nem sua mente.

O pão e nem um outro alimento é o vilão ou o responsável pela obesidade mundial. Os vilões somos nós mesmos, que criamos restrições e compulsões em nossas cabeças. Liberte-se.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.