Mais um aliado poderoso do seu projeto verão: óleo de coco!

Se você leu minha matéria sobre as “gorduras do bem”, já sabe o que vou dizer: nem toda gordura faz mal. Ao contrário do que muitos imaginam, a gordura em quantidade adequada pode ajudar no processo de emagrecimento. Quem diria que um alimento rico em gordura e calorias poderia facilitar a perda de peso, não é? Mas a ciência é algo surpreendente e descobriu que o óleo de coco se encaixa perfeitamente nessa descrição. Esse superalimento acelera o metabolismo e ajuda a queimar as gorduras em excesso.

Segundo um estudo da Universidade da Colúmbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco reduz até 7 vezes mais gordura abdominal. Esse poder vem justamente da gordura saturada. Porém, a maior parte dessa gordura é composta de triglicerídeos de cadeia média, que ao chegar no fígado vira energia rapidamente. Ou seja, não precisa de todas aquelas reações para se transformar em energia, entendeu? Resultado: não sobra gordura para acumular na cintura e você ainda fica cheio de pique. Por isso é uma ótima opção para consumir antes de malhar.

O óleo de coco é a única fonte vegetal a apresentar uma alta concentração de ácido láurico, substância com ação antioxidante e anti-inflamatória. Ao combater a inflamação celular, torna o organismo menos resistente à perda de peso. Incrível, não é?

E se você tem muita fome, mais um motivo para apostar no consumo desse superalimento: ele sacia! Assim você consome menos calorias e facilita a perda de peso.

Essas informações que passo a vocês são estratégias que realmente ajudam no controle de peso. Óbvio que cada organismo é único. O que funciona para um, não funciona necessariamente para outra pessoa. Para ter sucesso e conquistar definitivamente uma boa forma, é necessário um acompanhamento com profissionais sérios e capacitados, foco e força de vontade (se você não se comprometer com o tratamento, não atingirá seu objetivo) e controle. Quando falo em boa forma, quero falar em saúde. Sua saúde é o que importa. Posso dizer com propriedade que nem sempre um corpo bonito é sinal de pessoa saudável. Gosto de usar a palavra controle porque é isso que torna nossa vida leve. Você poderá comer de tudo sempre, porém com controle.

oleo de coco

Vamos continuar: quanto uma pessoa deve consumir em um dia para obter resultados positivos com o uso desse óleo? Em um estudo americano que avaliou o poder do óleo de coco na perda de peso, os voluntários consumiram de 2 a quatro colheres de sopa por dia. Consumir uma quantidade maior que essa pode engordar, ok? Principalmente de você não seguir uma dieta adequada e for uma pessoa sedentária. Óleo de coco é fonte de gordura e por isso não é magro! uma colher de sopa não tem nada menos que 90 calorias em média.

Se começar a consumi-lo, fique atenta às reações do seu organismo. Vá aos poucos. Comece consumindo 1 colher de sopa por dia, e de preferência sempre com acompanhamento de um profissional.

Agora uma pergunta que você deve estar se fazendo: mas só posso comer o óleo de coco puro? Ele pode ser consumido puro, porém isso não é uma regra. O sabor fica muito mais suave quando consumido com outros alimentos como batido em um suco, por exemplo. Fazendo isso você tem algumas vantagens: ingerido nas refeições, ele sacia e reduz o índice glicêmico da refeição, fazendo com que até o macarrão, o arroz e o pão ofereçam menos risco à sua silhueta. Já expliquei o que é índice glicêmico, mas para quem não viu, aí vai uma explicação bem resumida: o índice glicêmico é a velocidade com que o açúcar é absorvido em nosso organismo. Se o açúcar é absorvido rapidamente (isso acontece quando comemos um doce ou uma bela macarronada), você tem um pico de glicemia e libera uma grande quantidade de insulina para colocar esse açúcar todo que está circulando em seu sangue dentro da célula e assim te dar energia. Porém, quando a glicemia sobe rápido, ela desce mais rápido ainda. Resultado dessa queda: FOME! E aí vira um círculo vicioso. Entendeu como é importante controlar o índice glicêmico das refeições? Quanto maior o índice glicêmico, mais insulina, e mais gordurinhas.

O óleo de coco é considerado o mais saudável para cozinhar, sabia? Isso porque ele é composto de gordura saturada que se mantém mesmo submetida à altas temperaturas. Os óleos vegetais como o de soja, milho, canola, girassol, sofrem alterações durante o aquecimento. Isso faz com que no final do cozimento os alimentos apresentem níveis de gordura trans. O sabor do óleo pode ser um problema para quem não é fã do fruto, embora o sabor de coco seja suave. Se for seu caso, utilize pequenas quantidades no preparo da comida e coloque uma porção maior em sucos ou frutas. Hoje no mercado também há óleos de coco quase sem o sabor da fruta. Você também pode consumir o óleo uma semana sim e outra não. Alguns estudos acreditam que dessa maneira o óleo é mais eficiente para saúde e perda de peso.

Existem 2 tipos no mercado: o refinado e o extravirgem. Apenas o extravirgem oferece os benefícios esperados. Prensado a frio, ele preserva as propriedades terapêuticas e nutricionais do óleo de coco. Você pode encontrar em alguns supermercados e em lojas de produtos naturais. e atenção: não existem estudos avaliando o efeito do óleo de coco em cápsulas. A recomendação para perda de peso é bem clara: de 2 a 4 colheres de sopa por dia, cerca de 30 gramas. Para atingir essa quantidade em cápsulas, você precisaria tomar nada menos que 30 cápsulas, já que cada uma possui apenas 1 gramas de óleo. É muita cápsula para engolir, fala sério?

Armazene em um vidro bem fechado, longe da luz e calor. Não precisa deixar na geladeira.

Quer uma receitinha deliciosa com óleo de coco? Anota aí:

DOCE DE CHOCOLATE COM ÓLEO DE COCO

Rendimento: 8 porções

Calorias: 162 por porção

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (se gostar de um sabor mais forte, pode colocar um pouco mais)
  • 1/2 xícara de chá de óleo de coco extravirgem
  • 1/2 xícara de chá de xarope de agave (à venda em lojas de produtos naturais) ou mel
  • 1/4 de xícara de chá de coco ralado sem açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 castanhas do Pará trituradas por cima no final

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela média e misture bem até ficar uma massa homogênea. Pressione em uma tigela rasa de vidro e leve à geladeira por 2 horas. Outra opção é colocar a massa em copinhos e comer em temperatura ambiente como se fosse uma mousse. Gente, fica delicioso! Fiz e nem deu tempo de tirar foto! Todo mundo atacou! Ótima opção de lanche antes de malhar, que tal?

 

Espero que gostem das informações e que seja útil de alguma maneira.

Não fique ansiosa (o) para perder peso. Não deixe que isso se torne uma prioridade em sua vida por estética. Óbvio que á estética é importante, levanta a autoestima e isso reflete na vida de uma pessoa em diversas áreas, tanto afetiva como profissional. Porém, priorize sempre sua saúde! Isso que você levará para o resto de sua vida. Se ame em primeiro lugar!

Até a próxima!

 

6 Comentários

  1. por dvb t - 31 de maio de 2013  20:18 Responder

    Generally I don't learn article on blogs, however I would like to say that this write-up very compelled me to take a look at and do it! Your writing taste has been surprised me. Thank you, quite great post.

  2. por Willis Zetina - 23 de julho de 2013  12:12 Responder

    I just want to mention I am just all new to blogging and seriously liked this web site. Likely I’m likely to bookmark your site . You absolutely come with perfect article content. Regards for revealing your web page.

  3. por chwilowki przez internet - 23 de julho de 2013  22:09 Responder

    Wonderful paintings! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the seek engines for no longer positioning this put up upper! Come on over and visit my website . Thank you =)

  4. por Rupert Solle - 15 de agosto de 2013  1:05 Responder

    I just want to tell you that I'm newbie to blogging and site-building and actually liked your blog site. Most likely I’m likely to bookmark your site . You definitely have outstanding writings. Cheers for sharing with us your website.

  5. por Rodrigo Alencar - 25 de janeiro de 2016  15:25 Responder

    Muuuuito boa a receita no final, realmente uma delicia!

    • por giovana - 26 de janeiro de 2016  14:41 Responder

      =D OBA! Que bom que gostou Rodrigo!!

      Beijão, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.