Leite engorda? Devo tomar ou não?

De uns tempos para cá o leite virou vilão. Mas você sabe por que? A enzima que digere o açúcar do leite (lactose) em nosso organismo recebe o nome de lactase. Quando nascemos, temos uma grande quantidade dessa enzima, porém com o tempo sua produção cai. Resultado: quando crescemos e continuamos tomando leite, ele passa a causar desconforto, pois seu açúcar não é digerido adequadamente.

leite

O ganho de peso sempre está relacionado à digestão. Esse processo é responsável por 10% de todo nossos gasto energético diário. Se ela é facilitada, você queima mais calorias. Se a digestão é difícil, lenta, sua capacidade de queimar calorias é reduzida. Concorda? Vamos a mais um ponto: você conhece algum mamífero que na idade adulta continua tomando leite? É só pensar no reino animal e refletir…Mas é só esse o motivo para nossa preocupação com esse alimento?

O leite tem grandes quantidades de cálcio. Argumenta-se que esse mineral é melhor absorvido pelo organismo humano pela presença concomitante da lactose e da vitamina D, o que não poderia acontecer com o cálcio dos vegetais, uma vez que esses alimentos não possuem lactose e cuja absorção é inibida pela presença do ácido oxálico e dos fitatos. Essa é uma abordagem quantitativa baseada no conceito de biodisponibilidade da nutrição. Seguindo o mesmo conceito, a absorção do cálcio do leite pode ser questionada, pois ele é pobre em magnésio, outro nutriente importante para a absorção correta daquele mineral.Um estudo de 2005 argumenta que os vegetais possuem menos cálcio, porém neles existe uma quantidade equilibrada de magnésio, o que os torna uma fonte mais adequada do mineral. E agora?

Na prática, sabe-se que alguns povos tradicionais que não incluíam leite e derivados em suas dietas, como os chineses, recebiam cálcio vegetal em quantidade e qualidade suficientes para a manutenção de suas funções vitais. É difícil você desenvolver alguma deficiência mantendo sua dieta com alimentos frescos e diversificados. As pessoas acham que precisam se entupir de proteína animal para desenvolverem músculos ou manterem uma dieta equilibrada, sem deficiências. Isso não é verdade. Nem tudo que te ensinaram e fizeram você acreditar é verdade. Mas isso é assunto para outro post.

Mas e a osteoporose?????? Calma. A relação entre ingestão de leite e prevenção de osteoporose é muito enfatizada na abordagem dietética atual. Uma pesquisa feita com monjas budistas vegetarianas, por exemplo, realizada no período de pós-menopausa, demonstrou uma tendência à osteopenia devido à baixa densidade óssea. Porém, em observações clínicas, percebe-se um alto índice de osteoporose em mulheres que sempre consumiram leite e derivados na dieta (tenho prova disso: minha vó Gê sempre tomou litros de leite e desenvolveu osteoporose). Outro estudo prospectivo de 12 anos (gente, o estudo demorou 12 anos), mostra que o cálcio obtido por fontes alimentares diversas (incluíndo laticínios) não conseguiu prevenir a alta incidência de fraturas ósseas em mulheres onívoras pesquisadas.

Como você pode ver, controvérsias existem, principalmente na ciência e é isso que me encanta. Mas o enfoque da nossa discussão não é a biodisponibilidade do cálcio. A nossa questão é: devo ou não tomar leite?

O primeiro aspecto a ressaltar é a qualidade desse leite. A maior parte dos leites consumidos atualmente é contaminada por antibióticos e outras drogas veterinárias, bem como resíduos de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos. Os tipos de leite mais comumente consumidos, os esterilizados tipo longa vida, são submetidos a ultrapasteurização (UHT) sob temperaturas que  variam de 100 a 140 graus Celsius e normalmente acondicionados em embalagens tipo tetrpark. Esse procedimento intensifica perdas nutricionais e o desiquilíbrio da absorção dos nutrientes do leite. Atualmente, alguns desses leites ainda são enriquecidos com nutrientes sintéticos, de biodisponibilidade questionável, como ferro e ômega-3, que não são encontrados naturalmente nesses alimentos.

leite 2

Eu passaria horas discutindo sobre isso, mas vamos ao que interessa, a decisão se você deve ou não tomar seu leitinho de cada dia. Não se pode dizer que o leite é um alimento inadequado ou alergênico para todos os seres humanos. Há tendências restritivas do leite na nutrição funcional e nas linhas de alimentação provenientes do Japão e China, como a macrobiótica e a medicina tradicional chinesa. Já a medicina aiurvérdica, com base no hinduísmo não restringe o leite em sua dieta. Cabe a cada um perceber suas tendências naturais e individuais e considerar os aspectos acima explorados, especialmente no que diz respeito ò origem e processamento do leite. De forma geral, o leite é bem mais tolerado pelas crianças e é um alimento muito importante na infância (principalmente o leite MATERNO – ALÔ ALÔ MAMÃES, AMAMENTEM SEUS PEQUENOS!). Já para adultos e idosos, o leite não é central na alimentação e deve ser consumido em menores quantidades, de preferência na forma de preparações e derivados.

 

Gostaram pessoal?

Dúvidas, sugestões, histórias bacanas sobre força de vontade, emagrecimento, pode deixar comentário e contar para gente! Vou adorar!

Com amor e saúde (sempre),

Dra.Giovana Morbi

10 Comentários

  1. por Giulia - 15 de junho de 2013  11:19 Responder

    Melhor site e melhor nutricionista do Brasil!!

  2. por Roberto - 15 de junho de 2013  11:20 Responder

    Demais! Adoro suas dicas'

  3. por Luciana - 15 de junho de 2013  11:21 Responder

    Querida, vc é demais! Pena que sua agenda está lotada! Quero passar logo por vc!

  4. por find best prom dresses - 28 de julho de 2013  7:58 Responder

    Definitely, what a splendid blog and informative posts, I will bookmark your website.Have an awsome day!

  5. por rute - 25 de fevereiro de 2014  9:56 Responder

    muito boa a materia

    • por giovana - 25 de fevereiro de 2014  20:07 Responder

      Obrigada Rute!! Beijão!

  6. por Lú - 27 de julho de 2015  11:57 Responder

    Oi linda, corri ora este post pois vi um post de um medico falando hohorrores do leite, que além do nosso corpo não absorver o calcio dele, ainda elimina calcio do corpo com a ingestãingestão dele... fiquei apavorada e vim saber o que vc diz rsrs. Bom vc nnão disse nada sobre, ms aprendi que o leite não é tão inportante quanto achava, ainda mais vindo das prateleiras né :/

    • por giovana - 30 de julho de 2015  18:28 Responder

      Oi minha linda!
      Esse assunto do leite é polêmico, mas já estudei muito sobre isso, mudei minha opinião e cheguei a conclusão que não precisa desse terrorismo todo! Se não te faz mal, pode tomar sem problemas (aliás, adoro leite!). Muito terrorismo para pouca explicação! Escreverei sobre isso, mas não fique com medo de toma-lo... É um bom alimento sim, para quem não possui intolerâncias, certo?
      Beijão,
      Giovana Morbi

  7. por Lú - 30 de julho de 2015  22:43 Responder

    Obrigada... eu me sinto inchada quando tomo, ms com o desnatado não reparo... faz parte do meu café da manhã e lanche da tarde desde sempre acho rsrs. Obrigada mesmo.

    • por giovana - 1 de agosto de 2015  17:14 Responder

      Tente o leite sem lactose linda! Pode ser que se sinta menos inchada. Um beijão, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.