Hipertensão: quando a tensão prejudica a saúde

Olá pessoal!

Todos sabemos como a vida é corrida hoje em dia. Tudo é muito rápido e somos bombardeados de informações o tempo todo. A notícia de hoje cedo já não é novidade… Tanta coisa já aconteceu que você nem se lembra mais… Ah, como isso cansa e estressa!

A palavra HIPERTENSÃO já define tudo: é muita tensão. Hipertensão poderia receber o nome de “transtorno de estilo de vida”, afinal todos os aspectos da vida cotidiana podem mexer com a nossa pressão arterial: a dieta, o sono, exercício, trabalho, estresse… Ela responde a tudo isso. E vamos combinar que os hábitos da galera não andam dos melhores: quase não se dorme, o cansaço do dia a dia faz com que as pessoas não se exercitem e nem preciso citar o trabalho e estresse, não é? Você sente que vai enlouquecer?! Se sente em uma panela de pressão prestes a estourar?!

Para reverter a situação você só precisa de uma coisa: consciência. Você precisa ter consciência do que esses hábitos provocam em sua saúde e bem-estar para começar a mudar algumas coisas em sua vida. E não falo apenas da mudança alimentar. Antes de qualquer coisa você precisa parar e entender o que está acontecendo com seu corpo, sua mente e definir suas prioridades. Todas as nossas escolhas têm um preço e temos que saber lidar com as consequências que podem nos trazer. Mantenha seu pensamento positivo e não ache que mudar seu estilo de vida é impossível. Ao pensar que tudo é difícil e que não vai conseguir, você dificultará todo o processo e se manterá fechado (a) a boas mudanças.

Por que não mudar para melhor? Do que você tem medo? Faz parte do ser humano se acomodar a situações, mas visualize seu futuro de maneira positiva. Quando ver um copo pela metade pense que ele está meio CHEIO e não meio VAZIO.

Para você, este copo está meio CHEIO ou meio VAZIO?

O que mais angustia as pessoas é parar de comer o que gostam. Elas sentem uma sensação de perda e vivem um “luto” antecipado só de pensar em parar de comer algo. É como dar adeus a um ente querido, sem saber quando será o próximo encontro. Não diga adeus, diga até breve. Restrições severas não são mantidas por muito tempo e uma mudança no estilo de vida definitivamente não é algo passageiro, por isso deve ser levada com naturalidade, e não com sofrimento e angustia. Afinal, quem quer viver angustiado e triste?

A hipertensão é silenciosa e sorrateira. A condição pode passar despercebida durante anos com poucos ou nenhum sinal de desconforto. Geralmente é descoberta quando um problema sério aparece. A pressão alta pode danificar os olhos, pulmão, coração ou rins e a pressão arterial maligna (ou seja, muito elevada) é mortal: quando não há tratamento adequado, 10% dos pacientes acometidos por hipertensão maligna não sobrevivem mais de 2 anos.

Uma boa parcela da população sofre com pressão alta. Com o aumento da obesidade, falta de exercícios e má alimentação, atinge cada vez mais jovens, inclusive crianças.

Mas o que é pressão arterial?

A pressão arterial é a força que o sangue que circula exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos. A pressão é determinada pela quantidade de sangue que o coração bombeia, a força com que ele faz isso e a resistência que o sangue encontra para circular no corpo. As artérias são flexíveis, capazes de expandir ou diminuir, mas diferente de uma mangueira de plástico que responde mecanicamente a pressão no seu interior, as artérias são tecidos vivos. Seu estado emocional, sua dieta, seu sono, atividade física, estresse e trabalho refletem em suas artérias, que expandem e contraem ao longo do dia.

Quando seu coração contrai, ele bombeia sangue pelas artérias para o resto do corpo. A força cria uma pressão sobre as artérias e isso é chamado de pressão arterial sistólica. O valor normal é 120 mmHg (milímetros de mercúrio). Uma pressão sistólica maior que 140 mmHg é considerada alta. A pressão arterial diastólica, que indica a pressão das artérias quando o coração está em repouso entre uma batida e outra, deve ser inferior a 80 mmHg. Igual ou maior que 90 mmHg é considerada alta. Sendo assim, uma pessoa com pressão de 140/90 é diagnosticada como hipertensa.

Tipos de hipertensão

Antes de falar em hipertensão ou tratamento, precisamos saber que existem três tipos de hipertensão. A primária, que representa de 90 a 95% dos casos e não tem causa médica específica. Este é o tipo que mais reflete seu estilo de vida, ou seja, apenas mudanças em hábitos já são suficientes para reverter o quadro. A hipertensão secundária, por outro lado, é causada por doença subjacente, como por exemplo a doença renal. Se a condição subjacente for resolvida, a pressão arterial geralmente volta ao normal. Há ainda um terceiro tipo, a hipertensão relacionada com a gravidez que pode ocorrer em mulheres com predisposição ao problema e reagem ao excesso de líquidos e a tensão emocional normal do momento, sem falar na alteração hormonal característica da época.

Fatores de risco

A hipertensão primária pode não ter uma causa específica, mas alguns fatores aumentam o risco de desenvolve-la. A maioria pode ser facilmente gerenciada por você, já outros precisam de mais atenção. Entre os fatores de risco que podem ser gerenciados estão:

✽ Obesidade, um fator de risco primário

✽ Fumar

✽ Beber muito álcool

✽ Falta de exercício

✽ Altos níveis de gordura e colesterol no sangue

✽ Muito sódio na dieta

✽ Pouca vitamina D em sua dieta

✽ Contraceptivos orais

✽ Estresse

✽ Certas condições crônicas como diabetes e apneia do sono

Para afastar esses riscos você só precisa tomar algumas atitudes para melhorar sua saúde. O bom de tudo é isso que só depende de você e eu sei que você quer cuidar bem do seu corpo, afinal está lendo a minha matéria e isto quer dizer que você se interessa pelo assunto. Isso é ótimo e me deixa bem feliz!

Fatores de risco que não podem ser gerenciados

✽ Idade, infelizmente o risco aumenta com a idade. Mas definitivamente não é um fator decisivo, já que quanto mais cedo você se cuidar, menor será a chance disso acontecer no futuro.

✽ Etnia, a hipertensão é mais comum em negros, segundo algumas pesquisas.

✽ Genética

A hipertensão arterial pode causar o endurecimento das artérias e levar a aterosclerose. Para se defenderem da pressão que o sangue exerce contra a parede, as artérias tornam-se mais rígidas, grossas e estreitas . Por outro lado, a aterosclerose pode levar a hipertensão quando as artérias tornam-se rígidas e impedem o fluxo sanguíneo. As complicações da aterosclerose são muitos e podem ser bem graves.

Se você foi diagnosticado com hipertensão, não se apavore (ficar nervoso só vai piorar o quadro). Mudanças no estilo de vida são seus remédios. Não opte pelo caminho mais fácil, porém menos vantajoso. Não espere que os sintomas apareçam para tomar uma atitude. Prevenir é sempre o melhor caminho. Quanto mais cedo você adotar um estilo de vida saudável, maiores serão os benefícios em sua vida no presente e futuro. Uma intervenção de última hora é sempre ruim, uma vez que pacientes com complicações mais graves não têm escolha quanto o uso de medicamentos.

Exercitar-se é um “baita” remédio natural, particularmente o exercício aeróbico. Exercitar-se regularmente por 30 minutos, 5 dias na semana, reduz de 5 a 10 mmHg. Isso pode reduzir a quantidade de medicação que toma ou até elimina-la de sua vida.

Ser fisicamente ativo…

✽ Fortalece o coração e faz com que ele consiga bombear mais sangue, com menos força

✽ Aumenta a produção de óxido nítrico, uma substância que dilata as artérias naturalmente

✽ Reduz a inflamação, uma das principais causas de endurecimento das artérias

✽ Melhora os níveis de colesterol e triglicérides

✽ Reduz o estresse

Lembre-se que exercício não significa necessariamente correr em uma esteira. Tudo que aumenta sua respiração e batimentos cardíacos é considerado exercício, até mesmo subir e descer escadas.

Alimentação

Quando se fala de hipertensão é errado pensar que retirar todo o sal de cozinha da dieta resolverá tudo. Muitas vezes o problema não está nem na quantidade de sal que a pessoa coloca na comida, mas sim na quantidade de produtos ricos em sódio que ela consome ao longo do dia, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote e temperos prontos. Claro que não é por isso que você pode “tacar” sal na comida, não é? Coma com consciência e equilíbrio, observe seu corpo e encontre seus limites.

Mas sem dúvidas, reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e aumentar o de alimentos integrais, ricos em nutrientes e antioxidantes, é a chave para reduzir sua pressão por meio da dieta. Mas entenda, não deve haver restrições drásticas e não precisa comer uma comida sem sabor nenhum. Isso definitivamente aumentaria minha pressão porque eu não ficaria nada feliz. Mas exagerar no sal não é bom, já que pode sobrecarregar seus rins e aumentar sua pressão a longo prazo. Não existe a “dieta da pressão arterial”, existe a dieta que mais se encaixa para SEU estilo de vida e organismo, e algo que você conseguirá levar para sempre.

Se você quer saber o que comer, tente incluir alguns destes alimentos em sua rotina. São ricos em substâncias que ajudam a combater inflamações, fibras e nutrientes essenciais para nosso organismo e que garantimos por meio da alimentação:

✽ Cereais integrais como aveia integral, trigo integral e quinua

✽ Vegetais como folhas verde-escuras, tomate, batata doce, mandioca, cenoura, abobora…

✽ Frutos com pele escura como uvas pretas, cerejas e ameixas

✽ Proteína magra como peixe e proteína vegetal como feijões, lentilhas, ervilhas…

✽ Nozes, sementes e castanhas

✽ Azeite de oliva extravirgem

Por que você deveria evitar alimentos ricos em sódio?

Ao comer alimentos ricos em sódio você retém água e aumenta o volume sanguíneo o que aumenta a pressão que o sangue exerce contra os vasos.

Fique atento ao consumo de…

✽ Álcool. Tomar mais de dois drinques aumenta o risco de hipertensão, já que o álcool provoca a vasoconstrição dos vasos.

Cafeína, que também provoca constrição dos vasos sanguíneos

Açúcar, cada vez surgem mais evidências de que uma dieta rica em açúcar pode levar à pressão arterial

Ao controlar sua mente e encontrar seu “eixo” você fará escolhas alimentares mais conscientes, o que te deixará mais animado. Com mais disposição, você terá energia para começar a se exercitar. Você perde peso naturalmente, fica mais calmo (a), mais disposto (a), mais feliz e ainda vai controlar sua pressão arterial. É um ciclo do bem!

Durma!

Dormir bem também é importante. Estudos mostram que a pressão arterial sistólica e diastólica costumam ser mais altas em pessoas que dormem menos de 8 horas por noite. O sono ajuda a regular hormônios e mantém a integridade do sistema nervoso. A falta de sono pode desregular a produção de cortisol, hormônio relacionado com o estresse, que contribui para o aparecimento da hipertensão.

Estamos em uma época em que a prevenção de doenças mostra-se como o melhor caminho. Escolher um estilo de vida é algo muito pessoal, mas estou aqui para te convidar a conhecer um mundo sem restrições, sem “vilões” ou “mocinhos”. Quando falo em nutrição, falo em VIDA! Um almoço de domingo bem italiano e cheio de massa regada a molho de tomate e azeite é VIDA! Comer um bolo de chocolate ou uma xícara de chocolate quente em um dia frio é um aconchego para a alma… É VIDA!

Por isso estou muito feliz em comunicar que agora vocês poderão escutar mais dicas de nutrição comigo, agora na Rádio Vida 96,5 FM! Espero ajuda-los a abraçar um estilo de vida saudável e feliz!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

8 Comentários

  1. por ana matilde - 23 de fevereiro de 2015  16:00 Responder

    Muito bom excelente explicação parabéns !!!

    • por giovana - 23 de fevereiro de 2015  17:01 Responder

      Obrigada minha linda. Espero ter ajudado. Um beijo, Giovana Morbi ♡

  2. por Uilian - 27 de fevereiro de 2015  10:20 Responder

    Muito obrigado,suas explicacoes sao muito lucidas e simples.
    Valew mesmo,Deus a abencoe.

    • por giovana - 2 de março de 2015  12:53 Responder

      Amém! Obrigada!!!

      Beijos,
      Giovana Morbi ♡

  3. por Adriana Zago Tomazeli - 16 de junho de 2015  20:04 Responder

    Muito obrigada, excelente matéria, sem complicações.
    Bjs, Deus te abençoe

    • por giovana - 22 de junho de 2015  15:26 Responder

      Obrigada minha linda!
      Um grande beijo,
      Giovana Morbi

  4. por Lú - 8 de outubro de 2015  17:20 Responder

    Sou hipertensa e não tinha visto esse ainda, amei, suas dicas são sem comentários rsrs... e sabe o que acho mais legal, com certeza tem algo que vc não come, ou pelo menos evita rs, vi vc no Bem Estar, e vi que é diabética, né? Mesmo assim vc não critica nada, e sempre diz que o que faz mal é o excesso. Parabéns, não te largo mais...sempre que tenho alguma duvida ou quero saber sobre algum assunto, busco aqui :). Bjs :)

    • por giovana - 8 de outubro de 2015  21:49 Responder

      Oiiii Lu!!!!!!
      Linda, você me deixou TÃO feliz com sua mensagem =D =D =D
      É exatamente a ideia que quero passar, viu? Que bom que você captou!!! Linda, ameii, viu?

      Um beijão,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.