Dica de beleza: guia do que comer para ter unhas fortes e saudáveis!

Olá pessoal!

Hoje vou dar algumas dicas para quem está com a unha fraca, quebradiça e com aparência opaca. A saúde começa de dentro para fora e quando seu corpo passa a dar sinais de que algo não vai bem e você repara nisso, é porque o problema já é antigo. Na verdade, não é nem questão de beleza. Vamos imaginar uma situação aqui entre nós: você vai para uma entrevista de emprego. Uma das coisas mais expostas em uma conversa são as mãos. Sempre gesticulamos, apoiamos… Falamos com as mãos também. Se suas unhas estiverem bonitas, limpas e saudáveis, com certeza você passará a imagem de limpeza e cuidado consigo mesmo. No caso das mulheres, unhas lindas, fortes e esmaltadas certamente garantem um toque especial a sua beleza.

nails delicada_Fotor

Como saber se minha unha está saudável?

Unhas saudáveis são rosadas, firmes e apresentam brilho. Não possuem nenhuma cor ou tonalidade estranha, manchas brancas, saliências ou partes escuras. Pelas unhas podemos até identificar o desenvolvimento de algumas doenças, por isso é muito importante analisar como andam as suas. Elas estão estranhas? Descoloridas? Pesadas? Grossas? Caso sua resposta tenha sido sim para uma ou mais alternativas, é bom dar atenção. Nunca se deve fazer um diagnóstico apenas pela aparência das unhas, porém, no contexto de outras informações e sintomas, elas podem ajudar a somar informações que ajudam a chegar até o problema.Lembre-se de falar delas quando for a uma consulta médica, combinado? Se suas unhas parecem normais, porém estão secas ou quebradiças, isso pode ser um sinal de que você não está bem nutrido ou nutrida. Neste caso, duas coisas podem estar acontecendo: ou você não está se alimentando adequadamente ou pode ser que sua digestão e absorção dos nutrientes não esteja funcionando bem. Ambos os casos merecem atenção e cuidados.

nails 50_Fotor

Estudos científicos indicam que a saúde das unhas teria relação com a saúde dos ossos: mulheres com osteoporose apresentam menos proteínas nas unhas. Por isso, se sua dieta for pobre em proteínas e nutrientes suficientes para desenvolver unhas fortes e resistentes, pode ser que mais para frente você apresente outros tipos de problemas menos visíveis, como nos ossos. Agora preste atenção: se sua dieta for excelente e se seus exames não apresentarem nenhum tipo de deficiência nutricional, as unhas quebradiças podem ser uma herança genética. Mas se você acha que pode melhorar sua alimentação, chegou a hora! Existem centenas, milhares de suplementos disponíveis no mercado que prometem cabelos e unhas fortes, mas entenda uma coisa: se você não apresentar nenhuma deficiência e começar a tomar vários suplementos por conta própria, em vez de te ajudar, esta atitude acaba atrapalhando tudo! Não adianta você se alimentar super mal e comprar mil suplementos. Estará só jogando dinheiro fora, afinal, suplementos como esses não são nada baratos. Comece a mudança pela sua dieta e certamente os resultados aparecerão.

nails francesinha_Fotor

O que comer para fortalecer minhas unhas?

nails destaque_Fotor

ÁGUA

Water splashing into glassAh, mas que dica mais batida, hein? Pois é… Mesmo batida, é um problema! Muitas pessoas não têm o costume de beber água! Algo tão simples, tão disponível (pelo menos por enquanto, né?), pode fazer maravilhas a sua saúde. A água é uma verdadeira bebida da beleza, pois auxilia TODOS os processos e sistemas do organismo. Você pode fazer um teste rápido para ver como está seu estado de hidratação: aperte a unha e observe quanto tempo leva para o leito ungueal (a unha!) leva para passar do branco para a cor rosada. Se a unha não voltar à sua cor rosada em menos de 2 segundos, pode ser um sinal de desidratação. Outro sinal: sede. Não espere sentir sede para beber água, pois esta sensação indica que seu corpo está pedindo água! No longo prazo, a desidratação deixa as unhas quebradiças e impedem que você fique com aquelas unhas de dar inveja (isso foi para a mulherada, mas os homens também podem apresentar este problema!). Por favor, não esqueça de beber bastante água para manter todas as células ativas e hidratadas.

PROTEÍNAS

eggs  Que nutriente importante! A deficiência de proteínas pode se revelar na forma de manchas brancas nas unhas, sabia? A maior parte delas é composta por proteína, portanto, para que fiquem fortes, saudáveis e compridas (alô mulherada!) é necessário ingerir boas fontes deste nutriente diariamente. A queratina, maior componente dos cabelos e unhas, é composta por aminoácidos, especialmente por cisteína. Isto não quer dizer que você precise ingerir suplementos de cisteína. Se você consumir diferentes fontes de proteína, com uma dieta diversificada e saudável, certamente garantirá quantidades adequadas de todos os aminoácidos, sem a necessidade de suplementação. Eu acredito no poder dos alimentos e por isso escolhi esta profissão! Boas fontes de proteína: carnes (vermelha, peixe, frango), soja, quinua, ovos, laticínios (leite e derivados) e algumas sementes oleaginosas.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

vitaminas complexo b     Apresento a vocês as vitaminas do complexo B:

  • Vitamina B1> Tiamina
  • Vitamina B2> Riboflavina
  • Vitamina B3> Niacina
  • Vitamina B5> Ácido pantotênico
  • Vitamina B6> Piridoxina
  • Vitamina B7> Biotina
  • Vitamina B9> Ácido fólico/folato
  • Vitamina B12> Cobalamina

As vitaminas do complexo B trabalham juntas no organismo e são essenciais em muitos processos diferentes, inclusive no crescimento celular. Alguns estuados indicam que suplemento de botina pode fortalecer as unhas, porém os artigos não deixam claro se os participantes iniciaram a pesquisa apresentando deficiência deste nutriente, o que não nos permite tirar uma conclusão concreta sobre isso. Faz sentido oferecer um suplemento de botina para quem apresenta deficiência da vitamina, pois ela certamente ajudará no fortalecimento das unhas. Do contrário, não. Se você garantir as vitaminas do complexo B pela alimentação – e são encontradas em inúmeros alimentos – provavelmente não precisará de botina extra. Vamos a indicação de alguns alimentos: nozes são ricas em tiamina (B1) e biotina (B7). A riboflavina (B2) e o ácido patogênico (B5) você encontra no iogurte. O salmão selvagem é uma das melhores fontes de niacina (B3). O folato ou ácido fólico (B9) está no espinafre e a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é proveniente de fontes animais, como a carne. Mas você não encontra apenas uma vitamina do complexo B nestes alimentos. O espinafre, as nozes e o salmão, por exemplo, também são ótimas fontes de piridoxina (B6).

CÁLCIO

calcium  Engana-se quem acha que o cálcio só é encontrado em leite e derivados. As unhas contêm cálcio, mas em uma concentração muito mais baixa que nos ossos. A maioria dos brasileiros, principalmente mulheres, não consomem quantidades suficientes de cálcio. Apesar de não haver evidências científicas de que a ingestão de cálcio provoque alterações significativas na qualidade das unhas, porém a experiência clínica (a prática no dia a dia) mostra que ao intensificar o consumo deste nutriente, os pacientes percebem unhas menos quebradiças e mais lisas e seu crescimento passa a ser mais rápido. Entre as boas fontes de cálcio estão os vegetais verdes escuros, como o espinafre, semente de chia, laticínios, tofu, nabo verde, e até a batata-doce.

FERRO

beans  Se você não consome uma quantidade adequada de ferro, as unhas mostrarão isso. Anemia por deficiência de ferro, conhecida como anemia ferropriva – um problema comum principalmente entre as mulheres – deixa as unhas quebradiças.Se houver alguma possibilidade de você apresentar este problema, aumente o consumo for alimentos ricos em ferro. Boas fontes animais de ferro: carne bovina magra, mexilhões, peru, frango, carne suína, ovos… E fontes vegetais: soja, lentilha, feijão, farelo de cereais, espinafre. Para melhorar a capacidade do organismo de absorver o ferro não heme, encontrado nas fontes vegetais, consuma alimentos ricos em vitamina C na mesma refeição! Então ao consumir feijão ou lentilha, faça um suco de caju, por exemplo! Com poucas calorias e muita vitamina C, ele ajudará na absorção do ferro encontrado nos feijões.

ZINCO

nuts  O zinco é encontrado em quase todas as células E desempenha muitos papéis importantes no organismo. A deficiência em zinco pode causar mudanças nas unhas, como manchas brancas e linhas, que podem aparecer em todas as unhas de uma só vez. Fontes deste nutriente essencial para sua saúde: frutos do mar, carne bovina, ovos, grãos integrais e sementes oleaginosas.

Concluindo:

  • Beba bastante água para hidratar as unhas de dentro para fora.
  • Ingira proteínas de boa qualidade diariamente.
  • Certifique-se de consumir alimentos fontes de vitaminas do complexo B
  • Consuma pela menos 3 porções de alimentos ricos em cálcio todos os dias.
  • Procure consumir alimentos que contenham ferro e zinco diariamente.
  • E lembre-se: evite dietas radicais ou restritivas demais, combinado?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.