Detox: a verdade que você precisa saber

Olá pessoal!

Domingo retrasado foi ao ar no programa Fantástico da Rede Globo uma matéria a respeito do famoso “Detox”. Recebi muitos e-mails perguntando minha opinião sobre o assunto e por isso resolvi fazer esse post.

O termo “Detox” se transformou em um “chavão popular”. Muitas pessoas ao ouvirem ou lerem essa “palavrinha glamurosa” já brilham os olhos na esperança de emagrecer. Esse assunto ter tomado tamanho proporção não é de todo mal, afinal mostra que a população está cada vez mais interessada quando o assunto é saúde/alimentação. Mas quando esse “modismo” pode se transformar em um problema? É o que pretendo falar até o final desse texto. Vamos por partes!

O que significa DETOX?

É uma palavra que vem do inglês detoxification, que em português quer dizer desintoxicação.

Mas por que precisamos dos desintoxicar?

Hoje em dia somos expostos a muitas toxinas: poluição, água contaminada, alimentação inadequada e nossa própria produção (sim, nós produzimos toxinas), agrotóxicos, etc. Isso cria um ambiente propício ao desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer, problemas de pele, articulares, alergias, dores de cabeça, resfriados frequentes. Calma! Não precisa ficar em pânico… Nosso corpo é tão perfeito e especial que sabe lidar muito bem com essas agressões.

Nós possuímos um sistema eficiente para “limpar” nosso organismo. Os principais órgãos desse sistema são o fígado e rins. Tudo que não faz bem para você e seu corpo  é desprezado e devidamente eliminado graças a eles! O fígado transforma produtos químicos potencialmente prejudiciais em substâncias solúveis em água que podem ser excretadas pela urina. Ufa! Assim não corremos o risco de sofrer uma intoxicação e morrer de uma hora para outra, não é?

Geralmente esses órgãos desempenham suas funções muito bem e fazem um excelente trabalho, mas como tudo na vida, há exceções. Pessoas com doenças hepáticas ou renais podem correr o risco de acumularem substâncias prejudiciais a saúde, mas nada que não possa ser tratado e controlado com o acompanhamento de um profissional capacitado.

Ah, aqui entramos em outra questão: a área da saúde (infelizmente e eu digo infelizmente MESMO) se tornou “terra de ninguém”. Cuidado ao receber orientação de pessoas que não estudaram e não dominam o assunto. Muitas pessoas buscam soluções milagrosas para emagrecer… Costumo dizer que elas não querem emagrecer e sim “serem emagrecidas”. Nessa busca por uma solução simples e rápida, topam qualquer parada, seja o que for e venha de onde vier. Eu, como uma profissional da saúde, preciso te alertar nesse sentido: ao entrar em uma loja e receber orientação do vendedor ou qualquer pessoa que não tenha formação na área, desconfie, afinal eles estão ali para vender e não para cuidar da sua saúde e com isso não se brinca!

Mas essas dietas para desintoxicar ou programas de sucos, funcionam?

Pessoal, não há solução milagrosa, certo? Isso vocês já sabem! Porém não gosto de generalizar nada e acredito que precisamos de um certo cuidado ao dizer que nada disso funciona.

Produtos em cápsulas ou em pó que prometem ação detox ou emagrecimento devem ser consumidos com muita cautela, afinal você realmente não sabe o que tem ali dentro, certo? Mas e os programas de sucos? Em relação a isso não vejo muitos problemas quando feito com supervisão e orientação de um profissional da área. Os programas de dieta detox, quando feitos com acompanhamento, podem ser a “porta de entrada” para novos hábitos alimentares. Sabe aquele “empurrãozinho” para você se empolgar em mudar a alimentação? Acho válido (repetindo: quando feito com supervisão e orientação). Ou seja, tudo depende em como você vai abrir essa porta.

Um programa de desintoxicação mal planejado pode ter o resultado contrário, “roubar” sua energia e te despertar um apetite voraz. Muitos desses regimes prometem uma solução rápida, mágica e ignoram o fato de que não adianta a pessoa fazer aquilo por três dias ou uma semana e logo depois entrar em uma lanchonete e “atolar” o pé na fritura. Levam anos para essas substâncias se acumularem em seu organismo e começarem a prejudicar sua saúde e energia, por isso não são apenas três dias que resolverão o problema.

Continuo batendo na tecla do “tal” equilíbrio. Comeu besteira demais em um dia? Pega leve no outro, coma mais alimentos frescos, naturais, leves… Beba mais água, faça exercício físico. Dessa forma você viverá em um eterno detox.

Falando nisso, aproveite e desintoxique sua vida. Elimine sentimos ruins, pensamentos perturbadores de sua mente, pessoas negativas que te colocam para baixo… Enfim, desintoxique seu coração e seja feliz!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Rogério Sabino - 20 de julho de 2015  15:14 Responder

    Parabéns pelas matérias giovana Morbi, estou gostando muito!

    • por giovana - 22 de julho de 2015  18:29 Responder

      Que bom Rogerio, fico muito feliz! Beijão, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.