Desejo por sal ou alimentos salgados: o que significam?

Olá pessoal!

Bom, na semana passada fiz uma matéria sobre o desejo por doces. Muitas pessoas se identificaram e por isso dividi o texto em 3 posts. Mas no meio disso, surgiu uma outra questão: e as pessoas que sentem desejo por sal ou alimentos salgados, hein? O que dizer?

Eu sempre digo que nosso corpo nos envia sinais o tempo todo e cabe a nós observa-los e identifica-los. O que será que está por trás desse desejo ou vontade de alimentos salgados ou simplesmente em comer sal puro (e isso acontece mais do que você imagina)?

Isso pode ter diversas explicações… Vamos começar com a mais simples: reduzir drasticamente o sal da dieta. Muitas pessoas estão acostumadas a colocar uma grande quantidade de sal de cozinha nos alimentos e de repente resolvem mudar de hábitos. Certamente ela sentirá vontade de comer mais sal ou comidas salgadas ao longo do dia, pois seu paladar sentirá a falta do sabor mais salgado. Tudo é questão de costume, viu? Se esse for seu caso, aguente firme que logo o paladar se acostuma ao sabor natural dos alimentos e quando a comida estiver um pouco salgada, você certamente sentirá o excesso.

Outra explicação seria a falta de minerais. Veja, sal e sódio são coisas diferentes. O sal é rico em sódio, e este sim é o responsável pelo aumento da pressão arterial. Por que?

O sódio aumenta a retenção de líquidos, certo? Se você exagerar no sódio, aumentará a quantidade de água em seu organismo… Ou seja, o volume do sangue aumenta e com isso a pressão que ele exerce nas paredes dos vasos, o que caracteriza a hipertensão. Mas além do sal, onde encontro o sódio? Ele é encontrado em embutidos, alimentos altamente processados (industrializados como o salgadinho de pacote ou no miojo, por exemplo), molhos prontos para salada, caldo de legumes ou temperos prontos… Enfim, o sódio está em muitos alimentos! E olha, ele é MUITO importante para nossa saúde, viu? Posso afirmar que sem esse mineral nosso corpo não funciona! O que faz mal (como sempre!) é o excesso.

Se você transpira demais pode ser que perca muito sódio e com o tempo desenvolva uma deficiência. A desidratação, causada pela perda excessiva de líquidos, também pode ser a responsável pelo desejo por sal ou alimentos salgados.

Se você evita alimentos industrializados e corta radicalmente o sal da dieta, isso também pode acontecer. Se esse é o seu caso, aconselho a trocar o sal refinado pelo sal rosa (também conhecido como sal do Himalaia) ou sal marinho. Ambos não passam pelo refinamento e por isso contêm mais minerais que o sal que estamos acostumados. Dessa forma você garante mais minerais em sua alimentação e evita possíveis deficiências.

O desejo por sal ou alimentos salgados também pode ser fruto da fadiga adrenal. Eita! O que é isso hein Giovana?!

Você possui glândulas localizadas em cima dos rins chamadas glândulas supra-renais. Elas ajudam a equilibrar os minerais do nosso organismo por meio de um hormônio chamado aldosterona, responsável pela reabsorção do sódio em nosso corpo. Se as glândulas não funcionam como deveriam (e isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles o estresse físico ou emocional), esse equilíbrio é comprometido, certo? Com pouca aldosterona, o organismo começa a sentir carência de sódio, o que desperta a vontade de sal ou alimentos salgados.

Observe os sinais do seu corpo e tente compreender o porquê de seus desejos e vontades. Quando isso se torna consciente, fica muito mais fácil distinguir a fome da vontade de comer,

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

32 Comentários

  1. por Lú - 7 de julho de 2015  12:59 Responder

    Flor um conselho... Eu tenho em mente o que vc sempre diz, não precisamos deixar de comer nada. Só q as vezes abuso em pizzas, batatas fritas, etc... sou hipertensa e meu colesterol ta 260.
    Acha q posso comer essas coisas nos fds ou nunca? Bjs, mais uma vez parabénsparabéns pelo trabalho.

    • por giovana - 9 de julho de 2015  18:41 Responder

      Oi minha linda!

      Para não abusar, coloque um limite pra sim mesma. Por exemplo: pense que você deixará uma ou duas refeições na semana para comer as coisas que gosta, mas no resto dela comerá alimentos mais saudáveis e fará atividades físicas. Quando você se estipula um dia para isso, fica mais fácil não cometer esses abusos. E para ter certeza de que vai seguir esse limite, compartilhe essa tarefa com alguém do seu convívio: fale para a pessoa que mora com você que comerá "besteiras" em uma ou duas refeições durante a semana e peça para que ela não te incentive a comer nos outros dias. Isso ajuda muito!!! Um beijo florzinha!

  2. por Lú - 15 de julho de 2015  0:21 Responder

    Show!! Vou conseguir, muito bom contar com vc :) obrigadinhaaa!

  3. por Leriany - 2 de janeiro de 2016  0:05 Responder

    Parabéns pelas postagens, muito útil. Sou louca por alimentos salgados, e analisando meu ritmo de vida em relação a sua postagem posso deduzir que devo isso ao stress. Agora posso ficar ligada a isso e me cuidar melhor.

    • por giovana - 20 de janeiro de 2016  14:16 Responder

      Boaaaaa Leriany!

      AMEI que te ajudei de alguma forma, lindona!

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  4. por Viviane Priscila - 9 de junho de 2016  18:31 Responder

    Eu realmente no ultimo ano tenho suado excessivamente e recentemente estou com vontade de comer sal puro. A uns meses atrás tive problemas com pressão baixa, será que tem ligação? Sei que deveria ir ao médico e já fui, mas infelizmente se vc não pagar um bom médico caro raramente se investigam as causas, e mesmo pagando nem sempre se consegue.

    • por giovana - 14 de junho de 2016  14:49 Responder

      Oi Viviane,

      Parece ter a ver, sim! Tenta aumentar sua ingestão de sal e veja se os sintomas melhoram. Com esse bombardeio de informação errada sobre consumo de sódio, muita gente está com deficiência e as glândulas supre-renais não funcionam direito.

      Depois me conta se deu certo!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  5. por Cristiane Medeiros - 21 de julho de 2016  15:34 Responder

    Olá.. eu sinto muita necessidade de comer coisas salgadas. de 3 em 3 horas tenho que me alimentar. Muitas vezes sinto fraqueza e só depois que como algum alimento salgado e que começo a me sentir melhor. Doce nem pensar

    • por giovana - 21 de julho de 2016  18:19 Responder

      Oi Cris!

      Que bom que você conhece seu corpo e respeita suas necessidades. Nosso corpo sinaliza exatamente o que precisamos, mas precisamos ficar atentos aos nossos desejos... Sempre querem dizer algo!
      Adorei!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  6. por Marcia Aparecida Monaro Paiva - 29 de julho de 2016  9:37 Responder

    Bom dia pot favor tem alguem q possa me responder essa duvida , na parte da manha meu organismo sente vontade de consumir so alimento salgado e azedo como salada com limao , nao com muito sal, mas algo por menor q seja o açucar chega me da ate ansia eu tomo cafe bem cedo consigo tomar 1 xicara de leite com cafe pouco açucar e como 2 a 3 bolachas salgada , mas quando vai chegado perto da 8horas a 9 horas eu tenho q comer so coisas salgada prq me sinto mal se comer algo mais doce chego a ficar mal mesmo se comer nao comer alimento salgado mas sinto q tem q ser algo q tem tempero sabor nao so o sal ,doce nao desse porque acontece isso no meu organismo na parte da tarde ate consigo ficar sem comer , mas na parte da manha se ficar sem comer parece q vou ter um troço e ate minha visao fica embassada quan do da essa fome e vontade de alimento salgado mas nao como nada q engorde , sinto nessecidade de comida msm arroz salada etc oque sera isso ? Agradeço se tiver alguem q possa me responder

    • por giovana - 1 de agosto de 2016  11:23 Responder

      Olá Marcia,

      Tudo bem?

      Pelo visto seu corpo está te dando um sinal de que precisa aumentar a pressão e sinaliza isso por meio dessa necessidade de sal ou alimentos salgados na parte da manhã. Respeite seu corpo e verá que ele funcionará bem!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  7. por JOSEANE ALICE MONTEBELO - 27 de setembro de 2016  10:31 Responder

    durante um processo inflatório seguido de hemorragias uterinas me descobri hipertensa a 3 anos.
    desde então a necessidade por ingerir sal, principalmente combinando com alimentos azedos e frutas aumentou compulsivamente.
    a medicação para a hipertensão pode estar interferindo nisso? como descobrir?

    • por giovana - 28 de setembro de 2016  19:03 Responder

      Olá Joseane,

      Tudo bem?

      Já pensou na possibilidade de ser psicológico? Ás vezes pelo fato de ter que "evitar" algo você acaba desejando mais. Acho pouco provável que seja a medicação.

      Beijos,
      Giovana Morbi

  8. por Helena martins - 22 de dezembro de 2016  9:48 Responder

    Muita boa essa informação, pois tenho sofrido muito com essa carencia de sal as vezes ponho muito sal na comida ou fico salivando sal, pra melhorar eu me sinto mt mal com isso

  9. por Aline - 17 de março de 2017  11:40 Responder

    Bom dia Giovana,

    Nunca fui muito fã de doces, sempre gostei muito de coisas salgadas, azedas...Mais ultimamente minha vontade de comer sal está exagerada não de comer comida salgada, mais de comer sal puro mesmo. A vontade é tanta que tem me preocupado. Há alguns meses estou tentando frequentar acadêmia por causa do excesso de peso, o motivo pode ser esse? Mesmo eu já estando a mais tempo na acadêmia e essa vontade estar mais em evidência só agora?

  10. por Tainá - 23 de março de 2017  23:57 Responder

    Oi, tenho um problema..
    Me casei a pouco tempo a não janto mais a noite, só tomo um suco com bolo, ou com pão ou coisa parecida. Cresci acostumada a jantar a noite, aquele prato completo com arroz, feijão, salada e carne e suco.. não sei se é pq fui acostumada assim, mais mesmo depois de comer outra coisa, eu ainda sinto fome e vontade de comer coisa salgada, como se eu me saciasse somente com um prato completo.. lembro quando criança meus irmão tomava café a noite e eu preferia jantar..
    Qual a explicação?
    Meu organismo que está acostumado assim?

    • por giovana - 27 de março de 2017  10:42 Responder

      Sim, Tainá. Como cresceu comendo dessa forma, adquiriu o hábito e por isso não fica saciada com um lanche. Quer uma dica? Se isso está te prejudicando, faça uma refeição apenas para você. Cada um é um... Então não seja influenciada pelos hábitos de outra pessoa, mesmo que seja o marido, certo?
      Um super beijo,

      Giovana Morbi

  11. por Janete - 31 de março de 2017  19:00 Responder

    Sempre me intrigou o fato de minha filha as vezes se escondia para comer sal puro. Pequenina ela levava o saleiro para debaixo da mesa e eu a encontrava tossindo porque ingerido muito sal. O tempo passou e aos 18 anos descobrimos que ela tem hipotiroidismo. E agora lendo sua matéria, vi que há algo relacionado a glândula, hormônio e funcionamento do organismo. Isso me alertou! Será que tem a ver com a tireoide ou há mais alguma glândula que não funciona? Ainda hoje com 22 anos ela sente vontade de comer sal. Ela não tem muita transpiração, a não ser nos pés, esses as vezes encharcam o calçado.

    • por giovana - 3 de abril de 2017  16:03 Responder

      Oi Janeta,

      Sem dúvida alguma esses sintomas tem a ver com a parte hormonal. Ela já passou por um endocrinologista? Se não passou, vale a pena consultar um bom profissional!

  12. por Christianny - 28 de abril de 2017  3:43 Responder

    Oi estou grávida e de um tempo para cá, tenho vontade de comer comidas salgadas e até mesmo de ficar beliscando sal. Sei que pode prejudica minha saúde e não faço... tem algo haver com a gravidez ou pode ser psicológico?
    Obrigada

  13. por Thata - 5 de junho de 2017  10:16 Responder

    Sinto uma vontade de comer sal que não sei explicar principalmente de manhã, isso e normal no começo da gravidez ?

    • por giovana - 6 de junho de 2017  11:18 Responder

      Oi Thata!

      É super normal!!

      Super beijo,
      Giovana

  14. por Amara Maria DA SILVA - 6 de julho de 2017  13:04 Responder

    Eu estou tendo muita ansiedade por sol e vinagre. Não gostava de coisas salgadas e nem de vinagre mais de uma semana pra car venho tendo desejos em controlável por sal a ponto de dar fraqueza se eu não comer.

  15. por Gabriel Garcia Ziliotto - 19 de novembro de 2017  12:18 Responder

    Me ajudou demais, preciso procurar um médico então, não achei que fosse realmente um grande problema a minha transpiração absurda kk, Muito obrigado!

  16. por Mo - 20 de dezembro de 2017  22:58 Responder

    Olá. Boa noite. Com relação ao sal. Inclusive suco do limao c temperos e sal, tem dias que salivo de vontade. Belisco arisco, knoor... Mas via de regra se sair para noitada... Beber. Recassada. Passo outro dia comendo e sempre previso de sal. Tem a ver c ressaca de álcool e afins?

  17. por VANESSA - 2 de janeiro de 2018  14:34 Responder

    Parabéns Giovana, quase sempre tenho essa necessidade de consumir sal ou alimentos salgados, já fui em clínico mas infelizmente não souberam me instruir sobre esse sintoma, vou continuar pesquisando sobre este assunto. O médico indicado é endocrinologista? Obrigada pela explicação.

  18. por Steph - 28 de abril de 2018  20:14 Responder

    Ótimo texto, Giovana. Obrigada por compartilhar.

  19. por Steph - 28 de abril de 2018  20:15 Responder

    Ótimo texto, Giovana. Obrigada por compartilhar.

  20. por angelica serafim - 14 de junho de 2018  12:10 Responder

    oi om dia
    to chupando limao com sal varias vezes ao dia
    o que pode ser
    fiz bariatrica

  21. por vanusa amaral - 2 de agosto de 2018  11:15 Responder

    ola eu sempre tive vontade de comer coisas azedas como limao com sal maga verda com sal caja manga com sal, eu prefiro coisas azedas com sal q doce nao gosto muito de doce prefiro um limao com sal, as vezes nao da pra controlar, e isso nao e so agora desde q me entendo por gente sou assim, oq pode ser isso? tem evitar mas e muito dificio e como um vicio tenho problemas por cousa disso, tenho sistiti, mas quando como algum com sal eu sinto um prazer muito bom, podem me ajudar a mim entender, obgd

  22. por Camila castorino - 7 de agosto de 2018  18:36 Responder

    Bom sempre que eu como algo doce eu preciso ingerir algo de sal pois eu fico com um mal star horrível! Oque pode ser?

    • por Giovana Morbi - 23 de agosto de 2018  8:14 Responder

      Oi Camila,

      Pode ser uma hipoglicemia de rebote! Quando se come açúcar o corpo libera mais insulina do que deve e você sente fraqueza, mal estar... Isso pode ser confundido com pressão baixa, o que explicaria a necessidade de algo salgado em seguida, entendeu?

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.