Conheça os benefícios do treinamento com peso

Olá pessoal!

Hoje é dia de falar sobre atividade física com o top educador físico Thiago Coelho. Muitas pessoas têm receio de fazer exercícios com pesos por medo de “engordar” ou ficar muito “grande”. Esqueçam essa ideia! Este tipo de exercício é fundamental para a construção muscular e quanto mais músculos, mais calorias queimamos em repouso, fato fundamental para um emagrecimento saudável e para a saúde em geral. E lembrem-se: atividade física sempre com acompanhamento, pois as intensidades mudam de acordo com o objetivo de cada um! Confiram o artigo!

 

Variações de treino: treinamento com pesos

Por Thiago Coelho – educador físico e personal trainer com especialização em nutrição esportiva.

O treinamento com pesos possui diferentes objetivos, dentre eles mudança na composição corporal, aumento da força, melhoria no desempenho de algum desporto, estética e saúde. Todos estes fins se dão com uma boa função músculo-esquelética

Dentre essa mudanças e benefícios pode ser incluído modificações neuromusculares e fisiológicas, até alterações comportamentais, já que há um aumento da disposição de uma forma geral.

A intensidade e o volume apresentam uma relação direta com o treinamento de força. Relacionando de forma correta essas duas variáveis é a melhor forma de se variar treinos e objetivos dentro do treinamento resistido

O treinamento com pesos promove estímulos para as várias qualidades das aptidões físicas. Benefícios do treinamento com pesos:

  • Aumento da força muscular;
  • Pequeno aumento da potência muscular;
  • Aumento das fibras do tipo I e II;
  • Pequeno aumento da área de secção transversa;
  • Melhoria dos fatores neurais;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Diminuição das lesões causadas por quedas;
  • Melhoria da postura geral.

O treinamento com pesos significa estritamente aumento da massa muscular e pode ser aplicada a vários objetivos, métodos, sentidos e aplicações. Esse aumento de massa muscular é a adaptação morfológica mais evidente induzida pelos exercícios com pesos. Força é a adaptação funcional que segue os níveis de massa muscular. Esses dois conceitos são os quais os idosos têm em maior escala de degradação.

Dentro do treinamento com pesos existe a sobrecarga, relacionada a intensidade do exercício. Essa sobrecarga estimula a síntese de proteína contrátil no músculo, proliferação de tecido conjuntivo do endomísio, aumentando assim as propriedades visco-elásticas do músculo

Ainda nesse aspecto, nessa idade pela falta de força muscular, o treinamento com pesos, pode melhorar indiretamente outros aspectos como pressão e freqüência cardíaca, onde isso se explica no fato de que pequenas atividades diárias causam uma grande intensidade de esforço para esses indivíduos.

Outros estudos afirmam que o sistema cardiovascular reage às sobrecargas de treinamento impostas pelos exercícios resistidos de maneira fisiológica. O coração de pessoas treinadas com pesos por muitos anos é absolutamente normal e saudável, além de ser melhor adaptado a situações de esforços isométricos de alta intensidade, comparativamente com o coração de pessoas treinadas apenas com exercícios aeróbios, como caminhada ou bicicleta.

Espero que gostem e que façam alguma atividade física no final de semana! Saibam que ajuda muito a relaxar e a dormir melhor também!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.