Conheça os benefícios do açúcar de coco e tire a dúvida: por que é melhor que o açúcar branco?

Olá pessoal!

Eu sempre falo sobre os malefícios que o açúcar refinado em excesso pode trazer: diabetes e obesidade são apenas duas das diversas condições que o consumo desenfreado do açúcar pode levar. Os adoçantes, vistos como a esperança de adoçar um pouco nossas vidas e nossos deliciosos cafezinhos de cada dia, também foram descartados: o organismo se comportaria como ao ser exposto a diversas substâncias químicas que enganam nosso cérebro, fazendo o inocente órgão a acreditar que uma boa dose de glicose está por vir, porém sem nunca chegar? Não sabemos, mas os estudos para descobrir algo não param. OK. Então, o que usar?

Todos se perguntando: o que usar?!

Primeiro: em excesso, até alface faz mal. Não vi ninguém morrer por usar adoçante. Vi os índices da incidência de câncer aumentar sim, mas seria justo culpar apenas o adoçante, mesmo sabendo que somos expostos a diversas toxinas diariamente? Pode ser que ele seja mesmo o culpado… Mas pode ser que não. Nutrição não é ciência exata.

Mas um fato nessa e em outras ciências, e por que não dizer em todos os ramos da vida, não podemos negar: o excesso faz mal.

Exagero faz mal…

Açúcar é ruim, adoçante faz mal… O que posso usar então? Eu não colocaria o açúcar de coco como um substituto do adoçante (afinal, adoçante não tem calorias!), e sim uma alternativa mais SAUDÁVEL que o açúcar refinado. O próprio nome já diz: refinado. O açúcar branco é processado e perde todos os seus nutrientes. Por não passar pelo processo de refinamento, o açúcar de coco mantém seus nutrientes e isso é uma boa vantagem.

Agora você deve estar se perguntando: de onde raios tiram esse açúcar do coco?! Da água? Da polpa?

O açúcar de coco é feito a partir  das palmas de coco. A seiva é retirada e aquecida até desidratar. Depois de ser transformado em um uma substância espessa cor caramelo, ele é triturado em pequenos cristais e assim, surge o açúcar de coco. Outra pergunta surge agora:  por que eu deveria trocar o açúcar branco por ele em receitas, por exemplo? Vou te dar bons motivos para isso. Continue acompanhando!

Açúcar de coco e sua linda cor caramelo…

O açúcar de coco é rico em vitaminas do complexo B, que participam do nosso metabolismo energético e assim aumentam nossos níveis de energia, regulam o humor, melhoram pele e cabelo, além de ajudarem na eliminação de toxinas pelo organismo. Também possui magnésio, nutriente que melhora a ação da insulina e fortalece os ossos, além de prevenir o envelhecimento precoce. O açúcar de coco também contém potássio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e cobre.

Outra boa vantagem desse açúcar em relação ao açúcar branco está em seu índice glicêmico.

O índice glicêmico mede os efeitos dos carboidratos sobre a taxa de açúcar no sangue, mais conhecida como glicemia. O açúcar de coco apresenta um índice glicêmico de 35, enquanto o açúcar refinado tem um índice que varia de 60 a 75. Não entendeu nada? Então vamos simplificar: o açúcar de coco é absorvido de forma mais lenta pelo organismo e assim, não provoca picos rápidos dos níveis de açúcar no sangue. Quando esses picos acontecem, o pâncreas produz insulina suficiente para dar conta de tanta glicose. O problema aparece quando isso passa a acontecer com frequência: o organismo passa a ficar resistente a ação da insulina e é aí que o problema aparece. O problema tem nome e sobrenome: diabetes mellitus. Obviamente que a doença não vem sozinha: ela tem a companhia do sobrepeso e muitas vezes, de um colesterol elevado. O açúcar de coco impede que isso aconteça, já que em quantidades adequadas, não promove esses picos glicêmicos.

Quer mais motivos para trocar o seu açúcar? A frutose é um tipo de açúcar que seu corpo converte em gordura rapidamente. Apenas seu fígado pode quebrar a frutose e sabe qual é um dos resultados dessa quebra? Os triglicerídeos! Sabe aquela tia que só come fruta a noite (mas não é UMA fruta. É um balde de fruta!) achando que vai emagrecer  e quando vai fazer exame está com os triglicerídeos altos? Então, é o excesso de frutose! Você não deve consumir frutose em exagero (lembrando: exagero faz mal!). O agave por exemplo é formado 90% por frutose e o xarope de milho tem 55% de frutose. O açúcar de coco tem apenas 45% de frutose e por isso é uma opção melhor que os outros citados.

E se você se preocupa com o planeta, saiba que o adoçante considerado mais sustentável em 2014 foi o açúcar de coco. A palma utiliza quantidades mínimas de água e combustível, especialmente quando comparadas a produção da cana de açúcar. Além disso, esse açúcar não possui ingredientes artificiais e não é alterado de forma alguma. Ou seja: 100% natural!

Açúcar de coco orgânico… Vende no Whole Foods (dica para quem viajar!)

Outra marca…

Aqui no Brasil você encontra o açúcar de coco orgânico da Monama Orgânico…

Mas eu gosto do sabor doce, muito doce! E agora? Calma… o açúcar de coco tem o mesmo poder adoçante do açúcar branco e pode substituí-lo na mesma proporção. Vale lembrar que ele não é menos calórico, hein pessoal?! A vantagem está na velocidade de absorção, que é mais lenta que a do açúcar branco e em seu teor nutritivo. Mas espera… Ele tem as mesmas calorias, mas não os mesmos efeitos no organismo: por ser absorvido de forma mais lenta, mantém os níveis de açúcar mais estáveis. Isso quer dizer que se você costuma ter vontade de comer fora de hora, o açúcar de coco pode ajudar a controlar. Exemplo: se você fizer um bolo com açúcar branco, vai sentir vontade comer de novo 1 hora depois. Agora, se comer um pedaço de bolo com açúcar de coco, manterá a saciedade por mais tempo. Hummm… Interessante, não? Resumindo: não vamos nos preocupar apenas com as calorias! Vamos nos preocupar também nos diferentes efeitos que alimentos com as mesmas calorias podem ter em nosso organismo.

É isso aí pessoal. A natureza sempre a nosso favor, nos proporcionando tantos nutrientes de forma tão deliciosa… E se você não sabe do que estou falando, aconselho experimentar trocar o açúcar refinado pelo açúcar de coco. Depois você me conta, combinado?

Ótima semana a todos!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

7 Comentários

  1. por Adriane Torreiro de Melo - 16 de maio de 2016  18:23 Responder

    Oi boa noite, minha mãe tem diabetes controlada apenas com medicação. Ela pode usar o açúcar de côco?
    Um abraço
    Adriane Torreiro de Maricá RJ

    • por giovana - 19 de maio de 2016  10:03 Responder

      Oi Adriane!

      O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico e por isso é indicado para diabéticos, além de oferecer muitas vitaminas, mas deve ser usado com moderação para não elevar a glicemia. Mas pode sim! Sou diabética tipo 1 e uso com tranquilidade!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  2. por Aline - 5 de julho de 2016  9:51 Responder

    Giovana, eu gostaria de perguntar a respeito do açúcar demerara em relação ao de côco. Apesar de produzido da cana de açúcar, suponho que ele também tenha menor índice glicêmico e aditivos, certo? Você saberia me informar sobre seus valores nutricionais?

    • por giovana - 6 de julho de 2016  13:40 Responder

      Oi Aline!

      O açúcar demerara tem mais vitaminas e minerais que o açúcar branco e por isso seu índice glicêmico é um pouco mais baixo que o do branco, mas não quer dizer que tenha baixo índice glicêmico, entende? Apenas é um pouco mais baixo que o branco pelos outros nutrientes que possui, mas em termos de calorias e do impacto deles na corrente sangüínea, são parecidos. O que tem acontecido com certa frequência é que muitas pessoas compram o açúcar demerara falso... Tem muito lugar "tingindo" o açúcar refinado de marrom e vendendo como demerara e mascavo. Temos que ficar ligados como consumidores!

      Espero ter te ajudado, lindona.

      Beijos,
      Giovana Morbi

      • por Wyllyamar - 24 de fevereiro de 2017  14:36 Responder

        Giovana, como saber se o açúcar demerara é falso? ao bater no liquidificador o demerara original fica com a mesma cor ou ficar um pouco mais claro?

  3. por Larissa - 30 de julho de 2017  16:33 Responder

    Olá, doutora Giovana!
    Eu gostaria de saber sobre as diferenças nutricionais entre o melado, açúcar mascavo e o açúcar de coco. O açúcar de coco possui maiores quantidades de micronutrientes comparado àqueles?

    • por giovana - 1 de agosto de 2017  14:16 Responder

      Oi Larissa,

      Boa pergunta! Quando se fala em quantidade de nutrientes, o melado e o açúcar de coco são mais nutritivos quando comparados ao açúcar mascavo. Quanto a quantidade de calorias são bem similares. O índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo que do melado, por isso eu acho uma opção mais interessante em alguns casos.

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.