Conheça o poder do amaranto: reduz o colesterol, controla a glicemia e ajuda a emagrecer

Oi pessoal!

Você já ouviu falar do amaranto?

Repleto em fibras, sem glúten e rico em vitaminas, ele se tornou um queridinho das dietas. Se você não conhece, te apresento o amaranto!

Este grão é antigo e era muito conhecido no tempo dos astecas. Tão importante como o milho ou o feijão para esta civilização, o amaranto foi um dos primeiros alimentos sólidos dados a bebês astecas. Era muito utilizado em orações e rituais religiosos, até os conquistadores espanhóis proibirem este tipo de prática. E foi neste momento que o amaranto sumiu. Porém em pequenas regiões montanhosas no México e dos Andes, ele crescia em segredo.

Agora o amaranto está em uma fase de renascimento, vamos dizer assim. Afinal, com toda essa preocupação com a alimentação ele voltou a aparecer e agora merece lugar de destaque em dietas, com um grande potencial nutricional. O grão não é apenas livre de glúten, mas assim como a quinua e o trigo espelta, é muito rico em proteínas, apresentando 14% deste nutriente.

Ele também apresenta um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais, especialmente a lisina, pouco encontrada em outros tipos de grãos. Os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina, são os blocos de construção para as proteínas que o corpo necessita. Por outro lado, o grão não apresente leucina e treonina. Por esse motivo, para você ter TODOS os aminoácidos essenciais e assim desenvolver sua musculatura, recomendo consumir o amaranto associado com outros alimentos que fornecem estes aminoácidos que faltam no amaranto. Entre eles estão o abacate e a semente de girassol. Tudo é uma questão de equilíbrio. Você precisa combinar os alimentos para que dessa forma, sua dieta forneça todos os aminoácidos que você precisa. O mesmo acontece com o arroz e feijão. Por que é uma combinação completa? Porque os aminoácidos encontrados no arroz, faltam no feijão. E vice-versa.

O amaranto tem baixo teor de gordura, baixo teor de sódio, tem muita fibra e é rico em vitaminas (especialmente a vitamina B, que ajuda a controlar os nervos, além de dar muita energia, lembram?) e nutrientes como ferro e cálcio. Pesquisas mostram que o grão tem efeitos terapêuticos excelentes, como na redução dos níveis de colesterol. Outros estudos mostram que o amaranto é muito eficaz no controle da glicemia, auxiliando no emagrecimento.

pão de amaranto e aveia  Pão de amaranto com aveia

Você encontra o amaranto em lojas de produtos naturais e pode consumi-lo em saladas, frutas, iogurtes, assados, misturado com quinau, etc. O amaranto em flocos você pode usar em iogurtes, frutas, vitaminas… Já o amaranto em grãos você pode utilizar em receitas, cozido. É só usar a criatividade!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.