Conheça a maca peruana, uma raiz poderosa que vai melhorar sua saúde!

Olá pessoal!

Eu acredito muito na energética dos alimentos. Quando você ingere um alimento, ele é incorporado ao seu organismo, que absorve seus nutrientes, e que por sua vez, desempenham suas funções em nosso corpo. A forma como um alimento é cultivado e preparado interfere diretamente em sua ação no organismo. Os alimentos retiram suas propriedades do ambiente onde nascem, onde são cultivados. E quanto mais dificuldades encontram para sobreviver, mais força e vitalidade irão proporcionar a quem os consumir. É o caso dessa raiz que vou falar hoje: a maca cresce nos vales entre as montanhas, no alto da cordilheira dos Andes, um local frio, com pouco oxigênio e maiores índices de radiação do planeta. E mesmo assim ela sobrevive, firme e forte!

A maca é uma raiz que parece um rabanete e recebe o “apelido” de “ginseng peruano”, devido a suas propriedades energéticas. Oferece cerca de 59% de carboidratos e uma boa quantidade de fibras, que ajudam no controle do apetite, mantendo a saciedade por mais tempo e ainda estimulam o funcionamento do intestino, fundamental para uma boa saúde. Mas esses são apenas alguns dos muitos benefícios da maca peruana. Na região dos Andes é comum o consumo do suco de maca, uma mistura que as pessoas da região aprovam e  garantem ser o elixir da saúde e disposição: raiz de maca + leite + ovos + mel. E anão é a toa que quem consome este superalimento, fica satisfeito com os resultados.

Raiz da maca

É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, zinco, ferro, magnésio e fósforo, além dos aminoácidos, fitonutrientes e os ácidos grados essenciais, entre eles o ômega-3, um nutriente que previne doenças cardiovasculares e reduz os níveis do colesterol ruim, mais conhecido como LDL. Por oferecer tantos nutrientes, a raiz possui enorme capacidade curativa, com o poder de aumentar a energia e resistência, melhorar oxigenação do sangue, ajudar na produção de neurotransmissores e ainda aumentar a libido. A maca é estimulante e tem o poder de aumentar o desejo sexual. E mais: eleva a quantidade de espermatozóides em homens e reduz a mortalidade dos embriões em mulheres.

Mais um benefício da maca para as mulheres: alivia cólicas menstruais e os sintomas da menopausa, como ondas de calor, ansiedade, alteração de humor e depressão. Não é recomendada para mulheres grávidas ou que estão amamentando, ok?

Por ser rica em ferro, ajuda a combater a anemia também e acelera processos de cicatrização. Mais: quando utilizada com uma alimentação adequada, pode ajudar no aumento de massa muscular.

Farinha de maca

O conjunto de nutrientes que compõe este super alimento estimulam o sistema endócrino, as glândulas supra-renais e a glândula tireóide, o que contribui para a regulação hormonal de cada indivíduo. Isso graças a sua composição única, que ajuda na regulação do metabolismo e consequentemente no aumento dos níveis de energia, desempenho sexual e sensação de bem-estar.

A maca é geralmente vendida em pó e pode ser adicionada em bebidas, shakes, smoothies, sucos… Não adicione em preparações muito quentes para não perder suas propriedades. O sabor pode ser um pouco estranho no começo, mas isso depende da mistura que você fizer. É considerada um suplemento, por isso recomendo que procure um(a) nutricionista antes de decidir tomar algo, porém a recomendação é de 1 colher de sopa por dia. Para não erro, você pode começar com 1 colher de chá por dia para não correr o risco de ter efeitos colaterais, já que cada organismo reage aos alimentos de uma forma.

A maca é um excelente alimento sim, mas assim como outros super alimentos, não faz milagre e deve ser consumida como parte de uma dieta equilibrada.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por rodrigo andrade - 26 de março de 2016  1:30 Responder

    Muito interessante essa matéria sobre a Maca Peruana não sabia que era tão eficaz na hora H.

    • por giovana - 29 de março de 2016  14:34 Responder

      Oi Rodrigo,

      hahahaha, pois é!!! É sim!

      Um beijo,

      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.