4 ideias de recheios para tapioca

Olá pessoal!

Uma boa opção para seu café da manhã saudável é a tapioca. Se você deseja variar um pouco o cardápio e substituir o pão de todo dia por um alimento natural, livre de produtos químicos, inclua a tapioca em sua rotina. Ela que por muito tempo foi vista como inimiga do emagrecimento, hoje aparece com destaque em todas as dietas em que o objetivo é a perda de peso.

Para quem não sabe, a tapioca é feita a partir da mandioca, e por isso é fonte de carboidratos, garantindo muita energia para você começar o dia. Se você possui doença celíaca ou algum tipo de intolerância ao glúten, pode comer a tapioca com tranquilidade, pois ela é livre deste componente e por isso sua digestão é bem tranquila.

Porém, tenha cautela: a tapioca não é um alimento rico em nutrientes. Ela é pobre em fibras, e por isso sua absorção é mais rápida. Isso quer dizer que ao comer uma tapioca sua glicemia sobe rapidamente e em seguida, cai drasticamente, o que pode levar à fome fora de hora. Diabéticos ou pessoas que precisam controlar o apetite podem adicionar uma colher de chá de semente de chia ou linhaça à massa para cada 2 colheres de sopa da goma de tapioca pronta para evitar picos e quedas bruscas na glicemia e assim, manter a saciedade. Mas ao colocar o recheio certo, isso se torna dispensável.

Muitas pessoas ficam com dúvida sobre como rechear a tapioca, já que esse é um fator decisivo na refeição. O recheio pode tornar a tapioca muito saudável ou muito calórica. Se você rechear de chocolate e leite condensado, ela se torna uma bomba… Mas se optar por recheios leves, saudáveis e nutritivos, ela vira uma grande amiga da dieta. Por isso, hoje passarei algumas ideias de recheios saudáveis para você incluir a tapioca com sucesso em sua dieta. Acompanhe!

Ideias de recheios saudáveis para sua tapioca

Doces

  • Queijo branco com banana e canela: derreta uma fatia de queijo minas light ou queijo 0% de gordura na frigideira juntamente com 1/2 banana fatiada em rodelas. Para acrescentar um efeito termogênico à preparação (para aumentar seu gasto calórico), polvilhe canela por cima. Fica MUITO bom! Se quiser um pouco mais de energia, acrescente um pouco de mel para dar um toque final. A combinação de mel e canela é muito poderosa e benéfica para o organismo.
  • Creme de avelã light (ou creme de alfarroba com avelã, que é muito saudável!) com morangos: essa tapioca é aquela que parece “jaca”, mas é mais saudável. Sabe aquela tapioca Sensação? Que mistura chocolate derretido com morango?! Então, substituindo o chocolate cheio de açúcar derretido, você pode trocar pelo creme de avelã light ou creme de alfarroba! Assim você deixa menos calórico e muito mais saudável… É só passar uma colher de sopa ou sobremesa do creme e picar morangos frescos por cima. Nem preciso dizer o quanto isso é bom, né?!

Salgados

  • Frango desfiado com ricota: a tapioca recheada com frango desfiado e ricota é uma refeição completa e bem proteica. Pode ser consumida no almoço, jantar ou lanches. Fica bem gostoso!
  • Ovo: tapioca recheada com um ovo mexido bem feito pela manhã é uma delícia! A combinação da proteína com o carboidrato reduz o índice glicêmico da preparação, o que faz com que o açúcar (glicose) da refeição seja liberado lentamente, sem causar picos de glicemia. Misture os ovos com creme de ricota ou queijo cottage e tenha um delicioso recheio saudável para sua tapioca. Finalize com um fio de azeite e se gostar, acrescente orégano seco a gosto para dar um toque final.

Espero que gostem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

8 Comentários

  1. por Lívia Soares de Oliveira - 27 de setembro de 2014  12:13 Responder

    OI Giovana,

    Gostei da leitura que fiz de todas as coisas do seu site. Me orientou bastante. Gostaria de saber porque o peito de peru não é saudável.Sempre preferi ele ao presunto. Então no sanduiche eu sempre usava peito de p eru. Aguardo sua resposta. abraços

    Lívia

    • por giovana - 29 de setembro de 2014  11:17 Responder

      Oi Livia,

      Olha só, o peito de peru possui algumas substâncias conhecidas como fatores anti-nutricionais, que dificultam a absorção de nutrientes em nosso organismo. Querendo ou não, é um embutido. Sem dúvida alguma que dentro de uma reeducação alimentar é um alimento que poder ser consumido com moderação em um primeiro momento, mas a medida que o paladar e hábitos alimentes forem evoluindo, eu aconselharia abandonar o consumo. Mas nada de neuras: lembre-se que tudo em equilíbrio é permitido. Evite os excessos! Um super beijo Livia,

      Giovana Morbi

  2. por Luciana - 22 de junho de 2015  14:37 Responder

    Oiee, pode me tirar uma dúvida? Tem diferença de "goma de mandioca" e " goma de tapioca"? POrq comprei uma já pronta pra ir a frigideira, porem tá escrito "goma de mandioca", fiquei confusa rsrsrs, bjs.

    • por giovana - 22 de junho de 2015  15:34 Responder

      É a mesma coisa minha linda! Beijão, Giovana Morbi

  3. por tayanam - 20 de agosto de 2015  13:30 Responder

    gente...me deem uma luz.. ja tentei fazer tapioca mas nao da certo..nao sei onde eu erro.
    ja vi varios videos e mesmo ssim nao acerto..

    • por giovana - 20 de agosto de 2015  15:38 Responder

      Oi linda!

      Sério?! Será que é a marca que você está usando? Tenta trocar de marca, porque é muito simples de fazer... Depois me conta!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  4. por antonio - 19 de setembro de 2015  10:25 Responder

    Olá pessoal!
    lançamos uma massa de tapioca sem conservantes, sem sal, embalada a vácuo, na umidade certa para se fazer uma boa tapioca, ainda mais, com as sugestões da Giovana acima, entrem e nosso site www.casamani.com.br tenho certez que vão adorar as nossas embalagens, tem uma caixinha com 4 saches em porções individuais sem necessidade de de geladeira.
    se quiserem, enviamos amostras.
    Abraço
    Antonio

    • por giovana - 21 de setembro de 2015  15:03 Responder

      Oi Antonio!!

      Manda pra mimmmm!!!

      Beijão,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.