Como beber mais água no frio?

Olá pessoal!

Nós precisamos de água para sobreviver e cada sistema do nosso organismo depende dela. A água transporta nutrientes para as células, lubrifica articulações, protege o cérebro e outros tecidos internos, regula a temperatura corporal e remove toxinas, substâncias que podem prejudicar o organismo.

Muitos males poderiam ser evitados se você consumisse uma quantidade adequada de água. E olha, te garanto que economizaria muito dinheiro com remédios ao incluir esse líquido milagroso em seu dia a dia.

Quer alguns exemplos? Algumas pessoas relatam que se sentem cansadas o tempo todo e desconhecem a razão, afinal os exames não apontam alterações. Só esquecem de uma coisa: não bebem água suficiente ao longo do dia. E sim, a água te dá energia! Outro exemplo: muitos dizem que tomam remédios, mas que não sentem seus efeitos. Porém esquecem de um detalhe: não tomam água. Como o medicamento circulará pelo organismo e desempenhará sua função? Fica difícil! Mais um exemplo: já vi muitos casos de pessoas que ao praticarem alguma atividade física começam a passar muito mal e sentir náuseas. A pergunta que você deve fazer caso isso aconteça: bebi água antes do exercício?

Fadiga e náuseas são alguns dos sintomas decorrentes da desidratação. Ao sentir sede, seu corpo está sinalizando que seus níveis de água estão baixos. Por esse motivo, não espere ficar com sede para tomar água, pois isso é um sinal de DESIDRATAÇÃO.

Outro sintoma é a fome! Isso mesmo… Muitas pessoas acabam comendo por achar que estão com fome, quando na verdade um copo de água resolveria o problema. Viram como algo tão simples poderia ser TÃO bom para sua saúde?

E a quantidade de água? Bom, a recomendação GERAL seria de uns 3 L para homens e 2,2 L para mulheres. Porém, isso varia muito, afinal somos diferentes e com necessidades específicas. A quantidade varia de acordo com seu nível de atividade física, quantidade de bebidas diuréticas que toma ao longo do dia (como café ou chá preto), composição corporal (homens são maiores que mulheres e possuem mais músculos, por isso precisam de uma maior quantidade de água) e saúde em geral.

No inverno transpiramos menos e por isso sentimos menos vontade de tomar água e isso é FATO! Por isso aqui vão algumas dicas para você manter um consumo adequado de água nessa estação!

 TENHA UMA META DIÁRIA

Pessoal, eu também não gostava muito de beber água antigamente e sentia náuseas se forçava a barra. Mas confesso que ao introduzir esse hábito em minha vida, muitas coisas mudaram. A pele, a disposição, o apetite e as temidas celulites (que tantas mulheres gastam uma grana para tentar contornar o problema) sentem os benefícios que esse hábito proporciona.

Todos os dias, pegue uma garrafa de 1,5 L + uma pequena de 500 ml (ou 4 garrafinhas pequenas) e tente ir tomando até finaliza-las no final do dia. Vai tomando até acabar e não precisa ir de uma vez só, o que pode dar aquela sensação de enjoo. Deixe uma ao lado da cama, outra na mesa de trabalho, outra na bolsa ou mochila, uma no carro e leve uma com você na hora da atividade física!

Outra tática é beber dois copos antes de cada refeição, até mesmo dos lanches. Dessa forma fica fácil beber uma boa quantidade sem ao menos perceber.

Como se enganar para Beber mais a cada dia Água

Escrever os horários na garrafa também pode ajudar!

ADICIONE MAIS SABOR A SUA ÁGUA

Muitos acham sem graça beber água e preferem tomar refrigerante ou algum suco açucarado na hora em que sentem sede. Porém, ao fazer disso um hábito você pode ter problemas de saúde no futuro, por isso nada melhor (e mais barato) que água! Algumas frutas podem proporcionar um leve sabor adocicado em sua água.

Algumas leitoras queridas disseram que acrescentam sempre canela e gengibre em sua água. Além de suas propriedades terapêuticas, esses alimentos aumentam a temperatura do seu corpo e te ajudarão a queimar umas calorias extras, além de te esquentar do frio.

Outra dica bacana é congelar algumas frutas em, cubos de gelo e jogar na água. Você pode usar a criatividade… Melancia, morangos, limão e hortelã são alguns alimentos que ficam deliciosos quando adicionados na água.

Como se enganar para Beber mais a cada dia Água

TROQUE O REFRIGERANTE PELA ÁGUA COM GÁS

Muitos me perguntam sobre a água com gás. Faz mal? Pessoal, o único “problema” da água com gás seria aumentar o volume do estômago e assim fazer você comer mais. Pessoas com refluxo também devem evitar exageros porque a pressão que o gás faz no estômago pode fazer os ácidos digestivos voltarem e causar aquela queimação característica do refluxo. Bom, para quem bebe refrigerante no lugar da água quando está com sede a dica é essa: misture um pouco de suco de fruta (como de limão, por exemplo) à sua água com gás e pronto!

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR OU TENHA SEUS GATILHOS MENTAIS

Hoje em dia existem aplicativos para nos lembrar de beber água. Acho muito válido, afinal o celular nunca sai de perto da gente, né? Os meus leitores queridos deram algumas dicas, como os apicativos TECNONUTRI e VAMOS BEBER ÁGUA. Mas e se tocar o alarme e eu ainda assim esquecer? Bem, nesse caso você precisa criar gatilhos mentais. Parte da  criação de um novo hábito é encontrar uma maneira de fazer as coisas sem a necessidade de uma ajuda externa, por isso a ideia do gatilho mental é interessante.

Por exemplo: quando começar a sentir fome, beba água antes de qualquer coisa. Isso vai ajudar seu intestino, seu estômago, ira mante-lo hidratado (a) e vai controlar sua fome. Uma seguidora querida disse que quando começou a desenvolver esse hábito em seu dia a dia sentiu que a vontade de beliscar diminuiu e isso realmente acontece! Beber dois copos antes de começar cada refeição também é um gatilho mental que pode funcionar.

TOME DE CANUDINHO!

Quem sente náuseas ao tomar água, uma boa dica é tomar de canudinho. Eu sentia isso no início e me ajudou bastante! Tome aos poucos de canudinho que com o tempo você vai se adaptando, prometo!

Outra dica que parece besteira, mas juro que funciona, é escolher um copo ou garrafa que você goste e ache bonito. Tudo que é agradável aos nossos olhos proporciona mais leveza e bem estar, por isso utilizar algo que você goste pode mudar seus hábitos, seja um copo ou prato bonito!

 

Olha essa garrafa que legal: já tem o lugar pra colocar as frutas. Além de linda, você terá uma água levemente adocicada. Uma paciente me disse que achou na Rua 25 de março, em SP!

E SE NADA DER CERTO…

TOME CHÁS QUE AGRADEM SEU PALADAR… Só  não adianta trocar água por chá se você tem o costume de tomar com açúcar ou MUITO adoçante. Tome cuidado com chás ricos em cafeína, como chá-preto, chá-mate ou excesso de chá-verde, pois são diuréticos e podem levar a uma desidratação… Ou seja, causará o efeito contrário!

Mas 0lha, tente beber ÁGUA de verdade em seu dia a dia e torne isso um hábito. Eu te GARANTO que MUITAS coisas vão melhorar com essa simples atitude!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

20 Comentários

  1. por maria cleide - 26 de maio de 2015  17:34 Responder

    Maravilhosas dicas .ja estou fazendo .só não muito a noite pois vou muito ao banheiro. Kkkk e quero emagrecer e vou consegui .estou tentandoe controla nos doces. Isso acaba comigo.mas vou conseguir e com a suas dicas então nossa estou adorando ...bjs Deus te abençoe a cada dia mais

    • por giovana - 31 de maio de 2015  13:13 Responder

      Oi minha linda... Fico muito feliz que estou te ajudando de alguma maneira!! Um beijo enorme, Deus te abençoe! Giovana Morbi

    • por giovana - 31 de maio de 2015  13:23 Responder

      Que bom linda, fico feliz de verdade! Beijos, Giovana Morbi

  2. por JOSE MARCIO PEREIRA - 16 de junho de 2015  16:30 Responder

    AMIGA GIOVANA,AQUI VC DIZ QUE PARA OS HOMENS A QUANTIDADE DE ÁGUA É DE TRÊS LITROS,..TE PERGUNTO E SE EU BEBER MAIS QUE ISSO..POR EXEMPLO 4 LITROS POR DIA...É PREJUDICIAL À SAÚDE....?????

    • por giovana - 22 de junho de 2015  15:23 Responder

      Não, de forma alguma. Isso é uma recomendação geral, mas a quantidade de água que devemos ingerir por dia varia de acordo com suas atividades ao longo do dia, o quanto de suor que perde, idade... Tudo isso! Mas não faz mal beber 4 litros não, pelo contrário. Beijão!

  3. por JOSE MARCIO PEREIRA - 16 de junho de 2015  16:32 Responder

    QUAL A QUANTIDADE DE FRUTAS TEMOS QUE COMER POR DIA,SE COMER MUITOS CAUSAM MUITA AÇUCAR NO SANGUE.......

    • por giovana - 22 de junho de 2015  15:24 Responder

      Sim! De 3 a 4 porções... Isso é uma recomendação geral, certo? Varia de um indivíduo para o outro. Beijos!

  4. por Gleice - 10 de julho de 2015  9:44 Responder

    Bom dia Giovana, tudo bem?

    É possível informar o contato do estabelecimento na Rua 25 de Março que vende a garrafa de água com local para frutas. Obrigada. Um beijo. Fique com Deus

    • por giovana - 12 de julho de 2015  11:08 Responder

      Oi linda!!

      Infelizmente não tenho nenhum fornecedor específico para te indicar. Mas nessas lojas que "vendem tudo", tipo Multicoisas você encontra! Beijão, Giovana Morbi

  5. por Gleice - 15 de julho de 2015  12:43 Responder

    Boa tarde!

    Obrigada querida. Pra você desejo muita luz e prosperidade.

    Um beijo. Fique com Deus

    • por giovana - 15 de julho de 2015  15:17 Responder

      Amém!! Obrigada linda, mil beijos e fique com Deus! Giovana Morbi

  6. por Adriana Pereira - 4 de maio de 2016  14:31 Responder

    Oi! Adorei! Estou aprendendo muito. Uma dica pra beber água é associar a ida ao banheiro com a necessidade de beber água. Sempre depois de ir ao banheiro eu bebo um copo de 300ml de água . Logo me dá vontade de ir ao banheiro e aí bebo mais água.....

    • por giovana - 5 de maio de 2016  18:17 Responder

      Oi Adriana!

      Boa dica, gostei!!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  7. por Regina Mongelli - 21 de junho de 2016  20:50 Responder

    que belo post aqui em casa tomamos 3 litros de agua por dia estamos sempre com a garrafa em maos tomamos a Bonafonti agua leve suave gostosa demais eu tomo 2 copos de agua em jejum ao acordar sempre fiz isso e quando vou dormir tomo um belo copo de agua sua dica como sempre foi sensacional Nutri 10 beijos muito obrigada!

    • por giovana - 22 de junho de 2016  14:43 Responder

      Perfeitooo, Re!

      Obrigadaaaa meu amor!
      Ta vendo?! Por isso que você está tão linda e radiante!

      Mil beijos.
      Giovana

  8. por Maurício Amaral - 27 de junho de 2016  11:16 Responder

    Bom dia Giovana, mesmo ingerindo, por volta de 800 ml de chás variados durante o dia, a quantidade de água ainda deve ser, dependendo de cada indivíduo, 2,5 lts de água e os líquidos que ingerimos durante o dia seja em sucos, chás, frutas e outros alimentos é o mesmo que a água?
    Adoro seus posts, emagreci muito seguindo suas dicas, por volta de 24 kgs.

    • por giovana - 27 de junho de 2016  17:01 Responder

      Oii Maurício!

      Sério que emagreceu tudo isso com as minhas dicas??!!! Posso te pedir uma coisa? Me manda seu depoimento pra colocar aqui no blog e no meu livro? Se tiver foto do antes e depois, melhor ainda.. Pode me mandar no e-mail [email protected]

      Quanto sua pergunta, os chás e outros alimentos contam na hidratação, mas é bom tomar pelo menos 2 litros de água mesmo, ta?

      Beijão (espero seu e-mail!),
      Giovana Morbi

      • por Maurício Amaral - 28 de junho de 2016  19:06 Responder

        Olá Giovana, vou procurar a foto e envio para você.
        Será um prazer!

        • por giovana - 29 de junho de 2016  11:40 Responder

          Vou adorar!!!

          Beijão,
          Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.