Como suplementos nutricionais podem fazer MAL à sua saúde – Última parte

Olá pessoal!

Chegamos a última parte do artigo que escrevi sobre o uso sem orientação de suplementos nutricionais. Hoje falaremos sobre os “remédios” para aumentar a queima de gordura. Quem não tem uma amiga/colega/conhecido que resolveu tomar algo para dar um “gás” na academia e sofreu taquicardia e mal estar? Então leiam e se informem! Conhecimento é poder!!!

PARTE 

Suplementos para queimar gordura

Ao longo dos anos ocorreu uma explosão na indústria de suplementos, principalmente os que ajudam na queima de gordura. As substâncias que geralmente encontramos na composição deste tipo de produto aumentam a temperatura corporal e estimulam artificialmente um processo chamado TERMOGÊNESE. Ao tentar baixar a temperatura do corpo, o organismo faz um grande esforço e com isso aumenta o seu gasto calórico. Ou seja, você queima mais calorias e perde gordura (alguns alimentos fazem isso de forma natural, como o gengibre, a pimenta, a canela e o chá verde, por exemplo). 

Algumas marcas também fornecem na composição altas doses de cafeína a fim de aumentar a frequência cardíaca e dar mais energia. Porém é comum pessoas  sentirem mal estar ao utilizar este tipo de produto.

Suplementos como esses também podem conter efedrina, uma substância estimulante que aumenta a frequência cardíaca e pressão arterial, proibida pelo FDA (Food and Drug Administration, um dos órgãos mais sérios no controle de medicamentos).

Possíveis problemas que podem aparecer além dos já citados: mega doses de cafeína por dia podem causar estragos em suas glândulas supra-renais e a longo prazo aumentar cortisol, o que realmente faz você ganhar gordura. 

Para mudar seu corpo de verdade e com saúde, aposte em atividades físicas e uma boa alimentação! Não precisa ser nada “mirabolante”…

Geralmente estes suplementos também contêm diuréticos na composição. Alguns tipos naturais de diuréticos são bons em casos específicos, mas estes encontrados nestes produtos não são saudáveis. Quando associados à cafeína, pior ainda. Jogam descargas de água para fora do corpo de uma forma bem agressiva (para que você fique com o corpo mais “seco”). O problema é que isso pode levar a uma desidratação severa. Desidratação associada com frequência cardíaca alta = pane no sistema! 

E não preciso falar da insônia e a sensação de ansiedade, não é minha gente? Conheço gente que ficou noites sem dormir por causa deste tipo de produto.Você consegue enxergar o quanto as pessoas conseguem agredir o próprio organismo e desequilibra-lo para conquistar um corpo considerado bonito pelo padrão de beleza imposto?

A “moda” das terapias hormonais

Com a explosão da indústria anti-envelhecimento (acho isso bem estranho porque TODOS nós vamos envelhecer, queira ou não, isso é um processo NATURAL da vida), passou a ser comum ver pessoas utilizando terapias hormonais como uma forma fácil de reduzir o percentual de gordura, melhorar a saúde da pele e muito mais. Duas das terapias mais conhecidas são as que utilizam o hormônio do crescimento (GH) e testosterona.

O GH ou hormônio de crescimento é secretado por uma glândula chamada pituitária, que tem um papel de destaque em muitas funções em nosso corpo, entre elas no anti-envelhecimento. Seus níveis ficam mais elevados durante o sono e exercício físico, sendo assim uma substância fundamental em processos de rejuvenescimento e reparação do corpo.

Enquanto acredito que devemos fazer de tudo para maximizar a produção deste hormônio de forma natural, muitos passam a utilizar de forma indiscriminada. Até que ponto essas pessoas se informam e sabem o que pode acontecer com o organismo delas no futuro? Pessoas com deficiência desse hormônio realmente PRECISAM utiliza-la e se beneficiam com este tipo de tratamento, porém não se livram dos possíveis efeitos colaterais: de acordo com um resumo dos resultados dos estudos realizados em Harvard, até 30% dos pacientes apresentam retenção de líquidos, dores nas articulações, dor muscular e níveis elevados de açúcar no sangue.

Quando uma equipe de pesquisadores da Califórnia analisaram os resultados de 44 estudos envolvendo GH e desempenho durante a atividade física, eles descobriram que as injeções fizeram aumentar a massa muscular, mas não melhoraram resistência, força ou qualquer outra métrica de desempenho chave. Isso os fez acreditar que o que o hormônio realmente faz é aumentar a quantidade de água no interior dos músculos. Será que vale a pena gastar tanto dinheiro e se submeter a riscos com essa terapia?

Outra terapia hormonal arriscada e que muitas mulheres estão familiarizadas é com progesterona. É recomendada por médicos para mulheres que experimentam os sintomas da menopausa, incluindo fadiga, mau humor e ondas de calor. Porém, os resultados apresentados por muitos estudos que analisaram o controle desses sintomas com progesterona não foram promissores e apontaram poucos benefícios advindos desta prática. Além disso, não podemos deixar de citar a variedade de efeitos colaterais que este tipo de terapia pode causar como dores de cabeça, aumento da fadiga, dificuldade respiratória, vertigem e por aí vai…

Sem contar que ao utilizar estes hormônios você corre o risco de reduzir a produção natural do seu corpo, tornando-o cada vez mais dependente do tratamento e desequilibrando todo o seu sistema endócrino. Você considera isso saudável?!

E sabe o que é mais engraçado nessa história toda?! Os desequilíbrios causados por tudo isso vão ajudar você a ganhar gordura a longo prazo…Sim!!! Lá na frente, no futuro. Todos vamos envelhecer… É um processo natural da vida. Não agrida seu corpo dessa forma e procure chegar a terceira idade com saúde, alegria e boas experiências de vida.

Mais uma vez repito: não sou contra suplementação. Quando necessária, é útil e pode transformar vidas. Porém, sem orientação ou feita por profissionais da saúde que querem apenas faturar com isso, pode se tornar MUITO perigosa e levas à sérios problemas de saúde, muitas vezes irreversíveis.

Eu adoro ver as pessoas se cuidando, praticando atividade física, se preocupando mais em comer melhor… Este destaque que a área da saúde tem hoje em grandes mídias é simplesmente fantástico! Só devemos tomar muito cuidado com essa coisa de “padrão de beleza” para não enlouquecer. Você não precisa ter o corpo de ninguém para ser um ser humano melhor. Tenha o seu e ame-o. Não há maneira melhor de demonstrar amor por sua saúde do que comendo bem…

Uma comida bem preparada, bonita, bem temperada e com um bom aroma não te fornecerá apenas energia para desempenhar suas tarefas. Uma boa refeição alimenta a alma e acalma a mente… Isso sim previne o câncer e outras doenças: alma leve, mente tranquila e corpo sadio.

Espero que tenham gostado do assunto que tratamos essa semana… Vamos abrir a mente!!!

Qual assunto você gostaria de ver aqui durante a próxima semana? Mande sugestões pelos comentários, em minha página no facebook ou instagram (@giovana.morbi). Espero você!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi ☮ ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.