Como substituir a farinha de trigo na cozinha? #dicarápida

Olá pessoal!

Hoje vou passa uma dica rápida para pessoas que descobriram a doença celíaca ou algum problema em relação ao glúten há pouco tempo e não sabe por onde começar. Além da dica sobre como substituir a farinha de trigo, tem um cardápio fictício só para você ver alguns alimentos que não possuem esse componente. Espero que te ajude!

Dica para quem precisa substituir a farinha de trigo na cozinha

Hoje existem muitos tipos de farinha que podem substituir a de trigo na culinária, cada uma com suas particularidades. A escolha da farinha em uma preparação deve ser feita de acordo com a consistência desejada. Por exemplo: a farinha de arroz possui uma digestão rápida, fácil, o que a torna um bom tipo de farinha para preparação de alimentos para crianças, idosos ou pessoas que possuem desconforto gástrico com alguns tipos de alimentos, porém ela esfarela fácil e absorve umidade, portanto se fizer um bolo ou pão, por exemplo, o ideal seria misturar com a fécula de batata ou mandioca, um tipo de farinha mais densa que dará consistência à preparação.

Agora, pensando em nutrientes temos a farinha de quinua. A quinua é um alimento muito completo. Possui todos os aminoácidos que nosso corpo precisa, porém perde nutrientes ao ser processada. A farinha de linhaça ou a farinha de chia também podem ser alternativas interessantes, pois são ricas em fibras e podem ajudar bastante no controle do apetite.

Veja o cardápio fictício de um dia sem glúten:

Café da manhã

  • Tapioca recheada com queijo minas frescal light + 1 banana picada com um pouco de mel + 1 xícara de café preto.

Lanche da manhã

  • 1 fruta com casca (exemplo: maçã, pera, ameixa) + 2 castanhas do Pará

Almoço

  • Salada de alface com tomate bem picado, pepino ralado e palmito picado temperada com limão, vinagre balsâmico, azeite e sal a gosto (opcional) + 1 filé de peito de frango desfiado e refogado com curry, suco de limão, orégano e molho de tomate + batata assada no forno com a casca, polvilhada com alecrim.

Lanche da tarde

  • 1 copo de vitamina de frutas vermelhas: bater 1 xícara (chá) de morangos, amoras, framboesas congeladas (pode usar as que mais preferir) + 1 copo de leite desnatado + ½ pote de iogurte natural desnatado + um pouco de mel para adoçar + um punhado de biscoitos de polvilho.

Jantar

  • 1 filé de peixe grelhado com molho de limão, ½ laranja, um pedaço pequeno de gengibre e pimenta do reino a gosto + salada de folhas verdes com tomate e cenoura ralada temperada com limão, azeite e sal a gosto + 1 colher de servir de arroz integral.

Ceia

  • 1 fruta

Não é para ninguém seguir isso, até porque só foi para mostrar um exemplo de cardápio sem glúten. Se você não tem intolerância ou alergia ao glúten, não há necessidade nenhuma de retira-lo da alimentação. Aliás, isso não é prudente. Se for necessário essa conduta, faça com orientação.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.