Como obter os melhores nutrientes de 4 alimentos funcionais

Olá pessoal!

A escolha de alimentos integrais sobre suplementos ou produtos frescos em vez de alimentos processados é um dos princípios para uma vida saudável. Mas como você deve cozinhar os alimentos para obter os melhores e maiores benefícios que ele pode lhe oferecer? Legumes crus ou cozidos? O certo é que cada alimento deve ser tratado de uma maneira. Enquanto um te oferecerá um mar de nutrientes fresco, outro pode ser um verdadeiro remédio quando cozido. Assim como os seres humanos têm suas particularidades, os alimentos também são diferentes… Cada um com sua característica, seu cheiro, sua cor e sua melhor forma de consumo. O calor, a água, o armazenamento e a exposição ao ar são fatores ambientais que fazem   os alimentos perderem nutrientes e são fatores que estão constantemente acontecendo em nossa cozinha. Hoje darei dicas para vocês conseguirem o máximo de benefícios que um alimento pode oferecer.

Legumes

como cozinhar

Seu erro: fervê-los ou coloca-los no microondas.

Correção: Cozinhe…lentamente…no vapor!

Por que funciona: quando você cozinha o brócolis, os nutrientes que combatem o câncer são absorvidos com força total. Sulfarofano é o nome do composto vegetal com fortes propriedades anticâncer. É encontrado em grandes quantidades nos vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, couve e rúcula. A enzima mirosinase é necessária para liberar esse composto, mas o calor excessivo pode destruí-la e desta forma, o sulfarofano não é liberado e você não fica protegido contra o câncer. O ideal é cozinhar o brócolis no vapor de 3 a 4 minutos para obter o melhor de suas propriedades que combatem o câncer.

Morangos

como cozinhar 2

Seu erro: corta-los antes de comer.

Correção: consuma inteiro!

Por que funciona: os morangos inteiros apresentam de 8 a 12% a mais de vitamina C do que a fruta cortada, de acordo com um estudo publicado em 2011. Isso porque a vitamina C começa a oxidar rapidamente quando é exposta a luz e ao oxigênio. Para garantir uma boa quantidade de vitamina C, deixe os morangos na geladeira e consuma-os inteiros.

Vinho tinto

Seu erro: deixar a garrafa “respirar”.

Correção: beber o vinho assim que abrir a garrafa.

Por que funciona: quando o vinho tinto é decantado por longos períodos, os ácidos orgânicos e polifenóis começam a quebrar, de acordo com estudos. Deixar a garrafa aberta reduz os benefícios do vinho tinto, entre eles, manter seu coração saudável.

Tomates

como cozinhar 3

Seu erro: come-lo cru.

Correção: aqueça!

Por que funciona: os tomates têm sido associados a redução do acidente vascular cerebral e câncer de próstata em homens. Cozinhar os tomates aumenta significativamente seus níveis de licopeno, tornando-o mais disponível para absorção. Em um estudo recente publicado no The British Journal of Nutrition,  pessoas que consumiam mais tomates crus apresentavam deficiência de licopeno. Cozinhe os tomates no azeite (ao fazer um delicioso molho de tomate caseiro!) para um “impulso nutricional”: o licopeno é lipossolúvel, ou seja, solúvel na gordura… O que significa que você de precisa de gordura em sua dieta para seu corpo absorve-lo da melhor forma. E se tem um tipo de gordura que faz bem e ainda combina muito com o tomate, é o azeite!

Pessoal, essas são algumas dicas de consumo, mas não quer dizer que você deve comer somente o molho de tomate. O interessante é consumir os alimentos de diversas maneiras, para garantir uma variedade de vitaminas e nutrientes e para a dieta não ficar monótona. Comer de forma saudável não é sacrifício nenhum! Ser saudável não quer dizer comer apenas um grelhado e uma salada. Bata um pouco de criatividade, cor e sabor para sua refeição se tornar saudável e saborosa.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.