Como o sono (ou a falta dele) afeta seu peso e saúde

Olá pessoal!

Em minhas dicas nas rádios sempre falo sobre a importância do sono em nossa saúde e até no controle de peso. Muitas pessoas me mandam e-mail dizendo que vivem cansadas e têm essa sensação antes mesmo de levantar da cama pela manhã. Elas se perguntam o que há de errado: será a alimentação, a falta de exercício, as duas coisas? Ou será que seu descanso não está sendo tão proveitoso quanto poderia? Você já parou para prestar atenção em seu sono?

Vivemos uma vida tão intensa e corrida, que dormir demais virou sinônimo de gente preguiçosa. Isso é um conceito MUITO equivocado, pois PRECISAMOS dormir. É comum ouvir: “Durmo apenas 3 horas por noite porque trabalho demais”. Nada contra quem dedica tanto tempo ao trabalho, pelo contrário. Eu mesma sempre me pego trabalhando mais do que deveria, mas preste atenção se isso não está começando a afetar sua saúde.

Muitos fatores podem influenciar a qualidade do seu sono, como o estresse (os problemas muitas vezes deixam nossa cabeça funcionando a mil e impedem o relaxamento total do corpo), os hábitos (muitos simplesmente não conseguem adormecer porque funcionam melhor a noite, e devemos respeitar), mas o fato é que independente das razões que te levem a dormir pouco, você simplesmente PRECISA dormir para se manter saudável, com disposição e com os hormônios sob controle. Esse post te ajudará a compreender o sono e sua importância de uma maneira mais profunda e verá dicas poderosas para colocar seu organismo (e seu sono) de volta nos trilhos. Espero que eu te ajude!

Dormir bem:

✼ Melhora seu humor

✼ Mantém seu apetite estável e seus desejos (fora de hora) sob controle

✼ Te ajuda a manter o peso

✼ Te mantém mais focado (a) e seguro (a) nas tarefas ao longo do dia

✼ Durante o sono, células e tecidos danificados são reparados

✼ Melhora sua memória e desempenho cognitivo

✼ Reduz os riscos de ter um ataque cardíaco

✼ É a hora em que você construirá novos tecidos e músculos

✼ Favorece as defesas naturais do organismo

Caramba! Você imaginou que tudo isso acontece enquanto você dorme?

Eu preciso dormir quanto?

Bom, isso fica difícil responder. O único (ou única) que poderá responder isso com toda propriedade é VOCÊ. A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa com base em alguns fatores como a dieta, estilo de vida, nível de atividade física, etc. Mas a recomendação é a seguinte: quanto menos idade, mais sono você precisa. Adolescentes, por exemplo, precisam de 8 a 9 horas de sono por dia, enquanto crianças de 10 anos precisam de mais que isso.

Agora, não quer dizer que um adulto não possa dormir 9 horas por noite. É altamente benéfico dormir tantas horas seguidas quando você SENTE que seu corpo precisa. Exercícios intensos, estresse, alimentação desequilibrada ou falta de sono são alguns dos fatores que podem te levar a pedir “arrego” e tirar um dia para descansar o corpo e a mente.

Algumas pessoas dizem que precisam de menos horas de sono à medida que envelhecem, mas isso é um equívoco. Mesmo com o passar dos anos, seu corpo ainda precisará de 7 a 9 horas (ou mais) para suprir as necessidades e demandas do seu organismo. Porém, quando falamos do ser humano não existe regra, minha gente! Muitas pessoas ficam ótimas ao dormirem 5 horas por noite e ao dormirem mais que isso ficam indispostas… O importante é conhecer o organismo e respeitar o descanso que ele pede.

E uma boa notícia: cochilos contam também! Se não conseguir dormir tudo durante a noite e madrugada, os cochilos podem entrar na conta das suas “necessidades totais” de sono por dia. Por isso em alguns países existe a cultura da “siesta” ou “sesta”, o famoso “cochilinho” depois do almoço, para que todos recarreguem as baterias e rendam mais no trabalho durante a tarde. Você não coloca o celular para carregar? Então, teu corpo também precisa!

Falando em celular, está aí uma coisa que atrapalha o sono da galera. A luz do celular (e de outros aparelhos como a televisão), impede a produção do hormônio que faz a gente pegar no sono. E quem nunca ficou “ligado” nas redes sociais até tarde, né? Por isso, tente estabelecer um horário para literalmente se desligar do mundo e ficar off-line de verdade! Você verá que isso certamente vai te ajudar a ir para cama mais cedo.

E o que o meu sono tem a ver com meu peso?

Pois é, muitos estudos mostram que a duração e a qualidade do sono podem influenciar o peso. Como? Durante o sono alguns hormônios são regulados. Entre eles estão a grelina e a leptina. Para resumir de uma forma fácil: a leptina, responsável pela saciedade, fica mais baixa em pessoas que dormem pouco, enquanto a grelina – responsável pela fome – fica mais alta. Ou seja, a receitinha de bolo básica para o aumento de peso.

A falta de atividade física também prejudica o sono. PRECISAMOS liberar energia. O corpo foi feito para se movimentar… Você precisa se mexer! Quem se exercita dorme com mais facilidade porque o corpo PEDE cama, PEDE descanso. Se você anda com dificuldade para dormir, repare se não está sedentário (a). Tente fazer uma caminhada, trocar o elevador pelas escadas, enfim, tire meia hora do seu dia para movimentar-se, liberar energia e hormônios que te darão aquela sensação maravilhosa de felicidade e bem-estar. Isso vai sua memória, raciocínio, vai aumentar sua autoestima,confiança e… Seu SONO! Quem se exercita dorme melhor, e isso é fato!

Sono ruim, escolhas ruins

Fadiga, cansaço e vontade de comer andam de mãos dadas. A privação de sono realmente te leva a “gula”. Quem dorme pouco porque trabalha demais, também esquece de comer… Com fome, fica mais irritado, estressado. Chega em casa, não quer saber de nada! Come o que tiver pela frente e certamente procura por alimentos altamente calóricos, afinal o corpo está implorando por açúcar, por energia! Suas reservas estão esgotadas, afinal pensar demais também gasta uma energia danada e você trabalhou o dia todo…

Se você estivesse pensando de forma clara, talvez faria uma escolha mais consciente, pensando em sua saúde. Mas você acha que merece comer algo gostoso e calórico… Seu corpo PEDE calorias. E concordo totalmente com isso: você realmente MERECE uma bela refeição e boas calorias! Uma boa comida é muito reconfortante depois de um dia intenso, mas pare, pense e priorize a qualidade do que você vai comer… Dê um carinho para o seu corpo: opte por alimentos frescos, saborosos, cheirosos! E olha, não é tão difícil quanto parece… Você só precisa de um pouco de organização!

Deixe sempre verduras e frutas lavadas e picadas, prontas para o consumo. Tenha frango desfiado na geladeira, atum na dispensa ou ovos, sempre “coringas” na hora da preguiça. Planejar suas refeições e ter alternativas práticas a disposição são medidas que te ajudarão a comer melhor, mesmo com preguiça!

Agora anote aí alguns alimentos que podem ajudar a dar uma relaxada e ter uma noite de sono tranquila:

✎ Na hora do jantar, faça uma salada de alface! A alface possui um leve efeito sedativo que ajuda seu corpo a relaxar.

✎ Faça um jantar leve, que não prejudique a sua digestão. Carne vermelha ou massas são exemplos de alimentos que podem prejudicar o seu sono. Prefira carnes magras como peixe e frango ou ovos e acrescente grãos integrais como o arroz, por exemplo, rico em nutrientes que vão te ajudar a relaxar para uma boa noite de sono.

✎ Tome seu último café, chá verde ou qualquer bebida estimulante até as 17 horas. Pessoas sensíveis à cafeína podem ter o sono prejudicado se consumirem este componente depois deste horário. O mesmo vale para o chocolate, certo? Preste atenção em como seu organismo reage a determinados alimentos!

✎ Em sua última refeição do dia, tente um copo de suco de maracujá. Se quiser experimentar, faça um chá de erva-doce ou erva cidreira a parte e depois de esfriar, acrescente o chá ao suco para aumentar seu efeito terapêutico. Para finalizar, adoce com mel.

✎ Uma banana ao forno ou aquecida por 30 segundos no microondas com canela polvilhada OU uma porção de cerejas podem ser opções de sobremesa interessantes para quem deseja uma noite relaxante.

✎ Tomar um copo de leite de vaca ou leite de amêndoas morno com um pouco de mel também pode ajudar seu organismo a relaxar. Se acrescentar um pouco de canela, além de ficar delicioso vai aumentar a temperatura do seu organismo, o que vai te ajudar a “pegar no sono”.

Leite com mel… Delícia!

Bom, depois de tudo isso acho que hoje você vai se preparar para ter uma BOA noite de sono, não é? Assim você ficará com muita energia para fazer esta semana render bastante!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.