Como levar a vida e sua alimetação com equilíbrio

Olá pessoal!

Depois de um feriado seguido de final de semana (e outro feriado chegando!) é comum ver as pessoas enlouquecidas, fazendo dietas malucas na segunda-feira para ficar com a consciência mais leve depois dos exageros cometidos. O que as pessoas ainda não entenderam é que esse não é um bom caminho. A palavra que resume uma vida saudável e livre de privações é… EQUILÍBRIO. A palavra “dieta” não significa privaçãoDieta é o modo como você se alimenta. Sua dieta pode ser rica em carboidratos simples (pães, doces, açúcar refinado, farinha branca, etc.), mas ainda assim é uma dieta. Seguir um plano alimentar saudável é uma dieta também.

Se alimentar de forma equilibrada é diferente de ficar bitolado em tudo que é saudável. A “neura” com alimentação saudável tem nome: ortorexia, e é considerada um distúrbio alimentar. Quando falo em equilíbrio, quero dizer que você pode comer sim alimentos um pouco mais calóricos ou gordurosos de vez em quando. Mas isso deve ser uma exceção e não sua regra. Aliás, quando você fica um tempo sem comer “besteiras” , vai a uma festa e se permite comer um pedaço de bolo, sente um prazer muito maior em fazer isso. Agora, se você come o bolo todos os dias o prazer não é o mesmo, concordam?

Hoje darei algumas dicas de como levar a vida em equilíbrio, sem neuras… Numa relax, numa tranquila, numa boa… Como dizia Tim Maia.

Em sua dieta

Álcool

Muitos estudos indicam que um pouco de álcool pode até ajudar a proteger seu coração e  reduzir o risco de diabetes tipo 2. Outras pesquisas não atribuem o feito ao álcool, e sim ao resveratrol, o poderoso antioxidante do vinho tinto. Uma descoberta recente mostrou que adultos mais velhos que bebem álcool moderadamente, porém com frequência, vivem mais do que os que não bebem durante a semana e se jogam na bebida no final de semana. A verdade é que não há razão para se sentir culpado(a) por beber um pouco de vez em quando. Isso se você já não teve câncer de mama (alô alô mulherada!). Um novo estudo mostrou que mesmo o consumo moderado de álcool está associado a 30% de recorrência da doença.

O meio-termo: a recomendação é de um copo por dia para mulheres e dois para os homens. Uma latinha de cerveja parece aumentar o HDL (colesterol bom), segundo pesquisas. Mas leiam bem: UMA latinha. Mais que isso o efeito é o contrário. Prefere vinho: uma taça no final do dia tem ótimos efeitos para saúde. Mais que isso, efeito contrário novamente. E não, você não deve exagerar no final de semana. Melhor beber um pouquinho todos os dias, do que virar uma garrafa no sábado.

Peixes

São boas fontes de proteínas e os peixes “gordos”, como salmão, sardinha e atum, por exemplo, contêm ácidos graxos ômega-3 que oferecer diversos benefícios a saúde, incluindo um menor risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, além de dar uma ajudinha para o seu sistema imunológico. Porém o que não está claro ainda é: como comer peixe com segurança? Aliás, como comer com segurança hoje em dia aqui no Brasil? Está cada dia mais difícil… Ou não tem qualidade nenhuma ou tem qualidade, mas o preço é exorbitante. Prefiro pensar que estou investindo em minha saúde para não ficar chateada com as compras em feiras e mercados. Mas é um investimento que me dá retorno, pois minha saúde é ótima e tenho muita disposição. Me sinto bem todos os dias e isso para mim é a verdadeira felicidade. Você tem que analisar o que te traz mais felicidade. Os peixes que consumimos são contaminados por mercúrio e outras substâncias tóxicas que em excesso, podem danificar o cérebro, os rins e os pulmões. E é muito fácil ter níveis altos desses produtos no sangue, viu? Vocês já se perguntaram por que o incidência de câncer aumentou tanto nos últimos anos? Já pensou a quantidade de agrotóxicos e toxinas que consumimos diariamente? Acha coincidência? Não é! É a realidade! E saiba que os produtores dos agrotóxicos são os mesmos que produzem os remédios que você vai tomar. Tudo em busca de lucro! Não estamos vivendo… Estamos sobrevivendo… E o corpo reclama, o corpo padece.

Meio-termo: coma pelo menos 3 porções de peixes por semana, mas preste atenção do produto que está comprando. Pergunte a procedência, a quanto tempo está exposto… Você é o consumidor e tem direito de saber o que está consumindo.

Sódio

Acho engraçado quando vejo uma pessoa falando: “não coma polenguinho light, peito de peru… Tem sódio, tem isso e tem aquilo”. Meus amores, se você consome 1 kg de alface cheio de agrotóxico, um polenguinho light dentro de uma dieta balanceada não fará mal algum, ok? O sódio é extremamente necessário para uma série de funções do organismo: controla os fluídos do seu corpo e ajuda a regular seu coração e metabolismo. Falta de sódio na alimentação pode causar câimbras musculares, fadiga, náuseas e problemas cognitivos. Seu corpo precisa se esforçar em dobro para o coração trabalhar. Ele é encontrado em quase todos os alimentos processador e mesmo em alimentos doces e em excesso sim, te prejudica. Por isso digo que quanto menos “pacotinhos” você abrir por dia, melhor para sua saúde, porque tudo que vem em “pacotinho”, “caixinha”, tem sódio. E por que???? Para aumentar o tempo de prateleira, afinal o sódio conserva por muito tempo um alimento.

Meio termo: qual a recomendação de sódio por dia? 2.400 mg ou 2,4 gramas de sódio. Vai lá ver quanto tem de sódio em um pacote de miojo! Creio que uns 900 mg de sódio no mínimo. Ou seja, quase metade da recomendação em uma refeição. Não acha muito? Excesso de sódio causa hipertensão, que pode levar a um ataque do coração. A primeira coisa que você deve fazer é reduzir o consumo de alimentos processados. Depois, você deve retirar o saleiro da mesa. Quer sabor na comida sem exagerar no sal? Tente temperos como orégano, manjericão, coentro, cominho, alecrim e dê sabor a sua comida sem culpa!

Cafeína

Estudos associam o consumo moderado de cafeína com a diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2 e melhorar as defesas do organismo contra o câncer de endométrio e possivelmente contra o Alzheimer. Além disso, por ser rica em antioxidantes, a cafeína é associada a redução do risco de acidente vascular encefálico. Uma pesquisa publicada no Journal os Investigative Dermatology mostrou que a cafeína pode proteger a pele dos danos provocados pelo sol. No entanto, outros relatos sugerem que o excesso pode causar cistos mamários, enxaquecas, e… Adivinha! Problemas no sono.

Meio-termo: para a maioria, 200 a 300 mg de café por dia, cerca de duas xícaras, é suficiente.

Açúcar

Açúcar é algo que eu não recomendo de forma alguma. Obviamente, como disse ali na introdução da matéria, uma vez ou outra ok… Não vai te prejudicar. Mas diariamente é um veneno! E é droga! Age nos mesmos mecanismos cerebrais da cocaína. O açúcar refinado é um alimento com  muitas calorias e nada de nutrientes. Ou seja, muito para nada.

O meio-termo: segundo as novas diretrizes da American Heart Association, mulheres não devem consumir mais de 100 calorias de açúcar adicionado por dia ou 6 colheres de chá por dia (isto é, além do açúcar encontrado naturalmente em alimentos integrais, como frutas e laticínios). Ainda acho muito 6 colheres de chá por dia, mas para quem come mais do que isso, é uma boa meta para começar a reduzir. Verifique sempre os rótulos dos alimentos para ver o que está consumindo, pois em muitos produtos que você nem imagina, o açúcar está presente.

Para encontrar equilíbrio em sua vida:

1) Fique menos ligado no celular e leia um livro;

2) Fique menos tempo na televisão e leia um livro;

3) Fique menos tempo na internet e leia um livro;

Garanto que reduzindo o tempo que você fica nessas 3 coisas, seu dia renderá muito mais e aquela famosa desculpa “Não faço porque não tenho tempo” vai desaparecer!

4) Faça atividade física não apenas pela estética! Faça pela sua mente… Sua mente precisa descansar! Não precisa ficar horas na academia… Não precisa ultrapassar seus limites… Faça por sua saúde física e mental! Sua saúde agradece.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.